Adriano Machado/Crusoé

Coronavírus: ministério monitora 132 casos suspeitos no Brasil

27.02.20 17:31

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira, 27, que monitora 132 casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil e ressaltou que o número pode mais do que dobrar. Segundo o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis, ainda há 213 notificações que ainda não foram analisadas. “Na verdade, estamos perto de 300 casos suspeitos”, disse Reis.

No balanço anterior, de quarta-feira, 26, eram 20 suspeitos. O aumento expressivo deve-se à ampliação de monitoramento para 16 países com transmissão ativa da doença. “O número cresceu muito nas últimas 48h. Isso se deve à mudança de critérios [para enquadramento de um quadro como caso suspeito], inclusão de novos países e a consideração do fluxo migratório deles”, explicou. 

Das 132 pessoas que apresentaram algum sintoma e estão sob monitoramento, 121 tem histórico de viagem recente para países como China, Itália e Japão. A maioria (55%) é de mulheres e a média de idade dos casos suspeitos é de 36 anos, que vão de uma criança de oito anos a um idoso de 82 anos.

Até agora, o único caso confirmado de infecção pelo novo coronavírus é do empresário de 61 anos que mora em São Paulo e retornou no dia 21 de uma viagem à regão da Lombardia, no norte da Itália. Ele está em isolamento domiciliar na zona sul paulistana.

Em todo o mundo, já são mais de 80 mil casos confirmados, sendo 78 mil apenas na China, epicentro do vírus. Fora do país asiático, já são 2.918 pessoas infectadas, com registros de 44 mortes em decorrência da doença.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO