Contra Israel, PT volta a gostar do TPI. Só não fale de Putin
O PT não se orienta por qualquer princípio ético nas relações internacionais, mas unicamente pelas conveniências
O PT não se orienta por qualquer princípio ético nas relações internacionais, mas unicamente pelas conveniências.
Prova disso são as mudanças constantes de opinião do partido em relação ao Tribunal Penal Internacional, o TPI.
Os petistas já foram a favor da Corte no passado.
Quando o TPI pediu a prisão do ditador russo Vladimir Putin, em 2023, por causa do sequestro de crianças ucranianas, eles colocaram-se contra a Corte.
Agora, com o TPI expedindo um mandado contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, eles voltaram a valorizar o tribunal.
Gleisi
Nesta quinta, 21, a presidente do PT Gleisi Hoffmann (foto) mostrou que respeita o TPI em uma publicação no X.
"O Tribunal Penal Internacional emitiu ordem de prisão contra Benjamin Netanyahu, seu ex-ministro da Defesa e um líder do Hamas que já teria sido morto por agentes do governo de extrema direita de Israel. A ordem vale para os 124 países signatários do TPI, inclusive o Brasil", escreveu Gleisi.
Lula
Em setembro do ano passado, o presidente Lula afirmou, durante viagem à Índia, que o Brasil e outros países emergentes se prejudicam por terem assinado o Estatuto de Roma, que criou o TPI.
O petista tinha dito que Putin não seria preso se viesse para o Brasil para a cúpula do G20, que aconteceu no Rio de Janeiro no início desta semana. No final das contas, o russo achou melhor não correr riscos.
"Não sei se a Justiça brasileira vai prender [o Putin]. Isso quem decide é a Justiça, não é o governo, nem o Parlamento. É a Justiça que vai decidir. Eu inclusive quero estudar muito essa questão desse Tribunal Penal porque os Estados Unidos não é signatário dele. A Rússia não é signatário dele. Então eu quero saber por que o Brasil virou signatário de um tribunal que os Estados Unidos não aceita. Por que nós somos inferiores e temos de aceitar uma coisa?", disse Lula.
"É um absurdo. São os países emergentes os signatários de umas coisas que prejudicam eles mesmos. Então eu vou dar uma pensada nisso direitinho", continuou o presidente.
"Eu não estou dizendo que vou sair de um tribunal. Eu só quero saber, e isso só me apareceu agora. Eu nem sabia da existência desse tribunal. Só quero saber por que que os Estados Unidos não é signatário. Por que a Índia não é signatário. Por que a China não é signatário. Por que a Rússia não é signatário. E por que o Brasil é signatário. Eu quero saber qual é a grandeza que fez o Brasil tomar essa decisão de ser signatário. Só isso que eu quero saber. Me parece que os países do Conselho de Segurança da ONU não são signatários. Só os bagrinhos", afirmou.
Pandemia de Covid
Em 2019, Gleisi apoiou uma denúncia contra Bolsonaro no TPI falando de crimes contra indígenas.
"Bolsonaro é denunciado ao Tribunal Penal Internacional por incitar violência contra povos indígenas na Amazônia e não punir crimes ambientais. Advogados e juristas não encontraram espaço nas instituições para acionar o presidente aqui. O Brasil nunca passou tanta vergonha", escreveu ela.
Três anos depois, durante a pandemia de Covid, membros do PT defenderam que o então presidente Bolsonaro fosse julgado por crimes contra a humanidade pelo TPI, acusando o da morte de 700 mil brasileiros.
Um relatório feito por uma Comissão Parlamentar de Inquérito foi enviado para a o tribunal, mas o processo não avançou.
A depender de quem é beneficiado ou prejudicado pelo TPI, o PT pode ser contra ou a favor da Corte.
É puro cálculo político.
"É um absurdo, são os países emergentes signatários de umas coisas que prejudicam eles mesmos. Vou dar uma pensada nisso direitinho", diz @LulaOficial em manifestação contra o Tribunal Penal Internacional, que ameaça Vladimir Putin de prisão. https://t.co/tsbk0fs6wx pic.twitter.com/FpmSTNGtac
— O Antagonista (@o_antagonista) September 11, 2023
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
MARCOS
2024-11-22 11:04:00TEM QUE COLOCAR MAIS CADEIRAS NO stf E CONVIDAR ESSES JUÍZES DO TPI PARA FAZEREM TPM.
MARCOS
2024-11-22 11:01:21EU TENHO PENA DESSA MULHER. ELA É SURREAL.