Crise de confiança atinge grande banco alemão
Investidores enfrentam o terceiro final de semana consecutivo de preocupação com a saúde do sistema bancário internacional. Após as crises com o Silicon Valley Bank nos Estados Unidos (10 de março) e com o Credit Suisse na Suíça (17 de março), este sábado e domingo devem ser de atenção com o alemão Deutsche Bank (na...
Investidores enfrentam o terceiro final de semana consecutivo de preocupação com a saúde do sistema bancário internacional. Após as crises com o Silicon Valley Bank nos Estados Unidos (10 de março) e com o Credit Suisse na Suíça (17 de março), este sábado e domingo devem ser de atenção com o alemão Deutsche Bank (na foto).
Nesta sexta-feira (24), a instituição financeira viu suas ações perderem quase 15% do valor na mínima da sessão, após os CDS (Credit Default Swaps) do banco dispararem e passarem a precificar uma probabilidade acima de 15% de calote nas dívidas com menor garantia.
O CDS é uma espécie de seguro contra calote negociado no mercado, e movimentos como o visto nesse instrumento indicam alta desconfiança dos investidores sobre a saúde financeira do banco.
O movimento veio após o aviso de resgate antecipado de parte das dívidas da instituição financeira e deveria acalmar o mercado. No entanto, teve o efeito oposto, com a disparada dos CDS dos títulos seniores e subordinados.
No fim do dia, os papéis do banco recuperaram parte do prejuízo, mas ainda assim encerraram as negociações em queda de 8,53%. Ações de bancos em geral seguiram o sentimento de aversão a risco. O chanceler alemão, Olaf Scholz, tentou acalmar a situação em entrevista coletiva: insistiu que “não há necessidade de se preocupar com nada” e que o banco é muito lucrativo.
O fato é que dado o histórico recente, os investidores não vão dormir tranquilos neste fim de semana.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Juerg
2023-03-25 13:07:18No mundo “moderno” que vivemos um chamado Bank Run (corrida ao banco para fazer saques em pânico) não depende mais dos horários de atendimento pra acontecer! A pessoa pode retirar seu dinheiro da conta 24 horas por dia e 7 dias por semana. Bastam alguns cliques no celular - e o dinheiro já foi retirado da conta! Por isso hoje em dia qualquer Tweet nas redes sociais pode abalar um banco!