Cruzeiros ao resgate da COP 30
Duas embarcações foram contratadas para ampliar o número de hospedagens durante o evento, que acontecerá em Belém, no Pará, entre 10 e 21 de novembro

A Secretaria Extraordinária para a COP 30, vinculada à Presidência da República, confirmou na quarta-feira, 16, a contratação de dois navios de cruzeiro --MSC Seaview e Costa Diadema-- para ampliar o número de hospedagens durante o evento, que acontecerá em Belém, no Pará, entre 10 e 21 de novembro.
Analisada desde 2023, a iniciativa irá oferecer aproximadamente 3.900 cabines com até 6 mil leitos.
Segundo o sindicato do setor, a região metropolitana de Belém possui cerca de 24 mil leitos disponíveis.
A expectativa do governo é que 50 mil pessoas passem pela capital paraense durante a conferência da ONU.
"Esses dois grandes navios vêm se somar às diversas soluções de hospedagem voltadas a todos os públicos que virão à COP – como delegações da ONU, observadores, organizações sociais, academia, empresariado", disse o secretário extraordinário para a COP 30, Valter Correia.
Os navios ficarão atracados no Terminal Portuário de Outeiro (foto), em Belém.
Os passageiros do Costa Diadema, que sairia de Savona, na Itália, em 8 de novembro, com a destino a Santos, no Brasil, foram comunicados por e-mail sobre o cancelamento. A viagem duraria 21 dias.
Como alternativa, a empresa ofereceu uma reserva no navio Costa Favalosa, que sai seis dias antes de Gênova.
Confira o e-mail:
"Informamos que, devido a razões operacionais, o seu cruzeiro a bordo do Costa Diadema foi cancelado e não estará mais disponível.
Entendemos a importância de manter a sua experiência conosco e, por esse motivo, oferecemos a alternativa de transferir sua reserva para o navio Costa Favolosa, com embarque seis dias antes da data originalmente prevista, mantendo, a mesma categoria, pelo mesmo preço pago.
A seguir, você pode conferir o itinerário atualizado:
Com essa atualização, seu embarque ocorrerá no porto de Gênova, e não mais no porto de Savona, como planejado originalmente.
Caso a opção acima não corresponda às suas necessidades e para garantir sua melhor experiência, oferecemos as seguintes opções:
A. Um voucher no valor integral pago à Costa Cruzeiros, válido por 18 meses, para ser utilizado como pagamento (ou parte de pagamento) em um novo cruzeiro. Opção válida até o dia 05/08/25.
B. Solicitar o cancelamento do seu cruzeiro, sem aplicação de penalidades, com reembolso integral do valor pago pelo cruzeiro cancelado. A este respeito, esclarecemos que o reembolso será feito da mesma forma pela qual se deu a contratação: se a compra foi feita no cartão de crédito será operado estorno junto à operadora do cartão, se a compra foi feita via pix ou depósito, faremos o reembolso através de depósito em conta. Opção válida até o dia 05/08/25."
Leia também: O custo de uma diária para a COP30, em Belém
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Denise Pereira da Silva
2025-07-17 17:09:32Que legal! Que solução engenhosa do governo brasileiro para “mitigar” o problema de déficit de hospedagem para a COP 30 em Belém. Cruzeiros estacionados em águas que já recebem esgoto a céu aberto. Haverá distribuição de perfumes franceses a bordo também? Ficarei ansiosamente aguardando a solução para outros “pequenos” empecilhos, como as vias de acesso terrestre. Sugiro paraquedas para todas as autoridades, com pouso direto nas coberturas dos “preparadíssimos” edifícios-sedes das conferências. Vergonha! Que gastança supérflua. Por que não Investem em saneamento básico em nossas cidades?