Avança o debate sobre novas regras para instalação de radares
Integrantes do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, debateram na última semana propostas para a criação de novas regras para a instalação de radares em rodovias federais. Minutas de uma resolução com novas normas foram discutidas em duas câmaras temáticas do conselho. Os representantes dos dois colegiados apresentaram sugestões e, agora, o Departamento Nacional de...
Integrantes do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, debateram na última semana propostas para a criação de novas regras para a instalação de radares em rodovias federais. Minutas de uma resolução com novas normas foram discutidas em duas câmaras temáticas do conselho.
Os representantes dos dois colegiados apresentaram sugestões e, agora, o Departamento Nacional de Trânsito, vinculado ao Ministério da Infraestrutura, vai consolidar o texto. Depois de finalizado, o projeto será submetido ao Contran para aprovação.
Em agosto do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro anunciou o fim da fiscalização com radares móveis em todo o Brasil e proibiu a Polícia Rodoviária Federal de multar motoristas usando aparelhos portáteis. Na mesma data, determinou ainda que fosse realizado um estudo amplo de reavaliação de todo o sistema de fiscalização eletrônica do país, com prazo de conclusão de 180 dias.
Com o fim da data estimada para conclusão dos trabalhos, o Ministério da Infraestrutura levou o tema para debates no Contran. Mas, segundo a pasta, ainda não há data definida para a apresentação da minuta de alteração da legislação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-03-09 00:18:52Ou seja, a CORRUPÇÃO afeta o LIMITE MÁXIMO DE VELOCIDADE em DUAS FRENTES: CONDIÇÃO VIÁRIA e RENDA INSUFICIENTE para comprar VEÍCULOS com TECNOLOGIA DE PONTA.
Uira
2020-03-09 00:17:52FREIOS MAIS EFICIENTES e CONTROLE DE ESTABILIDADE parcialmente permitiriam uma MENOR TEMPO DE RESPOSTA do carro aos EXCESSOS DO MOTORISTA. Isto não estaria na ALÇADA do CONTRAN, mas é uma OPORTUNIDADE PERFEITA para se JOGAR LENHA NA FOGUEIRA e fazerem as pessoas se perguntarem pq, além de serem CAROS, os VEÍCULOS fabricados no Brasil vem com TECNOLOGIA DE SEGUNDA MÃO EMBARCADA quando COMPARADOS aos VEÍCULOS disponíveis para os CONSUMIDORES dos países de PRIMEIRO MUNDO.
Uira
2020-03-09 00:13:42Portanto, não há uma CORRELAÇÃO, em virtude de o Brasil ser um país ATRASADO e CORRUPTO, a VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA nas RODOVIAS é MENOR do que em PAÍSES DESENVOLVIDOS, mas MORREM mais MOTORISTAS no TRÂNSITO BRASILEIRO do que nos países com VELOCIDADE MAIOR. Em parte há a FALTA DE RESPEITO dos MOTORISTAS BRASILEIROS às REGRAS DE TRÂNSITO, mas tb há um DESCOMPASSO do país em RELAÇÃO ao que a TECNOLOGIA permite. Muitos dos ACIDENTES são devido à IMPERÍCIA, mas tb à TECNOLOGIA DEFASADA.
Uira
2020-03-09 00:08:10Pois, tirando o MOTORISTA, os OUTROS DOIS FATORES PRINCIPAIS seriam: a SEGURANÇA DAS VIAS e DOS VEÍCULOS. As VIAS não precisa nem dizer, são COMPATÍVEIS com o NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO do país e os CARROS são COMPATÍVEIS com o NÍVEL DE RENDA do país. Qual é a IDADE MÉDIA dos VEÍCULOS BRASILEIROS e em PAÍSES DESENVOLVIDOS? Quais são as ESPECIFICAÇÕES em TERMOS DE SEGURANÇA e ESTABILIDADE: FREIOS ABS, DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS DE ESTABILIDADE, CONTROLE DE TRAÇÃO?
Uira
2020-03-09 00:00:22Tirando a DESCONFIANÇA do CIDADÃO quanto à LISURA dos PROCESSO no país, o que INCLUI os DETRANS e tudo ligado ao TRÂNSITO, RADAR e MULTA NUNCA são DEMAIS. Quem QUEBRA A LEI e o LIMITE DE VELOCIDADE deveria RESPONDER pela TRANSGRESSÃO. No entanto, pq não se pode DISCUTIR a QUESTÃO DO LIMITE DE VELOCIDADE. Quais são os LIMITES DE VELOCIDADE ao REDOR DO MUNDO? O LIMITE MÁXIMO DE VELOCIDADE no Brasil não REFLETE o ATRASO e SUBDESENVOLVIMENTO do país?
Uira
2020-03-08 23:44:40Pq a PROPORÇÃO DE RADARES parece INVERSA à QUALIDADE DAS VIAS e VELOCIDADES PERMITIDAS? O que é feito com o DINHEIRO DAS MULTAS? Não há CORRUPÇÃO na ARRECADAÇÃO? Estamos no Brasil, será que a AFERIÇÃO DOS RADARES é CONFIÁVEL? Pq a VELOCIDADE MÁXIMA em DETERMINADAS RODOVIAS não poderia ser de 140 KM/h? Se não há RODOVIAS ADEQUADAS para este LIMITE, de quem é a RESPONSABILIDADE, dos MOTORISTAS ou do ESTADO que não PROPORCIONA VIAS que PERMITAM um LIMITE DE VELOCIDADE MAIOR?
Silvério
2020-02-17 12:34:42Proponho uma norma autorizando todo motorista a multar policiais que desrespeitam as regras de trânsito (param em locais providos, avançam sinal, ultrapassam em faixa contínua, achavam civis, pintam e bordam no trânsito). Depois, autorizar somente em rodovias bem sinalizadas, com piso sem buracos, e sem curvas assassinas. Então, que venham os radares.
Auto
2020-02-17 10:43:13Proponho uma campanha aonde todos os motoristas sejam fiscais de trânsito. Ao detectar algum motorista dirigindo fora das normas do trânsito comunicasse o fato para algum algum agente de trânsito através de um número fácil de telefone. Na sequência, com o acúmulo de informações sobre o procedimento deste condutor a Polícia Rodoviária o intercepta em determinado ponto e pratica o que for necessário para as delações ocorridas. Isto é apenas um resumo do que imagino que funcionaria muito bem.
Milton
2020-02-17 10:00:01Crusoé deveria investigar os Fake-assinantes pagos pra ficar o dia inteiro torrando a paciência aqui!!!
Edmundo
2020-02-17 09:03:25Vamos ver sai algo que preste e nada lessar o cidadão e sim educar.