Cultura hostil a investimento atrapalha economia, diz Guedes
No início da audiência na Comissão de Tributação e Finanças na tarde desta terça-feira, 4, o ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), afirmou que o Brasil tem uma "cultura hostil" a investimentos e negócios, o que atrapalha a retomada do desenvolvimento econômico. O ministro fez referência à desistência da Lyondell em comprar a Braskem, braço petroquímico...

No início da audiência na Comissão de Tributação e Finanças na tarde desta terça-feira, 4, o ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), afirmou que o Brasil tem uma "cultura hostil" a investimentos e negócios, o que atrapalha a retomada do desenvolvimento econômico.
O ministro fez referência à desistência da Lyondell em comprar a Braskem, braço petroquímico do grupo Odebrecht, e à decisão judicial que impediu a venda da empresa de gasodutos TAG da Petrobras. Ele não citou especificamente a liminar do ministro do Supremo Tribunal Edson Fachin ou o nome da subsidiária da petroleira, mas mencionou a decisão como um exemplo de medida que afasta investidores do Brasil.
Guedes alertou que é preciso abrir a exploração de petróleo no Brasil a outras empresas além da Petrobras, para aproveitar os recursos de royalties e de outros tributos em necessidades urgentes do país, antes que novas fontes de energia sejam empregadas em maior escala e reduzam o seu valor. "Temos de transformar o petróleo em educação, antes que ele se torne de novo o que já foi: apenas um fóssil", resumiu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Fernanda
2019-06-05 05:02:47Está correto o pensamento do Ministro / o petróleo está perdendo importância. Novas alternativas de energias estão crescendo em uma velocidade impressionante.
Luis
2019-06-04 23:58:06Um câncer que tem se espalhado no Brasil são os bancos que muitas vezes não deixam o Brasil crescer.
Rogério Goncalves
2019-06-04 19:42:12Pensar nos novos tempos que devemos quebrar os de uma máquina corrupta. Viciada. Pesada que escorcha o estado e o povo. Para os amantes da mamadeira são contra a corrente liberal. ainda pensam " que supostamente" isso é democracia. Com código de barra. onde a canalhice é uma tabela avulsa de uma economia " lá do séc. XIX". Estes são um "feriado" tipicamente nacional. Enfim, totalitarismo faz parte da doutrina que nunca funcionou. Está chegando o dia que a pocilga deixada terá seu banquete.
Jose
2019-06-04 19:01:45Tô gostando dos comentários. Exceto o da Cleuza, prontamente combatido, sintonia e convergência de boas e lúcidas opiniões. Sabe q é irreversível isto c o tempo? Há algum tempo venho ressuscitando o goleirao Kafunga do galo mineiro, q dizia sempre: " aqui no Brasil o q é errado é o certo". Ufa volta pra sua chambala Kafunga, ñ vou incomoda-lo mais. A coisa já vai andando até bem!
Nelson
2019-06-04 18:40:43Quando os órgãos não econômicos se interpõem na atividade que não lhes diz respeito e os produtores de leis criam uma legislação populista que âncora a economia no atraso só pode dar nesse impasse. O que realmente falta no Estado, desde sempre, é "MEN SANA IN CORPORE SANO". Amém!
Nisk
2019-06-04 18:35:13O Brasil está livre daquilo q os impedia de falar: a velha mordaça.Hj com um governo não castrante e liberal,tds falam o q lhes veem a “boca”. Não deixem q a “boca” fale sem usar o cérebro,pois isso deixa as coisas piores do q estavam (ninguém sabia ou se sabia consentiram,pois estavam de mordaça e os crimes eram de A a Z). Para se Administrar é preciso bons profissionais e tempo para limpar a sujeira e haver consenso das Instituições,sem isso “demora um pouco mais” ou seja :Milagre.
Joséf
2019-06-04 18:27:32Esquerdista tem medo da iniciativa privada. O sonho deles é ser funcionário público .
JOSHUA
2019-06-04 18:07:12O TIRO PELA CULATRA: JB assumiu os projetos de Guedes (erguer a Economia) e de Moro (corrupção e criminalidade). Assumiu mas não está lutando por eles; ao contrário, está cuidando apenas de seus projetos pessoais. Os pós-de-traque-de-salão. As coisas estão muito ruins, quer na Economia, quer na Política, quer na Segurança Jurídica e de Credibilidade do Governo e do País. O que JB irá dizer, quando não conseguir mais iludir o "povo perdido no deserto"... Nenhuma frase bíblica irá resolver... xb
JOSE
2019-06-04 18:04:40Será tão difícil de entender que as energias alternativas, o requisito de embalagens não poluentes (feitas de materia prima biodragradável)* a redução do uso mundial de veículis para dar lugar a trabalhos on line, etc, vão deixar o petróleo sem uso? É absolutamente óbvio que ou se usa o petróleo AGORA ou depois ele valerá exponencialmente menos!!! Meu Deus, é muita miopia - ou egoísmo - destes entravadores!!!!!
MAURO
2019-06-04 18:00:34Até quando esta mentalidade do atraso vai resistir às mudanças do mundo? Eu juro que não entendo como o ministro Paulo Guedes tem tanta paciência.