Agência Brasil

Damares quer creche pública para idosos no Brasil

18.06.19 07:01

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (foto), quer criar creches públicas para idosos no Brasil. A ideia foi apresentada por ela ao presidente Jair Bolsonaro durante reunião no Palácio do Planalto nesta segunda-feira, 17. O local se chamaria “Casa Dia”.

“Assim como a família sai de manhã e deixa a criança na creche, a família sai e deixa seu idoso na Casa Dia para ele passar o dia lá, se alimentar, ter atividade, se movimentar, fisioterapia, brincar e já voltar para casa no final da tarde já tomado banho, alimentado”, explicou Damares a Crusoé.

A ministra afirmou que o projeto ainda está em elaboração e foi bem recebido por Bolsonaro. Ela defende que a creche pública para idosos se torne uma política de governo. “É uma política pública para gerações e para futuros governos. O governo Bolsonaro daria o pontapé inicial”, disse.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A idéia é excelente e muito necessária, apresentei essa proposta no INAMPS na época do Sarney, mas com idosos interagindo com as crianças da creche integrada, contando histórias ou ensinando algo, por exemplo, ou cooperando com as tarefas.

  2. COMENTÁRIO DIRIGIDO AO RESPONSÁVEIS PELO SITE CRUSOÉ: Como estou acessando/lendo pela 1a.vez sugiro que ao clicar "leia mais" não se volte a apresentar a 1a.notícia, se não teremos que ficar pulando todas, até a notícia seguinte aquela que interessou 9 (LEIA MAIS).

  3. Desculpem-me. Qual casa de pobre ou classe média baixa não tem um idoso em condição precária? Apoio a iniciativa desde que não falte creche para nenhuma criança no Brasil. No governo militar decidiu-se alfabetizar velhos; no Chile, investir creche para crianças. Preciso desenhar?

  4. Um dos mitos sobre a educação que tem que ser combatido é o de que pessoas velhas não tem capacidade de aprender. Não só é preciso destruir o mito, como se aprender a ensinar pessoas em idade avançada, mas que não perderam suas capacidades cognitivas. Hj vemos a juventude ganhando a vida no YouTube, pq idosos não podem fazer isto, se fossem ensinados a mexer em um celular, na plataforma, a monetizar os vídeos? É só um exemplo, educação não é só pra jovens.

  5. Ao inves de criar creches publicas o governo poderia incentivar a iniciativa privada na area da construcao a criar condominios de casas para idosos como aqui nos EUA os chamados "Century Villages" com todas as condicoes de sobrevivencias para os idosos com areas de Lazer atendimento medico condicoes de locomocoes adequadas para o ambiente . Melhor que asilos , creches e outras acomodacoes que mais parecem uma prisao do que acomodacoes decentes com liberdades aos nossos antepassados.

    1. Nada serve quando é Bolsonaro que faz, não é mesmo?

  6. Parabéns Ministra!!! Sugiro que a gratuidade deva ser somente para os comprovadamente carentes. Por que??? Se essas instituições funcionarem legal mesmo, a família dos abastados dispensarão os cuidadores, ficarão com os recursos dos idosos e os colocarão nessas instituições, vindo a faltar recursos públicos para manutenção das mesmas. Daí vira tudo um SUS, onde os privilegiados conseguem tudo e os humildes ficam no corredor ou aguardando anos em uma fila... Quem viver verá...

  7. Isso já existe, chama Centro Dia para Idosos e é da pasta da Assistência Social. A ministra e a reportagem da Crusoé deveriam saber ou, no mínimo, procurar saber.

  8. Parabéns, Ministra! Temos acompanhado seu brilhante trabalho! Os idosos sempre foram esquecidos nos programas de governo, bom que isso esteja mudando pra melhor!

  9. Pedro Amaro Ramos Machado Para complementar o meu comentário feito há alguns minutos, sugiro o nome de " Casa do Idoso", fazendo-nos lembrar de alguém que já deu a sua contribuição para com seu País e Sociedade.

  10. Esse projeto tem que ser implementado JÁ! Ótima iniciativa, e ainda vai gerar economia em tratamentos médicos, pois as pessoas vão ser mais bem assistidas.

  11. Maravilha! Já existe particular, muito caro! O idoso precisa, também, do convívio com outros idosos!! Minha mãe, tinha 90 anos , e antes... passou por creche de idoso em FLORIANÓPOLIS, adorava!! Bela iniciativa!! 🇧🇷🇧🇷👏👏👏👏👏

  12. Nossa como eu gosto dela!Ela vai direto nos problemas reais.Esta é uma necessidade no Brasil atual. Manter cuidadores em casa é de valor proibitivo .Acertou mais esta ministra!

  13. Pedro Amaro R. Machado Alguém da Crusoé pode me informar porque meus comentários não são publicados? caso não haja motivos, já fica aqui o meu pedido de cancelamento de assinatura.

  14. Pedro Amaro Ramos Machado Muito importante! Nossos velhinhos, na sua grande maioria, ficam abandonados na própria família ou no vizinho, pelas dificuldades que seus parentes têm em dar a atenção devida, de acordo com suas necessidades.

  15. Parabéns Ministra Damares ,sou medico da família e enfrentamos muitos casos de idosos morando sozinho s duranteb o dia.Que este projeto seja bem recebido e aprovado pela Camara e Congresso.

  16. Acho uma iniciativa excelente! Bem mais adequado do que o nada que se apresenta na realidade . Diante do tão falado envelhecimento da população precisamos de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida nessa fase! Vimos até então iniciativas que pouco adiantam tipo pagar meia no cinema, vaga de idoso, atendimento prioritário etc e tal! Isto não é política pública! Só discordo do termo brincar nessa manchete! Criança brinca adulto já brincou!!

  17. Ate que enfim estão pensando nos mais velhos. Crianças e velhos precisam de creches, principalmente agora que a força de trabalho e mais feminina desde o começo da crise. E só tirar auxílios dos deputados e senadores que sobra dinheiro para as necessidades reais do povo brasileiro.

  18. Qdo somos assistidos pelo Poder Público temos a certeza q estamos sendo olhados com carinho,pois já contribuímos para nosso País. Parabéns a pessoas q além de profissionais,possuem caracter e compaixão ao semelhante.Obrigado em nome dos necessitados.

  19. Maravilha. Super importante. Muitas pessoas ou não trabalham ou deixam seus idosos sem nenhuma estrutura para poderem trabalhar.

  20. Acho ótimo a iniciativa "A Casa Dia" entrará para a história como uma das maiores iniciativas de governo, eu que tenho 74 anos sou candidato e irei sozinho> nas pequenas cidades será um sucesso extraordinário e será garantia de muitos votos....

  21. O projeto Casa Dia, existe em algumas cidades do Estado de São Paulo. A iniciativa é boa, disponibilizando atividades, refeições de baixo custo e interação social.

  22. População envelhecendo, vamos invertendo a estatística : mais idosos que recém nascidos. Casa dia é uma excelente ideia. Justiça social é isso e não os projetos espalhafatosos da esquerda que começam e acabam no palanque

  23. Amei a idéia. Temos que ficar na geriatria. Temos que estimular e atender melhor idosos. Centros dia com apoio para os familiares poderem trabalhar sem abdicar da responsabilidade de zelar por aqueles que os ajudaram na sua formação e desenvolvimento.

  24. Aproveita Damares e manda fiscalizar o cumprimento da lei que prioriza atendimento a idosos porque não está sendo respeitado em muitos lugares, incluindo clínicas e hospitais.

  25. Achei uma ótima idéia. Eu sempre falo que os programas sociais deveriam se concentrar apenas nas crianças, idosos e deficientes.

    1. Sim, Alba, é preciso pensar em meios para que as pessoas que precisam tenham acesso, mas não impedir que exista o serviço. Algum tipo de passe, se for necessário, e um critério de baixa renda para ter acesso. Alem disso, quem tem dinheiro para pagar acompanhante não vai deixar de pagar para usar serviço público. E se quiser, poderá haver um "pente fino" para ver quem realmente precisa

    2. Uma boa idéia.Mas os que realmente mais precisam,não tem condições de pegar 1 ou 2 transportes públicos pela manhã e a noite por incapacidade motora.As famílias que podem levar de carro familiar ou táxi, paguem acompanhantes.O Poder Público é pra os desassistidos.

    1. Você está corretíssima, TAT. Todos nós temos o direito da crítica, de gostar ou não de um determinado político, de um grupo, de um ministro, e postar nossas opiniões, etc. Aliás, aprendi a gostar do JOSÉ e aceitar as opiniões dele, concordando ou não. Estamos no mesmo barco. 👏👏👏👏👏👏👏

    2. vocês são defensores da democracia? democracia sem o direito de pensar diferente não é democracia!

  26. Parabéns ministra Damaris. Parabéns ao nosso presidente BOLSONARO, por tê-la convocado para seu governo. Cada dia que passa somos surpreendidos por ações geniais em benefício do povo. Infelizmente existe ainda uma falta de consciência de grande maioria dos esquerdistas que insistem em atrapalhar a melhoria de nosso país.

    1. Deveriam arrancar o "piercing" dos únicos neurônios que possuem, o "tico" e o "teco".

Mais notícias
Assine agora
TOPO