Coronavírus: ministro convocará secretários estaduais de Saúde a Brasília
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), convocará todos os secretários estaduais da área para discutir, em Brasília, estratégias de um plano de contingência caso o surto de coronavírus chegue ao Brasil, informa o G1. Na reunião, que deve ocorrer em 6 de fevereiro, a intenção é avaliar a situação de cada unidade federativa. ...
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), convocará todos os secretários estaduais da área para discutir, em Brasília, estratégias de um plano de contingência caso o surto de coronavírus chegue ao Brasil, informa o G1. Na reunião, que deve ocorrer em 6 de fevereiro, a intenção é avaliar a situação de cada unidade federativa.
Mandetta vai questionar os secretários sobre laboratórios e hospitais de referência, fluxo de notificação para cada caso, tipos e condições de leitos para possíveis internações e circunstâncias em que seria viável fazer o isolamento de eventuais infectados.
O órgão federal investiga três casos suspeitos de coronavírus no país. Os pacientes estão internados em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Em nota enviada à imprensa, o Ministério esclareceu que as possíveis vítimas se enquadraram na atual definição estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, OMS. “Ou seja, apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local nos últimos 14 dias”, detalha o texto.
A OMS aumentou o nível de alerta para alto em relação ao risco global do novo coronavírus, por isso, o Ministério da Saúde orienta que viagens para a China devem ser realizadas em casos de extrema necessidade. Com quase três mil casos confirmados, segundo o boletim da OMS da última segunda-feira, 27, todo o território chinês passa a ser considerado área de transmissão ativa da doença.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Maria
2020-01-29 17:34:09Ninguém ainda pesquisou se o CORANAVÍRUS não é uma criação do "ditador nazista" Bolsonaro? Rsrsrsrsrsrsrsrsr
Robson
2020-01-29 09:42:53E sobre o Allan dos Santos nem uma palavra... Estranho... 🤔
Jose
2020-01-29 01:14:55Parece que os Bozistas começaram a se preocupar com o assunto. Pararam de brincar, pois parece que descobriram que o assunto é muito sério.
Sergio
2020-01-28 23:05:33Os governantes em todas as esferas têm que se preocupar ou devem ser demitidos, fora, impeachados, perder as boquinhas. O mesmo caso para Cedae no RJ. Ministério público é a sua hora de ajudar o país de uma forma como nunca houve.
Paulo Renato
2020-01-28 21:42:27Esses casos que ainda estão em observação, se confirmados o que acontece com as pessoas que entraram em contato com elas neste período; serão isoladas também? Estariam elas no período de incubação?
Renato
2020-01-28 21:30:07Comunavírus. Moluscovírus. Globostavírus. Mamatavírus.
Nilson
2020-01-28 20:56:32Parabéns ao ministro pela proatividade, isto é ser um bom gestor, se antecipa ao problema, planeja e executa as ações necessárias.