Crusoé
10.09.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Uma história de amor, favor e contradição no caso Queiroz

    Não é só de supostos laranjas, fantasmas, transações em dinheiro vivo, cheques e afins que é feito o rumoroso caso Queiroz. Na trama que há quase dois anos engolfa a família de Jair Bolsonaro há também uma história de amor -- uma curiosa história de amor, que envolve uma procuradora aposentada homenageada por Flávio Bolsonaro,...

    Redação Crusoé
    4 minutos de leitura 08.09.2020 07:31 comentários 10
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Não é só de supostos laranjas, fantasmas, transações em dinheiro vivo, cheques e afins que é feito o rumoroso caso Queiroz.

    Na trama que há quase dois anos engolfa a família de Jair Bolsonaro há também uma história de amor -- uma curiosa história de amor, que envolve uma procuradora aposentada homenageada por Flávio Bolsonaro, um ex-policial indicado por ela para trabalhar no antigo gabinete do filho do presidente e um depoimento que, além de jogar por terra uma mal-ajambrada versão para o intenso fluxo de dinheiro nas contas do notório Fabrício Queiroz, ajudou a reforçar as suspeitas dos investigadores.

    Após ser condecorada em 2007 com a Medalha Tiradentes pelo então deputado Flávio Bolsonaro, a procuradora aposentada do Ministério Público do Rio, cujo nome Crusoé vai preservar nesta reportagem, indicou o namorado para trabalhar com o filho do presidente. O namorado dela, Agostinho de Moraes, esteve lotado no gabinete de Flávio entre 2007 e 2018 e figura entre os ex-funcionários que repassavam parte de seus vencimentos para Queiroz, apontado como operador financeiro do agora senador.

    O nome de Agostinho consta do relatório do Coaf que deu origem ao caso. O depoimento da namorada, prestado tempos depois, contradiz a versão que ele deu aos promotores e reforça as suspeitas sobre a existência de funcionários fantasmas no gabinete do então deputado Flávio Bolsonaro na Alerj.

    Os investigadores chegaram ao nome da procuradora após um novo relatório do Coaf enviado para o MP do Rio. Nele, Agostinho de Moraes, um policial militar, assim como Queiroz, aparece recebendo 1,2 milhão de reais da procuradora entre 2007 e 2019. Para entender o motivo dos repasses, os promotores do Grupo de Atuação Especializada no Combate àCorrupção, o Gaecc, decidiram ouvi-la.

    Ela contou ter conhecido Agostinho ainda na década de 1990, depois de seu carro ter sido roubado. Desde então, disse, os dois mantêm um relacionamento e ele a visita todas as semanas, às segundas e quintas-feiras. No depoimento, a procuradora narrou como o namorado foi parar no gabinete do filho do presidente.

    Em 2007, ela foi homenageada pela Alerj por “relevantes serviços prestados ao estado do Rio de Janeiro” por ter arquivado uma investigação sobre policiais civis que teriam executado dois jovens durante uma ação no Morro da Providência, na zona norte da capital. A homenagem foi proposta por Flávio Bolsonaro.

    No depoimento, a procuradora contou como sugeriu a Flávio que contratasse Agostinho: “No dia da entrega da medalha, a depoente disse ao deputado Flávio Bolsonaro que Agostinho era motorista de sua confiança e o indicou ao parlamentar".

    Na sequência, a procuradora aposentada deu aos promotores uma resposta que reforçou a suspeita de que seu namorado pode ter se tornado um funcionário fantasma do gabinete: ela disse que "não sabe se Agostinho cumpria expediente na Alerj" e que "todas as segundas e quintas-feiras Agostinho estava na sua casa e, portanto, não estava na Alerj”.

    Sobre a investigação do "rachid" no gabinete de Flávio Bolsonaro, a procuradora disse ter visto na TV notícias de que seu namorado estava entre os funcionários que repassavam valores para Queiroz, mas que nunca chegou a indagá-lo sobre as transações.

    A partir desse ponto, ela mais uma vez reforça as suspeitas dos investigadores ao contradizer o que o namorado havia declarado anteriormente em depoimento.

    Agostinho de Moraes foi o primeiro assessor de Flávio a prestar declarações ao MP. Ele falou aos promotores logo após Queiroz dizer, em entrevista ao SBT, que o dinheiro que recebia dos outros assessores era proveniente de “negócios” relacionados à compra e venda de carros.

    Queiroz mudaria a versão algum tempo depois: ele passou a dizer que coletava parte do salário dos colegas de gabinete para contratar mais funcionários. Agostinho, porém, ao depor logo após a entrevista, seguiu na toada dos "rolos" com carros: disse que repassou dinheiro a Queiroz porque decidira investir na atividade de compra e venda de veículos.

    A namorada dele soterrou a versão de forma, digamos, curiosa: ela disse acreditar que "o dinheiro de Agostinho não sobra para fazer negócios de carro, pois ele tem família, com dois filhos”.

    Diários

    Luiz Fux acata tese das defesas sobre "data dumping"

    Redação Crusoé Visualizar

    Luiz Fux: "Não compete ao STF fazer um juízo político"

    Redação Crusoé Visualizar

    Trump pressiona Kennedy Jr. a moderar discurso antivacina

    José Inácio Pilar Visualizar

    "Alguém imagina que um cartão ou Mickey vão mudar o julgamento?"

    Redação Crusoé Visualizar

    Flávio Dino usa voto para atacar anistia

    Duda Teixeira Visualizar

    Por que Moraes pegou leve com Ramagem

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A bandeira na Paulista e a vassalagem simbólica

    A bandeira na Paulista e a vassalagem simbólica

    Visualizar notícia
    A força dos "nem Lula, nem Bolsonaro"

    A força dos "nem Lula, nem Bolsonaro"

    Visualizar notícia
    "Alguém imagina que um cartão ou Mickey vão mudar o julgamento?"

    "Alguém imagina que um cartão ou Mickey vão mudar o julgamento?"

    Visualizar notícia
    Após enviar cartas a bancos brasileiros, EUA estudam próximos passos

    Após enviar cartas a bancos brasileiros, EUA estudam próximos passos

    Visualizar notícia
    Flávio Dino usa voto para atacar anistia

    Flávio Dino usa voto para atacar anistia

    Visualizar notícia
    Itamaraty mostra que tem lado em nota sobre atentado em Ramot

    Itamaraty mostra que tem lado em nota sobre atentado em Ramot

    Visualizar notícia
    Janaina Paschoal: "Não tem livro de direito que sustente isso"

    Janaina Paschoal: "Não tem livro de direito que sustente isso"

    Visualizar notícia
    Luiz Fux acata tese das defesas sobre "data dumping"

    Luiz Fux acata tese das defesas sobre "data dumping"

    Visualizar notícia
    Luiz Fux: "Não compete ao STF fazer um juízo político"

    Luiz Fux: "Não compete ao STF fazer um juízo político"

    Visualizar notícia
    O PT existiria sem anistia?

    O PT existiria sem anistia?

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Agostinho de Moraes

    Alerj

    Caso Queiroz

    Esquema de rachid

    Flávio Bolsonaro

    MP-RJ

    < Notícia Anterior

    Em pronunciamento, Bolsonaro elogia apoio ao golpe de 64 e é alvo de panelaço

    07.09.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    De olho na pauta econômica, Bolsonaro faz reunião com todos os ministros

    08.09.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Redação Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Ney

    2020-09-09 06:45:04

    Homegeada pelo arquivamento de investigação! Foi essa aberração que elegemos presidente da República. Jumento corrupto fdp


    Simone

    2020-09-08 21:20:14

    Podre país!!! Dá desânimo lutar contra tanta iniquidade e corrupção. Enquanto isso, a Força Tarefa da Lava Jato, que trouxe tanta esperança aos brasileiros de bem, vem sendo rapidamente soterrada pelos poderosos de Brasília


    waltercio

    2020-09-08 20:22:46

    Um ladraõzinho pôdre que ..envergonha o nosso país deveria ter seus direitos políticos cassados


    NESTOR

    2020-09-08 19:06:37

    esse país está podre!! a promiscuidade está em todos os lugares. Justiça, política, polícia e milicianos....todos no mesmo balaio...


    Ivan

    2020-09-08 18:43:56

    Quanta sujeira


    Lilian

    2020-09-08 18:15:04

    E a corrupta conta orgulhosa de seu envolvimento com o namorado corrupto. E ela aceitou a medalha. Esse país me enche de orgulho!


    Jorge

    2020-09-08 15:07:17

    CADÊ OS DEPUTADOS QUE FAZIAM PARTE DA LISTA INICIAL?????????????????????


    Heloisa

    2020-09-08 14:29:17

    Puxa-se uma pena... sai um galinheiro inteiro, com galo, galinha e a ninhada toda!!!


    Arnaldo

    2020-09-08 13:57:23

    Que triste país! Enqto vemos essa foto ficamos mais enojados com a pronta condenação a Dellagnol! Que desonra pra justiça brasileira!


    Oswaldo

    2020-09-08 12:17:54

    Cada vez mais vergonhoso esse caso das rachadinhas e Flávio Bolsonaro


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Ney

    2020-09-09 06:45:04

    Homegeada pelo arquivamento de investigação! Foi essa aberração que elegemos presidente da República. Jumento corrupto fdp


    Simone

    2020-09-08 21:20:14

    Podre país!!! Dá desânimo lutar contra tanta iniquidade e corrupção. Enquanto isso, a Força Tarefa da Lava Jato, que trouxe tanta esperança aos brasileiros de bem, vem sendo rapidamente soterrada pelos poderosos de Brasília


    waltercio

    2020-09-08 20:22:46

    Um ladraõzinho pôdre que ..envergonha o nosso país deveria ter seus direitos políticos cassados


    NESTOR

    2020-09-08 19:06:37

    esse país está podre!! a promiscuidade está em todos os lugares. Justiça, política, polícia e milicianos....todos no mesmo balaio...


    Ivan

    2020-09-08 18:43:56

    Quanta sujeira


    Lilian

    2020-09-08 18:15:04

    E a corrupta conta orgulhosa de seu envolvimento com o namorado corrupto. E ela aceitou a medalha. Esse país me enche de orgulho!


    Jorge

    2020-09-08 15:07:17

    CADÊ OS DEPUTADOS QUE FAZIAM PARTE DA LISTA INICIAL?????????????????????


    Heloisa

    2020-09-08 14:29:17

    Puxa-se uma pena... sai um galinheiro inteiro, com galo, galinha e a ninhada toda!!!


    Arnaldo

    2020-09-08 13:57:23

    Que triste país! Enqto vemos essa foto ficamos mais enojados com a pronta condenação a Dellagnol! Que desonra pra justiça brasileira!


    Oswaldo

    2020-09-08 12:17:54

    Cada vez mais vergonhoso esse caso das rachadinhas e Flávio Bolsonaro



    Notícias relacionadas

    Luiz Fux acata tese das defesas sobre "data dumping"

    Luiz Fux acata tese das defesas sobre "data dumping"

    Redação Crusoé
    10.09.2025 10:55 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Luiz Fux: "Não compete ao STF fazer um juízo político"

    Luiz Fux: "Não compete ao STF fazer um juízo político"

    Redação Crusoé
    10.09.2025 09:52 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Trump pressiona Kennedy Jr. a moderar discurso antivacina

    Trump pressiona Kennedy Jr. a moderar discurso antivacina

    José Inácio Pilar
    10.09.2025 08:28 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    "Alguém imagina que um cartão ou Mickey vão mudar o julgamento?"

    "Alguém imagina que um cartão ou Mickey vão mudar o julgamento?"

    Redação Crusoé
    09.09.2025 17:24 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso