Crusoé
22.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Comprova: É falso que Biden tenha convocado Congresso por falas de Lula em apoio à Venezuela

É falso que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tenha convocado o Congresso para discutir sanções ao Brasil após falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em apoio à Venezuela. Até o momento, não há nenhum registro de um posicionamento oficial da Casa Branca em relação às declarações do petista. Conteúdo investigado:...

avatar
Projeto COMPROVA
7 minutos de leitura 01.06.2023 16:08 comentários 3
Comprova: É falso que Biden tenha convocado Congresso por falas de Lula em apoio à Venezuela
Reprodução - Projeto Comprova
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

É falso que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tenha convocado o Congresso para discutir sanções ao Brasil após falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em apoio à Venezuela. Até o momento, não há nenhum registro de um posicionamento oficial da Casa Branca em relação às declarações do petista.

Conteúdo investigado: Postagens segundo as quais o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convocou o Congresso para impor sanções ao Brasil após as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a situação da Venezuela.

Onde foi publicado: TikTok.

Conclusão do Comprova: É falso que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tenha convocado o Congresso para discutir a imposição de sanções ao Brasil após as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o cenário político venezuelano.

Nesta segunda-feira (29), Lula recebeu o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto. Em um pronunciamento, Lula disse que o autoritarismo no país vizinho seria apenas uma “narrativa” e atribuiu os problemas socioeconômicos da Venezuela apenas às sanções impostas pelos Estados Unidos, cuja existência seria “inexplicável”, segundo ele.

“É culpa dos Estados Unidos, que fizeram um bloqueio extremamente exagerado. Eu sempre acho que bloqueio é pior do que a guerra, porque a guerra mata soldados em batalha. O bloqueio mata crianças, mulheres, pessoas que não têm nada a ver com a disputa ideológica em jogo”, afirmou Lula.

Os comentários do brasileiro foram rebatidos pelos presidentes do Uruguai e do Chile, mas não há no noticiário, seja no Brasil ou nos Estados Unidos, qualquer registro de um posicionamento oficial da Casa Branca ou do Congresso norte-americano em relação às declarações de Lula.

Se houvesse, este seria um fato de extrema importância e estaria estampado nos noticiários tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos, o que não é o caso. Um dos vídeos investigados chega a inventar uma declaração de Biden, segundo a qual ele teria dito que “não perdoaria” as declarações de Lula. Não há nenhum registro dessa suposta afirmação.

O Comprova entrou em contato com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, mas não obteve resposta até o encerramento desta verificação.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e tenha sido divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até o dia 1º de junho, os vídeos publicados no TikTok já somavam mais de 500 mil visualizações e 22 mil curtidas.

Como verificamos: Primeiramente, buscamos notícias sobre o discurso de Lula após o encontro com Maduro no Palácio do Planalto, em Brasília. A pesquisa retornou reportagens que noticiaram o evento e as declarações feitas pelo presidente brasileiro em relação às sanções internacionais ao regime ditatorial do país vizinho.

Em sequência, entramos em contato com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e buscamos o posicionamento da Casa Branca sobre as falas de Lula. Por meio das palavras-chave “Biden”, “Congresso”, “Brasil” e “Venezuela”, pesquisamos por notícias que informassem uma suposta convocação do Congresso norte-americano para impor sanções ao Brasil. A pesquisa também foi feita inglês, com intuito de buscar informações em noticiários locais. No entanto, não encontramos nenhum registro em veículos de imprensa nacionais e/ou internacionais.

Declarações de Lula sobre a Venezuela

Nicolás Maduro chegou ao Brasil na noite de domingo (28) para participar da cúpula dos países sul-americanos, realizada nesta terça-feira (30), em Brasília. Maduro não vinha ao Brasil desde 2015, quando a presidente era Dilma Rousseff (PT).

Na segunda-feira (29), Lula recebeu Maduro no Palácio do Planalto, onde tiveram uma reunião privada. Em sequência, os líderes realizaram um encontro ampliado com membros da comitiva venezuelana e do governo brasileiro. Em discurso, o petista condenou as sanções contra o país vizinho e afirmou que a Venezuela precisa divulgar sua própria “narrativa” como contraponto ao que ele chamou de “narrativas” construídas por opositores no cenário internacional.

Lula ainda disse que os “adversários” terão que “pedir desculpa pelo estrago que fizeram na Venezuela”. O chefe do Executivo também criticou o preconceito contra o país vizinho e afirmou que o distanciamento entre as duas nações ocorreu por “ignorância, contingências políticas e equívocos”.

Durante a reunião, Maduro reclamou de perseguição e afirmou que o país sofreu ameaças de invasão militar dos Estados Unidos. O chavista também disse que pediria aos demais presidentes sul-americanos “a suspensão de todas as sanções e todas as medidas coercitivas contra a Venezuela e contra os países que sofrem esse tipo de sanção” no continente.

Sanções ao governo de Nicolás Maduro

Em 2017, o governo dos Estados Unidos impôs sanções econômicas diretas contra Maduro, entre elas o congelamento de ativos sob jurisdição americana. A medida foi anunciada pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos um dia após a eleição da Assembleia Nacional Constituinte na Venezuela. Já em 2018, o Departamento anunciou novas sanções contra a cúpula do regime chavista. A punição incluía Cilia Flores, primeira-dama do país, e a vice-presidente Delcy Rodríguez.

Desde que Biden assumiu a presidência do país, Washington vem sinalizando uma possibilidade de reaproximação com a Venezuela em troca de uma abertura democrática. Em maio deste ano, em entrevista exclusiva ao Estadão, o secretário do Departamento de Estado, Brian A. Nichols, afirmou que a Casa Branca está disposta a rever a política de sanções se o chavista normalizar o processo eleitoral no país.

Em 2022, os Estados Unidos retiraram parcialmente sanções ao país latino-americano para promover um diálogo político. O governo norte-americano voltou a permitir, por exemplo, que a petroleira americana Chevron negociasse com a estatal venezuelana PDVSA. De acordo com a imprensa local, os Estados Unidos também afirmaram que iriam retirar de sua lista de sanções Carlos Erik Malpica Flores, sobrinho da primeira-dama da Venezuela e ex-funcionário do alto escalão da PDVSA.

O que diz o responsável pela publicação: O Comprova entrou em contato com o perfil @isac.faris por meio do Instagram no dia 31 de maio. Até a conclusão desta checagem, não recebeu retorno.

O que podemos aprender com esta verificação: A peça de desinformação utiliza um fato recente e amplamente noticiado – o encontro de Lula com Nicolás Maduro – para inventar uma alegação alarmante e sem base factual.

Sempre desconfie quando o responsável pela autoria do conteúdo fizer uma acusação sem citar fontes. Faça uma busca no Google por palavras-chave relacionadas ao tema e procure resultados em veículos de comunicação profissionais. Se o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realmente tivesse convocado o Congresso para discutir sanções ao Brasil, a informação certamente seria destacada em diversos jornais do país.

Por que investigamos: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: Em 2022, o Comprova checou uma suposta notícia do G1 sobre uma fala de Lula em apoio à Venezuela durante a campanha presidencial.

Recentemente, também verificou conteúdos falsos relacionados ao presidente da República, como o boato de que Lula reconduziu Nestor Cerveró ao cargo que ocupava na diretoria da Petrobras e o suposto projeto do governo federal para implementação de banheiros unissex no país.

Diários

A versão do diretor-geral da PF sobre o caso Ramagem

Redação Crusoé Visualizar

"Apreensões de navios comerciais são inaceitáveis”, diz OMI

Redação Crusoé Visualizar

Quem será o candidato do PL ao Senado por SP?

Redação Crusoé Visualizar

Deputado cobra informações de ministros sobre expulsão de delegado da PF

Guilherme Resck Visualizar

Rússia já perdeu 1,3 milhão de soldados na guerra, diz Ucrânia

Redação Crusoé Visualizar

Israel acusa Hezbollah de violar cessar-fogo

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A condição do Irã para retomar negociações com os EUA

A condição do Irã para retomar negociações com os EUA

Visualizar notícia
A neutralidade ambígua da China na guerra Irã-EUA

A neutralidade ambígua da China na guerra Irã-EUA

Visualizar notícia
A última rodada

A última rodada

Visualizar notícia
Aprovação de Trump atinge pior nível em meio à guerra com Irã

Aprovação de Trump atinge pior nível em meio à guerra com Irã

Visualizar notícia
Carlos Bolsonaro anuncia fiscalização de apoio a Flávio no PL

Carlos Bolsonaro anuncia fiscalização de apoio a Flávio no PL

Visualizar notícia
Deputados pedem convocação de diretor da PF para explicar expulsão de delegado

Deputados pedem convocação de diretor da PF para explicar expulsão de delegado

Visualizar notícia
Ex-marqueteiro de Lula alerta para "fogo amigo"

Ex-marqueteiro de Lula alerta para "fogo amigo"

Visualizar notícia
Gilmarlândia

Gilmarlândia

Visualizar notícia
Jornal americano aponta PCC como “potência global de cocaína”

Jornal americano aponta PCC como “potência global de cocaína”

Visualizar notícia
O aperto de mãos da discórdia de Carlos Bolsonaro

O aperto de mãos da discórdia de Carlos Bolsonaro

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Comprova

desinformação

Fake news

Joe Biden

Lula

Nicolás Maduro

Projeto Comprova

Venezuela

< Notícia Anterior

Evo Morales compara Boric a Trump após fala sobre Venezuela

01.06.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Trump sabia que guardava documentos confidenciais após sair da Presidência

01.06.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Projeto COMPROVA

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (3)

José

2023-06-02 05:22:40

Cruzué agora é departamento de checagem de governo do ladrão. Eu pago para ler essa merda.


Odete6

2023-06-01 21:13:20

Ãnrrhâm... os EUA inteiros não dormem à noite de tanta ""preocupação"" com os grunhidos imbecilóides de um perfeito idiota sul americano. Com certeza, né mesmo?!


ANTONIO

2023-06-01 18:28:50

Lula disse que seu enviado especial à Venezuela não constatou nada demais no pais que está vivendo uma plena democracia, assim também ele não viu nada demais na Ucrânia devastada pelos bombardeios russos. Haja boa vontade para com os companheiros!


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (3)

José

2023-06-02 05:22:40

Cruzué agora é departamento de checagem de governo do ladrão. Eu pago para ler essa merda.


Odete6

2023-06-01 21:13:20

Ãnrrhâm... os EUA inteiros não dormem à noite de tanta ""preocupação"" com os grunhidos imbecilóides de um perfeito idiota sul americano. Com certeza, né mesmo?!


ANTONIO

2023-06-01 18:28:50

Lula disse que seu enviado especial à Venezuela não constatou nada demais no pais que está vivendo uma plena democracia, assim também ele não viu nada demais na Ucrânia devastada pelos bombardeios russos. Haja boa vontade para com os companheiros!



Notícias relacionadas

A versão do diretor-geral da PF sobre o caso Ramagem

A versão do diretor-geral da PF sobre o caso Ramagem

Redação Crusoé
22.04.2026 15:42 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Apreensões de navios comerciais são inaceitáveis”, diz OMI

"Apreensões de navios comerciais são inaceitáveis”, diz OMI

Redação Crusoé
22.04.2026 15:33 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Quem será o candidato do PL ao Senado por SP?

Quem será o candidato do PL ao Senado por SP?

Redação Crusoé
22.04.2026 14:50 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Deputado cobra informações de ministros sobre expulsão de delegado da PF

Deputado cobra informações de ministros sobre expulsão de delegado da PF

Guilherme Resck
22.04.2026 13:51 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Dinheiro no bolso: calendário da 2ª parcela do 13º do INSS é divulgado

Dinheiro no bolso: calendário da 2ª parcela do 13º do INSS é divulgado

Visualizar notícia
Entraram em vigor nessa quarta-feira as novas regras que ampliam o alcance do Minha Casa, Minha Vida

Entraram em vigor nessa quarta-feira as novas regras que ampliam o alcance do Minha Casa, Minha Vida

Visualizar notícia
Combustível do futuro: Brasil receberá investimento de R$ 12 bilhões para produção de hidrogênio verde

Combustível do futuro: Brasil receberá investimento de R$ 12 bilhões para produção de hidrogênio verde

Visualizar notícia
Adeus, Leão! Idosos com essa idade não precisam mais declarar imposto de renda

Adeus, Leão! Idosos com essa idade não precisam mais declarar imposto de renda

Visualizar notícia
Sorteio da Mega-Sena transferido: saiba a nova data e de quanto será o prêmio

Sorteio da Mega-Sena transferido: saiba a nova data e de quanto será o prêmio

Visualizar notícia
No mercado! Ilha privativa com aeroporto, mata atlântica e quase 300 mil m² está à venda

No mercado! Ilha privativa com aeroporto, mata atlântica e quase 300 mil m² está à venda

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso