CPI já recebeu 19 pedidos de quebra de sigilo; Ernesto Araújo é alvo mais recente
A CPI da Covid já recebeu 19 requerimentos para a quebra de sigilo de empresários e servidores públicos envolvidos na definição de políticas públicas de combate à pandemia do governo federal. O último pedido, apresentado pelo senador Alessandro Vieira, do Cidadania, tem como alvo o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. O diplomata já prestou...
A CPI da Covid já recebeu 19 requerimentos para a quebra de sigilo de empresários e servidores públicos envolvidos na definição de políticas públicas de combate à pandemia do governo federal. O último pedido, apresentado pelo senador Alessandro Vieira, do Cidadania, tem como alvo o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. O diplomata já prestou depoimento à CPI da Covid e, durante a oitiva, mentiu sobre sua postura com relação à China.
Alessandro Vieira quer a quebra dos sigilos telefônico e telemático do olavista, referente ao período de janeiro de 2019 a março de 2021, mês em que deixou o comando do Itamaraty. O requerimento pede a entrega da “cópia integral de todas as mensagens de e-mail enviadas, recebidas e armazenadas, com seus anexos, em formato originalmente salvo pelo usuário”, além dos conteúdos multimídias.
Para Alessandro Vieira, Ernesto Araújo, “na condição de agente político, conduziu-se de modo irresponsável e prejudicial aos interesses nacionais, que influenciaram e influenciam ainda hoje, de forma direta e indireta, os caminhos por onde se desviaram os destinos da nação brasileira, e nos quais muitas vidas se perderam”.
O senador cita ainda as “desastradas e ofensivas declarações endereçadas à República Popular da China, país que, além de ser o principal parceiro comercial no Brasil, o maior comprador de nossa soja e de nosso minério de ferro, é também um país fundamental para o fornecimento dos insumos necessários à produção da Coronovac”.
Só neste domingo, 6, Alessandro Vieira protocolou nove pedidos de quebra de sigilo. Além de Ernesto Araújo, há pedido de acesso a dados da médica Mayra Pinheiro, do ex-assessor do Ministério da Saúde Markinho Show, do empresário Carlos Wizard, e do vereador Carlos Bolsonaro. A CPI da Covid ainda não analisou nenhum dos pedidos de quebra de sigilo apresentados. O assunto gera polêmica até no G7, o grupo de sete senadores independentes e de oposição.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Telma
2021-06-07 13:32:59Concordo integralmente com você Paulo, parabéns!
PAULO
2021-06-07 11:25:201- Ernesto Araújo, Mayra, Markinhos Show, WIZARD, Carlos Bolsonaro, isso é a nata da bosta. Não me espanta que chegaremos em breve a 500 mil mortos, com uma vacinação capenga, que ocorre sobretudo pela CORAGEM de JOÃO DORIA. Doria que aguentou firme os ataques covardes do Bolsonaro e dos bolsonaristas. E VENCEU. VENCEU COM HONRA. VENCEU TODOS ELES. Obrigado Doria. Obrigado Dimas Covas. Obrigado Butantan. Doria não é santo, mais salvou a vida de muitos brasileiros. E isso ninguém pode negar.