Crusoé 361: Encrenca Master
Crise do banco de Daniel Vorcaro mistura irresponsabilidade e jogo político pesado

Entre um terço e metade de todo o fundo que os bancos criaram — com o dinheiro dos seus correntistas e investidores — para proteger o sistema financeiro de uma quebradeira poderá evaporar nos próximos meses.
Tudo isso porque o Banco Master, comandado pelo mineiro Daniel Vorcaro, passou quatro anos captando dinheiro de milhões de brasileiros oferecendo juros irreais e usando os valores em operações suspeitas ou extremamente arriscadas.
Para agentes experientes do mercado financeiro que acompanharam o movimento desde o início, era evidente que a coisa nunca daria certo.
Mesmo assim, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central fizeram vista grossa.
Agora que a conta chegou, uma vez que a instituição não tem caixa para pagar de volta o que pegou emprestado dos brasileiros, o Banco Master articula para conseguir uma solução mágica, com a ajuda de seus padrinhos políticos.
O Banco Master já se aproximou de gente graúda em Brasília, como Guido Mantega ("o mago das pedaladas fiscais" de Dilma Rousseff), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, além dos senadores Ciro Nogueira (PP) e Antonio Rueda (União).
A empresa ainda contratou o escritório de Viviane Barci, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes, segundo nota de O Globo. O banco não diz em quais processos a banca está trabalhando.
E tudo ainda pode ser resolvido sem que o principal responsável pela encrenca master, Daniel Vorcaro, sofra um único arranhão, diz a reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Duda Teixeira.
Outros destaques de Crusoé
A matéria "Um freio para Janja", assinada por Guilherme Resck, mostra que a Câmara dos Deputados e a Advocacia-Geral da União buscam definir limites à primeira-dama, que tem extrapolado ao buscar "ressignificar" sua posição.
Com viagens constantes e falas desastrosas, Janja está indo além do que a sociedade brasileira entende como aceitável para o seu posto.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Magno Karl e Rafael Facure Moedo, Dennys Xavier, Leonardo Barreto, Jerônimo Teixeira, Josias Teófilo, Orlando Tosetto Júnior e Rodolfo Borges.
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)