De transferências bancárias a mais de 730 mensagens: a relação de Vermelho e Chiclete
As investigações da Operação Spoofing revelaram que o hacker Walter Delgatti Neto, conhecido como Vermelho e um dos responsáveis pelo roubo de mensagens de Telegram de autoridades, mantinha um contato frequente com o programador de Brasília Thiago Eliezer Santos, o Chiclete (foto). Como revelou Crusoé, Chiclete, preso na segunda fase da Operação Spoofing, é suspeito de...
As investigações da Operação Spoofing revelaram que o hacker Walter Delgatti Neto, conhecido como Vermelho e um dos responsáveis pelo roubo de mensagens de Telegram de autoridades, mantinha um contato frequente com o programador de Brasília Thiago Eliezer Santos, o Chiclete (foto). Como revelou Crusoé, Chiclete, preso na segunda fase da Operação Spoofing, é suspeito de ser o mentor do hacker de Araraquara.
Crusoé teve acesso a documentos da investigação que mostram que, além de uma transação envolvendo uma Land Rover que Vermelho buscou em Brasília, o hacker de Araraquara fez 14 transferências bancárias para o programador do Distritro Federal. Os dois ainda teriam trocado 737 mensagens pelo Telegram. Em parte delas, trataram da tentativa de invadir o celular do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Em algumas das conversas, Delgatti chama o programador de Crash, apelido que os investigadores já suspeitavam ser uma referência a Chiclete, como também mostrou Crusoé.
"Em meio a essas mensagens, foram encontrados indícios de fraudes bancárias e notícias sobre o cenário político do país", afirma o procurador da República Wellington Oliveira, em manifestação sobre o caso encaminhada à Justiça Federal.
Vermelho também fez diversas ligações para Chiclete e mantinha em seu computador uma pasta em nome de “Crash” e outra em nome de “Molição”, uma referência a Luiz Henrique Molição, o outro detido na segunda etapa da Operação Spoofing. Nas pastas estavam salvos arquivos com o conteúdo das conversas de Telegram do coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.
Somado a isso, chamou a atenção da PF o depoimento de Delgatti em que ele disse que teria adquirido a Land Rover de Chiclete por 60 mil reais. Os investigadores pediram a apreensão do veículo para apurar se não teria havido lavagem de dinheiro na transação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uirá
2019-09-26 20:19:37Se não há coincidências e está tudo conectado, então toda a rede de corrupção agiu para se imiscuir em todos os atos de sabotagem e crime. As informações disponíveis indicam que há conexão entre as ações de invasão e escritórios de advocacia envolvidos em toda a corrupção que impera no país. São as evidências que devem mostrar isto, mas o que foi revelado até agora parece ser só a ponta de um iceberg.
Uirá
2019-09-26 20:12:51A fisiologia e a corrupção são instrumentos não só de um indivíduo ganancioso, mas de um incapaz, pois se vc é capaz de obter aquilo que vc deseja por seus próprios meios sem violar nenhuma lei, então pq vc irá se corromper? Ou talvez vc até seja capaz, mas está sempre desejando mais do que pode ter ou precisa? Seguindo esta lógica, havia mais gente disposta a se engajar nas invasões de celulares e nas ações alopradas perpetradas pelos hackers, por Verdevaldo e o resto da rede de corrupção.
Uirá
2019-09-26 20:09:21Não é razoável que fosse só Chiclete ou Crash, Vermelho e o resto de sua gangue, havia mais gente gananciosa disposta a fazer o que eles fizeram. A capacidade de Lula e dos seus em sustentar por tanto tempo uma distopia com base em elementos tão frágeis demonstra que há muito mais gente incapaz de pensar racionalmente nos riscos existentes e disposta a cometer qq crime em nome de um "ideal" maior e uma recompensa insignificante diante do preço pessoal a se pagar se tudo falhar.
Uirá
2019-09-26 20:05:05Se Crash fornecia "serviços" para um teia de corrupção, pq outros como ele não poderiam tb ter sido acionados e empregados? Quanto maior a cegueira ideológica e a sensação de impunidade, menos as pessoas pensam nos riscos e mais são seduzidas pela recompensa fácil e cobiçada. A inveja, a cobiça, a ganância, a crueldade, a falta de empatia, mesmo que em níveis e combinações diferentes, são necessárias para que a corrupção encontre terreno fértil.
Uirá
2019-09-26 19:57:00As autoridades estão mais preocupadas com os crimes de "maior" potencial ofensivo que ameacem a integridade física, o patrimônio e a vida, deixando os cibercrimes em segundo plano. Pq investigar um indivíduo que comete pequenos crimes na internet se tem um monte de assassinos e CORRUPTOS soltos, não faz sentido. Se há uma teia por trás de Verdevaldo e dos blogs sujos petistas, pq aqueles que a integram não podem ter sido acionados?
Uirá
2019-09-26 19:41:55Por mais habilidoso que seja um programador e por maior que seja a rede criminosa, o mundo virtual é praticamente um convite à auto-incriminação. Há uma infinidade de portas e brechas que podem ser exploradas, todas dando a falsa ilusão de que se está anônimo e longe dos holofotes. Tal como a criminalidade no Brasil, a internet é um ambiente propício para a prática de crimes exatamente pq estes são relevados e considerados "menos" importantes.
Uirá
2019-09-26 19:38:46Um dos pilares da estratégia petista de dominação e hegemonia consistia em criar e financiar blogs sujos. Uma coisa são todos os "jornalistas" e contribuidores destes sites, outra são os responsáveis pro colocá-los de pé e manter em funcionamento. Seria necessário que se tivesse um time de gente com um mínimo de conhecimento em programação, em uso e manipulação das redes sociais. Dado o componente ideológico, toda esta equipe de suporte teria vínculos ideológicos.
Uirá
2019-09-26 19:35:38Além do mais, outra coisa que qq criminoso razoavelmente escolado deveria fazer é criar camadas de separação entre o topo da hierarquia e a base (apesar de que as msgs de Verdevaldo já violam isto, se ele se considerar um tipo de "escolhido", então tenderia a não tomar cuidado pq acha que está cumprindo alguma espécie de "missão" superior). Se Chiclete movimentou milhões, de onde este dinheiro veio e para onde ele fluiu?
Uirá
2019-09-26 19:31:01Pela natureza amadora do processo de invasão de celulares, este parecia ser altamente lento, o que implica que demandava gente para executar todas as tarefas indo desde a invasão dos celulares até a publicação das msgs. Uma das táticas de terroristas e guerrilheiros é criar células que não tem contato umas com as outras e que operam de forma relativamente autônoma e independente, para que se uma delas for desmantelada, as ações não sejam prejudicadas.
Uirá
2019-09-26 19:24:13Tudo o que foi apresentado até agora aponta para uma rede muito maior. Se Chiclete ou crash era atuante no submundo da internet, então não é razoável supor que ele estivesse sozinho. Se Verdevaldo está por trás dele e de Vermelho, então não é razoável se supor que sejam só eles, há mais gente, inclusive com mais habilidade. Verdevaldo se acha um gênio incompreendido da humanidade. Portanto, tudo o que ele faz é ouro puro e não há como dar água.