Reprodução

Como Vladimir Putin lucra na geopolítica do gás natural

10.10.21 18:37

O preço do gás natural, em megawatts/hora, subiu de 60 dólares em setembro para 112 dólares na última semana. O reajuste decorreu de uma combinação de fatores, que incluem o aumento da demanda por energia nos países que vacinaram a maior parte da população e problemas com o fornecimento.

A demanda por energia está crescendo muito rapidamente, e a oferta não tem acompanhado esse ritmo. Além do mais, toda vez que um governante, no intuito de fazer uma transição energética, fecha uma usina nuclear, a óleo ou a carvão, piora ainda mais esse quadro e causa uma explosão nos preços”, diz Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, o CBIE. “Um dos que mais estão comemorando isso é (o presidente da Rússia) Vladimir Putin (foto), que fornece 40% do gás natural usado na União Europeia”, acrescenta.

O aumento no valor do gás natural fez com que fábricas interrompessem a produção e deixou os europeus preocupados com a proximidade do inverno, uma vez que o gás natural é usado para o aquecimento das casas e escritórios.

Para Putin, que fez 69 anos na quinta-feira, 7, a elevação no preço foi um presente de aniversário, pois o ajuda a projetar seu poder no exterior e conter as críticas de americanos e europeus.

Na quarta-feira, 6, o presidente da Rússia foi à televisão criticar o que chamou de “frenesi especulativo” e dizer que o país cumprirá os contratos de fornecimento de gás natural para a Europa.

A mensagem foi interpretada como uma pressão para que os europeus aprovem o gasoduto Nord Stream 2. Com 1.230 quilômetros, a obra acabou de ser concluída, passa pelo fundo do Mar Báltico e entrega o gás na Alemanha.

O Parlamento Europeu, a Polônia e os Estados Unidos faziam oposição ao gasoduto, temendo que o Kremlin usasse a obra para chantagear os países europeus e atenuar as sanções impostas contra o país após a invasão da Ucrânia, em 2014. Com os europeus mais dependentes do gás natural russo, será difícil evitar essa situação.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sonho do ídolo do Bozobosta, topete Laranja e do próprio babador de ovo do Trump , o corno do Bozo , é ser igual ao Putin , Ditador disfarçado !!!falta aos dois uma coisa só??? Inteligência e Trabalho, são muito Vagabundo e Ladrao!!!E os Filhos são Deslumbrados!!!

    1. Quanta bobagem. Na verdade, o Brasil dominado com quadrilhas de políticos, verdadeiros bandidos, e em todas agremiações partidárias, não tem salvação. somente uma reforma da Constituição e talvez acabando com Senado, diminuindo o número de deputados, câmaras municipais sem remuneração, apenas uma ajuda de custo básica, quem sabe haveria uma esperança para o Brasil como uma nação. Só para lembrar, acabar com os partidos nanicos, verdadeiras máfias.

  2. Com a Europa cada vez mais russófila, Putin não vai precisar fazer nada para que os europeus fiquem de 4 para a Rússia, eles farão automaticamente

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO