CPI das Fake News toma depoimentos na quarta
A CPI mista das Fake News em curso no Congresso marcou para a próxima quarta-feira, 30, o depoimento do deputado federal Alexandre Frota (foto), que recentemente se filiou ao PSDB, após ser expulso do PSL por fazer duras críticas ao governo e ao presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar será o primeiro a ser ouvido na comissão...
A CPI mista das Fake News em curso no Congresso marcou para a próxima quarta-feira, 30, o depoimento do deputado federal Alexandre Frota (foto), que recentemente se filiou ao PSDB, após ser expulso do PSL por fazer duras críticas ao governo e ao presidente Jair Bolsonaro.
O parlamentar será o primeiro a ser ouvido na comissão criada há mais de um mês. No próximo dia 5, será ouvido o blogueiro Allan dos Santos, apontado como um dos principais divulgadores de informações falsas na rede de apoio bolsonarista.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito aprovou a convocação de 29 pessoas. Os convocados são obrigados a comparecer. Além das convocações, a CPI aprovou convites, quando o comparecimento não é obrigatório, para 38 pessoas, entre as quais os deputados federais Joice Hasselman e Delegado Waldir, ambos do PSL, e o general da reserva Carlos Alberto Santos Cruz, ex-secretário de Governo da Presidência.
Joice acusa os irmãos Carlos, Eduardo e Flávio Bolsonaro, filhos do presidente, de chefiarem uma rede 1,5 mil perfis falsos nas redes sociais para disseminar notícias inverídicas e difamar inclusive aliados do governo, como ela. A CPI ainda vai analisar um pedido de convocação de Carlos Bolsonaro. O vereador carioca é responsável pelas redes sociais do pai.
A CPI das Fake News foi criada para investigar "ataques cibernéticos que atentam contra a democracia e o debate público". A comissão também deve apurar denúncias sobre a criação de perfis falsos nas redes sociais destinados a influenciar no resultado das eleições presidenciais de 2018 e a prática de "ciberbullying" contra autoridades e cidadãos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2019-10-27 20:21:26Cadê a Dilma e o João Santana, se é CPMI das Fake News, então eles têm que ser convocados para explicar como é que sabiam que o dinheiro ia desaparecer do prato dos brasileiros por causa da autonomia do BC.
Uira
2019-10-27 20:19:03Mas não é só isto, agora a coisa ficou até mais sofisticada. Ao invés de saquearem as estatais, os CORRUPTOS oficializaram o sistema de Fake News eleitorais. É para isto que eles aumentaram o Fundo Partidário, para terem direito para anunciar Fake News em cadeia de rádio e televisão. O povo é ou não é trouxa, enquanto os CORRUPTOS fazem uma CPMI das Fake News, ele paga para que em toda eleição eles possam gastar bilhões para propagar mentiras que as campanhas do PT fizeram com dinheiro roubado.
Uira
2019-10-27 20:16:22Mas não é só isto. A Petrobras foi saqueada para, além de favorecer os CORRUPTOS pessoalmente, financiar a rede de Fake News do PT, que nunca foi chamada de Fake News, mas de campanha eleitoral. Se vc desvia dinheiro de estatais e paga publicitários para eles veicularem propagandas na rede Globo dizendo mentiras, então isto não é Fake News. Mas se vc for para a internet e dizer as mesmas coisas que eles faziam com dinheiro roubado, então é Fake News.
Uira
2019-10-27 20:14:16Portanto, as fake news sempre existiram, a diferença é que agora elas estão aí para todos verem. O PT não disse em 2006 que Geraldo Alckmin iria privatizar Petrobras e Banco do Brasil, apesar de ele não ter dito isto. Dilma não disse em 2014, em uma campanha difamatória contra Marina Silva, que se ela fosse eleita, a comida iria desaparecer do prato dos brasileiros simplesmente por causa da autonomia do BC. E quem foi que tirou comida dos pratos dos brasileiros? Não foi Dilma?
Uira
2019-10-27 20:07:22Sendo assim, qual sempre foi a tática do PT, acusar os outros daquilo que eles eram acusados. Seria bom que Frota fosse acusado de não ser exatamente alguém que tenha credibilidade para denunciar este tipo de coisa. O que seria interessante, pois ao atacarem Frota, em tese, seus detratores estariam tentando comprovar que ele não tem credibilidade, mas estariam dizendo que ele não tem credibilidade exatamente por fazer o que eles fazem.
Uira
2019-10-27 20:05:40É bom para elevar o nível de euforia dos CORRUPTOS, mas é necessário que tb haja uma frustração que faça os CORRUPTOS se sentirem compelidos a "sair da toca". Veja Verdevaldo, o que ocorreu com ele? Onde está Verdevaldo? Estaria ele trancado em seu apê ouvindo Bryan Adams e Alanis Morissette ou coisa do tipo? Além disto, Frota não parece ser o tipo de indivíduo que seria exatamente contra se utilizar este tipo de tática que ele está condenando.
Luiz
2019-10-27 14:58:30O PSDB está "enriquecido", já tinha um corrupto na presidência, agora tem um lixo.
LUIZ
2019-10-27 10:28:43Porque a investigação é direcionada a um lado apenas, quando sabemos q o maior disseminador de fake news é a esquerda? Se for pra investigar q investigue tudo. Não vi uma menção na matéria sobre envolvidos na rede q disparava Msg de whats App de apoio a Haddad e fake news sobre Bolsonaro, na eleição de 2018, como já ficou comprovado no TSE. Se fosse uma investigação seria a CPI deveria ter como base a conclusão do inquérito do TSE. Tem?
Fábio
2019-10-26 22:45:05CPI das Fake News ou CPI da Censura na Internet ? Notícias falsas ou notícias criticando a oposição ? As notícias verdadeiras são só aquelas que favorecem a oposição ? Parece que a Censura voltou . 🇧🇷
Carlos
2019-10-26 15:29:26Fake news = imprensa tradicional + blogs sujos que recebiam dinheiro público nos governos anteriores.