Como canais bolsonaristas têm driblado o bloqueio da monetização pelo TSE
Dois meses depois da decisão do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão, de determinar a suspensão da monetização de canais e perfis bolsonaristas, os aliados e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro arrumaram um jeitinho de driblar a determinação do Tribunal Superior Eleitoral e manter o financiamento de suas atividades. O blogueiro bolsonarista Oswaldo...
Dois meses depois da decisão do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão, de determinar a suspensão da monetização de canais e perfis bolsonaristas, os aliados e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro arrumaram um jeitinho de driblar a determinação do Tribunal Superior Eleitoral e manter o financiamento de suas atividades.
O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, por exemplo, criou canais alternativos para receber recursos por meio de pix e transferências bancárias -- há formas até de realizar doações em euros e em dólares. Com suas redes sociais bloqueadas, ele costuma pedir doações em lives realizadas em canais de aliados e amigos.
O site Folha Política, outro atingido pelo bloqueio determinado pelo TSE, também garante recursos por meio de doações. “Ajude a Folha Política a continuar trazendo informações de verdade”, diz o apelo estampado na página do YouTube, ao lado de um código QR Code, que possibilita transferências por pix. A página costumava lucrar por cliques em vídeos de divulgação da rotina de Jair Bolsonaro.
Conhecido canal de divulgação de notícias falsas, o Jornal da Cidade Online também recorreu a vaquinhas para conseguir se manter. “Em tempos de ‘censura’, precisamos da ajuda do nosso leitor. Ajude o Jornal da Cidade Online a continuar o seu trabalho árduo em defesa da verdade”, afirmam os responsáveis pelo site bolsonarista.
O blogueiro Allan dos Santos, conhecido como Allan Terça Livre (foto), lançou até um sistema para que pessoas deem assinaturas de presente a amigos e conhecidos. O discurso para atrair assinantes é de cunho ideológico. “A esquerda, há muitas décadas, conta com fortunas bilionárias, apoio de potências nucleares e com a ajuda de uma classe política, artística e jornalística que, ao invés de cumprir o seu papel de estar ao lado do povo, conspira contra o povo. Nós do Terça Livre e os conservadores de modo geral só temos uns aos outros e é por isso que estamos vencendo”, argumenta Allan, ao passar o chapéu.
Os canais tiveram os recursos bloqueados pelo TSE depois que foram acusados de espalhar notícias falsas, em especial as fake news que questionaram a segurança e a confiabilidade das urnas eletrônicas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
EDISON
2021-10-18 22:44:27Encerrando minha assinatura. A Crusoé tomou partido e deixou de informar com isenção. Lamentável.
Sergio
2021-10-17 21:42:41Depois que o malandro sente a facilidade em ganhar dinheiro de otários pedindo grana em rede social e quetais, obviamente não vai querer largar fácil o filé...
Sergio
2021-10-17 21:42:41Depois que o malandro sente a facilidade em ganhar dinheiro de otários pedindo grana em rede social e quetais, obviamente não vai querer largar fácil o filé...
Eduardo Camargo de Carvalho
2021-10-16 22:07:42Bolsonaro não se elege nem para presidente do vaso sanitário onde ele chora e a Micheque não vê!
Norberto Chamma
2021-10-16 20:53:11Quem não tem cão caça com gato kkk
Nyco
2021-10-16 14:13:03A bandidagem esquerdopata invadem e depredam a bolsa de valores, a sede da Aprosoja, ameaçam de morte diariamente o PR., e quem paga o pato são os blogueiros, jornalistas, políticos e até caminhoneiro de direita. Isto é o início do fim da democracia, do livre pensamento e da liberdade. __ Por isso eu sentencio: MITO 2022, a última TRINCHEIRA contra o comunismo, o globalismo, o politicamente INcorreto e a nova DESordem mundial.
Janb
2021-10-16 13:55:33Com a palavra o STF, a Polícia e quem mais for da Justiça verdadeira e não a de fachada.
Ricardo
2021-10-16 13:34:53kkkkkk estao com inveja! kkkk informaçoes verdadeiras, diferente de voces! toma! e vai piorar pra voces! kkkk não duram até 22
PAULO
2021-10-16 11:34:03O conservadorismo no Brasil transcendeu p/ o autoritarismo, em virtude das personagens que encabeçam aqui o debate. Qual é a qualidade intelectual de um sujeito como Eduardo Bolsonaro ou Carlos Bolsonaro? Não tem qualidade alguma. Então eles buscam impor a sua visão de mundo, pois medem às questões com as suas réguas. São descrentes no ser humano e em suas potencialidades. O outro lado disso é o mero business. Assim como às igrejas bolsonaristas, esse posicionamento gera lucro. Moro 🇧🇷.
Maria
2021-10-16 10:42:21Vivi para ver jornalistas perseguindo jornalistas?