VerAngola

Consultor da angolana Isabel dos Santos é encontrado morto em Portugal

23.01.20 17:49

O diretor de contas privadas do banco Eurobic e consultor da angolana Isabel dos Santos (foto), Nuno Ribeiro da Cunha, foi encontrado morto na noite desta quarta-feira, 23, em Lisboa, Portugal. O corpo de Cunha estava na garagem de sua casa com ferimentos que indicam suicídio por enforcamento.

Isabel dos Santos, conhecida como a mulher mais rica da África e dona de uma fortuna de 4 bilhões de dólares, é dona de 42% das ações do Eurobic. Em 2017, Cunha autorizou uma transferência de 38 milhões de dólares para uma empresa de Dubai que seria de um aliado de Isabel. A movimentação aconteceu um dia depois de Isabel ter sido exonerada da presidência da Sonangol, a estatal petrolífera angolana. Cunha não reportou a transferência para o departamento de compliance do Eurobic.

Na segunda, 20 de janeiro, o Eurobic anunciou que estava cortando suas relações com Isabel e que sua participação acionária seria vendida. Isabel já tinha renunciado a seus direitos de voto.

Isabel dos Santos é filha do ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. Ela foi acusada de fraude e lavagem de dinheiro pela promotoria em Angola. Como presidente da Sonangol, ela desviou recursos da estatal para suas contas particulares. Isabel mora na Inglaterra e os promotores pediram que ela volte para Angola para responder à Justiça.

Nesta semana, o procurador-geral de Angola, Hélder Pitta Gros, se encontrará com a procuradora-geral portuguesa, Lucília Gago. “Nossa esperança é a de que os ativos de Isabel dos Santos em Portugal não desapareçam e possam retornar para seus legítimos donos: o governo de Angola e os angolanos”, diz a socióloga angolana Karina Carvalho, diretora executiva da ONG Transparência e Integridade, em Lisboa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO