Coronavírus eleva preocupação com presos políticos na Venezuela
Há 326 presos políticos na Venezuela, segundo a ONG Foro Penal, de Caracas. Desses, 42 têm algum problema de saúde. Além de opositores, entre os presos políticos há médicos que fizeram protestos para denunciar as condições precárias de saúde no país e a falta de medicamentos. "Há médicos que são presos políticos, gente honesta que...
Há 326 presos políticos na Venezuela, segundo a ONG Foro Penal, de Caracas. Desses, 42 têm algum problema de saúde.
Além de opositores, entre os presos políticos há médicos que fizeram protestos para denunciar as condições precárias de saúde no país e a falta de medicamentos.
"Há médicos que são presos políticos, gente honesta que foi presa de maneira injusta. Há pessoas com doenças e que deveriam ser liberadas", disse Alfredo Romero, diretor da Foro Penal, em um vídeo no Twitter.
Outra preocupação é com os membros da imprensa. No sábado, 21, o jornalista Darvinson Rojas (foto) foi preso em sua casa por questionar os dados oficiais sobre o coronavírus no país. Ele foi detido sem acusação pelas Forças de Ações Especiais (Faes). Nesta segunda, 23, ele ainda não havia sido libertado.
Pouco antes de ser levado, Rojas publicou mensagens no Twitter sobre a chegada de integrantes das Faes à sua casa. "Urgente. As Faes acabam de chegar a minha casa e 'pedir colaboração' para acompanhá-los porque receberam uma ligação anônima dizendo que há um caso de Covid-19. Se não aceitarmos a ordem, eles nos levarão presos", escreveu Rojas, que publicou uma imagem dos policiais (foto) de sua janela.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Lucia
2020-03-24 02:08:11O coronavírus na Venezuela vai ser devastador! As condições de saúde do povo são as mais precárias e o sistema está em estado terminal há muito tempo! Como a Venezuela vai enfrentar um vírus violento como esse, que mata uma média de 600 por dia?
LuisR
2020-03-23 14:20:41Vingança do assassino Maduro, o grande ícone da esquerda brasileira. O que a Gleise comenta a respeito? Curioso, a mídia não entrevista ninguém daquela corja! Será que irão depois dar suporte às famílias das vítimas desse período de ditadura militar dita bolivariana para que sejam compensadas? Esquerda maldita, bando de hipócritas, corruptos, ladrões, filhos da puta!
PCC
2020-03-23 13:45:02São os amigos do PT e da esquerda brasileira, assassinos do seu povo. Intervenção na Venezuela não questão política e sim humanitária.
ARTHUR
2020-03-23 13:07:53E no Brasil, ainda tem muita gente defendendo ditaduras.
Silvia
2020-03-23 12:51:33Tristeza.