Crusoé 344: Sucesso libertário
Javier Milei controla inflação e é aprovado pela população da Argentina
O libertário Javier Milei tomou posse na Argentina há um ano, em 10 de dezembro de 2023, sob o desprezo de grande parte da imprensa mundial.
Com cabelos desgrenhados e jeito de louco — capaz de falar com um cachorro morto, gritar palavrões e fazer campanha com uma motosserra —, ele era criticado por querer acabar com o Banco Central, dolarizar a economia, legalizar a venda de órgãos humanos, combater a ideologia de gênero e liberar a posse de armas.
Um ano depois, Milei ostenta uma taxa de aprovação entre 52,8% e 58%, superior aos 46% do presidente brasileiro Lula, segundo o Paraná Pesquisas.
Seu sucesso não tem nada a ver com seu histrionismo ou com suas propostas chamativas. Essas coisas podem até render notícias alarmistas, mas não são os pontos que importam aos eleitores.
O estrondoso sucesso de Milei está diretamente relacionado ao controle da inflação, sua principal promessa de campanha e preocupação histórica dos argentinos, diz a reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Duda Teixeira.
Outros destaques de Crusoé
Em "Como o 'Xadrez 4D' de Bolsonaro virou pedido de penico", Felipe Moura Brasil mostra que o enfraquecimento de Jair Bolsonaro (PL) dá à oposição a Lula uma oportunidade de consolidar seu processo de depuração, para oferecer à sociedade uma alternativa mais digna em 2026.
Colunistas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)