Adriano Machado/Crusoé

Congresso vota Orçamento de 2021 em 16 de dezembro, anuncia Alcolumbre

01.12.20 15:34

O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (foto), anunciou nesta terça-feira, 1º, que agendou a votação do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 para 16 de dezembro. Na mesma sessão, o plenário deve avaliar se mantém ou derruba vetos impostos pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Informo que o Congresso Nacional analisará a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021 no dia 16 de dezembro. Além disso, estão previstos na pauta da sessão o exame de 22 vetos presidenciais”, escreveu no Twitter.

As datas foram acordadas durante reunião de líderes. O ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, comemorou a decisão. “O presidente do Congresso demonstra elevado espírito público e sua preocupação com o Brasil”, disse nas redes sociais.

O debate sobre o Orçamento está travado há semanas devido a um embate pelo comando da Comissão Mista de Orçamento, a CMO. O colegiado tem a atribuição de examinar e emitir pareceres sobre as receitas e despesas do governo – em 2021, o Planalto estima um gasto de 1,5 trilhão de reais.

Em seu primeiro mandato como deputada federal, Flávia Arruda, do PL do Distrito Federal, está no centro da disputa. Ela foi a escolhida pelas principais lideranças do Centrão, como Arthur Lira, do Progressistas, e Wellington Roberto, do PL, para disputar o comando da comissão com Elmar Nascimento, do DEM da Bahia. Antes da pandemia do novo coronavírus, lideranças haviam firmado um acordo para que o deputado presidisse o colegiado este ano.

Devido ao imbróglio, a matéria será votada direto no plenário, sem passar pelo crivo da comissão. Se o Congresso não avalizar a LDO este ano, o governo entra em 2021 em “shutdown”. Na prática, o Executivo não poderia gastar um real sequer para pagamento de salários e manutenção da máquina pública.

Não há consenso, porém, para a votação da Lei Orçamentária Anual, LOA. Caso esse texto fique pendente, o governo inicia o ano que vem podendo executar, por mês, até 1/12 do que está previsto na proposta enviada ao Congresso. Essa situação já ocorreu em anos anteriores.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Agora a Erundina já pode voltar a Brasília e votar CONTRA o Orçamento 2021 do Governo. Ela já trabalhou muito nesses meses de campanha em SPaulo tentando ser Vice Prefeita da cidade que já praticamente arrasou uma vez.

Mais notícias
Assine agora
TOPO