Crusoé
16.12.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Como a candidatura de Jeanine Añez altera a disputa na Bolívia

    A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez (foto), anunciou em janeiro que disputará a eleição presidencial no dia 3 de maio. Apesar de ter sido uma senadora sem muita projeção, Añez ganhou fama e poder ao assumir a presidência com a renúncia de Evo Morales em novembro do ano passado. Nas últimas eleições, o partido...

    Redação Crusoé
    2 minutos de leitura 02.02.2020 13:03 comentários 10
    Jeanine Añez selfie Bolívia
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez (foto), anunciou em janeiro que disputará a eleição presidencial no dia 3 de maio. Apesar de ter sido uma senadora sem muita projeção, Añez ganhou fama e poder ao assumir a presidência com a renúncia de Evo Morales em novembro do ano passado.

    Nas últimas eleições, o partido de Añez, o Unidade Democrática, concorreu com o candidato Rubén Costas, governador de Santa Cruz, e teve apenas 4% dos votos. Añez agora liderará uma coalizão chamada Juntos, que nas pesquisas de opinião aparece entre 25% e 30%.

    Com a entrada da presidente interina Añez na disputa, os votos devem se dividir em três grandes blocos. Além da coalizão Juntos da presidente, haverá o bloco  do Movimento ao Socialismo (MAS), partido criado por Morales, e o bloco de Carlos Mesa, que disputou o segundo turno em outubro do ano passado.

    "Añez apareceu como um salva-vidas para seu partido, que agora poderá até chegar ao segundo turno. Mas o partido sequer tinha proposto seu nome: ela é candidata porque é a presidente", diz o cientista político boliviano Carlos Cordero. "Não acho que Añez ganhará as eleições, porque haverá muitas críticas por causa do uso de recursos do estado na campanha, mas certamente ela melhorará o desempenho de sua agrupação nas urnas."

    Diários

    Governo Trump firma acordo de segurança com o Paraguai

    Redação Crusoé Visualizar

    Governo Boric protesta após Petro chamar Kast de "nazista"

    Redação Crusoé Visualizar

    O xadrez 4D da renúncia de Carla Zambelli

    Duda Teixeira Visualizar

    Governadores celebram Kast no Chile: "Que o Brasil siga seu exemplo"

    Redação Crusoé Visualizar

    UE prorroga sanções contra ditadura de Maduro

    Redação Crusoé Visualizar

    O liberalismo de Kast e Milei contra o estatismo de Lula

    Duda Teixeira Visualizar

    Mais Lidas

    A jogada bolsonarista para salvar o PL da Dosimetria no Senado

    A jogada bolsonarista para salvar o PL da Dosimetria no Senado

    Visualizar notícia
    Carnaval de Lula na mira da Câmara

    Carnaval de Lula na mira da Câmara

    Visualizar notícia
    Haddad defende "reinvenção" dos Correios

    Haddad defende "reinvenção" dos Correios

    Visualizar notícia
    Mainardi não vai para o céu

    Mainardi não vai para o céu

    Visualizar notícia
    Milei exalta Kast: "A esquerda retrocede, a liberdade avança"

    Milei exalta Kast: "A esquerda retrocede, a liberdade avança"

    Visualizar notícia
    O liberalismo de Kast e Milei contra o estatismo de Lula

    O liberalismo de Kast e Milei contra o estatismo de Lula

    Visualizar notícia
    O plano Jair livre

    O plano Jair livre

    Visualizar notícia
    Os números do protesto contra o PL da Dosimetria

    Os números do protesto contra o PL da Dosimetria

    Visualizar notícia
    Problema supremo

    Problema supremo

    Visualizar notícia
    Quem está por trás do filme Dark Horse, sobre Jair Bolsonaro

    Quem está por trás do filme Dark Horse, sobre Jair Bolsonaro

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    América Latina

    Bolívia

    Carlos Mesa

    eleições

    Evo Morales

    Jeanine Añez

    Rubén Costas

    Tuto Quiroga

    < Notícia Anterior

    Greenfield já denunciou 156 pessoas e deve recuperar R$ 11,7 bilhões

    02.02.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Governo falha na demarcação de terrenos e na cobrança de taxas de ocupação, diz CGU

    02.02.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Redação Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Uira

    2020-02-10 21:16:37

    Quanto mais INCHADO O ESTADO, menor a EFICIÊNCIA DELE. Qq CIDADÃO MINIMAMENTE ATENTO sabe perceber um ESTADO GULOSO, que COBRA CARO e OFERECE POUCO. Haja vista o ESTADO VENEZUELANO. O que deveria VALER na AVALIAÇÃO DO ESTADO é a RELAÇÃO CUSTO/RETORNO ([CARGA TRIBUTÁRIA]/[NÍVEL DE SERVIÇOS]). Portanto, Añez tem condições de MONTAR UMA PLATAFORMA HÍBRIDA que não coloque o ESTADO como AGENTE DA BONDADE INFINITA, mas que tb não o TRANSFORME NO VILÃO SUPREMO.


    Uira

    2020-02-10 21:11:19

    Este ELEITOR não que MAIS ESTADO, ele quer MENOS ESTADO e MAIS SERVIÇO, pq a PRESENÇA OSTENSIVA DO ESTADO na VIDA DO CIDADÃO não IMPLICA LOGICAMENTE MELHORES SERVIÇOS. Se um ESTADO gasta 500 BILHÕES DE DÓLARES e oferece o MESMO NÍVEL DE SERVIÇOS para o MESMO CONTINGENTE POPULACIONAL que um ESTADO que gasta 250 BILHÕES DE DÓLARES, qual dos dois é MELHOR: o ESTADO MAIOR ou o MENOR. Tamanho do ESTADO é INVERSAMENTE PROPORCIONAL ao NÍVEL DE SERVIÇOS OFERECIDO.


    Uira

    2020-02-10 21:07:44

    A BASE que Evo ainda SUSTENTA é TEORICAMENTE ALTAMENTE FIEL a ele e o CUSTO de COOPTÁ-LA seria MAIOR, mas ela é MINORITÁRIA e todo o RESTANTE DO ELEITORADO está em busca de uma ALTERNATIVA a Evo. Ou seja, o ELEITORADO-ALVO de Añez estaria situado justamente FORA DO ELEITORADO MAIS FISIOLÓGICO, ou seja, que não vê nas POLÍTICAS SOCIAIS e PÚBLICAS um DIFERENCIAL, mas o MÍNIMO que qq CANDIDATO deveria oferecer, sendo que a TRANSPARÊNCIA é um DIFERENCIAL.


    Uira

    2020-02-10 21:00:32

    Qual é a BASE POPULAR de Maduro? Ele se SEGURA MAIS devido à MÃO DE FERRO com que ele e seus ASSECLAS COMANDAM o país, do que devido a uma BASE POPULAR SÓLIDA. Se os POBRES e MISERÁVEIS tivessem qq CONDIÇÃO de tirar Maduro do PODER, ele não estaria no COMANDO DA VENEZUELA. Nisto Evo Morales apresenta um DIFERENCIAL em relação a Maduro, ele não ALIENOU inteiramente sua BASE POPULAR, mas seu APEGO AO CARGO cobrou o PREÇO na forma de DESGASTE e REDUÇÃO DO CAPITAL POLÍTICO.


    Uira

    2020-02-10 20:52:10

    Mas uma das QUESTÕES de quem está na MÁQUINA ter que TRAPACEAR para GANHAR AS ELEIÇÕES é pq RETORNOS DECRESCENTES explicariam a NECESSIDADE de se GASTAR MAIS para se COOPTAR os SEGMENTOS DE RENDA SUPERIORES. Que é BASICAMENTE a ESTRATÉGIA de MADURO na VENEZUELA, só ter a MÁQUINA não era mais o SUFICIENTE para ele GANHAR AS ELEIÇÕES, ele tinha que TRAPACEAR enquanto usava o GROSSO DO DINHEIRO DO ESTADO para COOPTAR as ELITES DO PAÍS.


    Uira

    2020-02-10 20:43:28

    CORRUPÇÃO depende de se ter a CHAVE DO COFRE, se ela era OPOSIÇÃO, isto já se torna MAIS DISTANTE. Portanto, a POSIÇÃO ESTRATÉGICA dela é EXCELENTE, se ela conseguir trabalhar nos DIFERENCIAIS e nas ESPECIFICIDADES DE CADA ELEITOR, ela COMBINARÁ o PODER DA MÁQUINA com os ANSEIOS dos ELEITORES MAIS EXIGENTES, tendo uma BASE MAIS DIVERSIFICADA. A BASE de Evo é COESA, mas o que a UNE é a PRECARIEDADE e a DEPENDÊNCIA.


    Uira

    2020-02-10 20:40:07

    Ela estar a POUCO TEMPO NA PRESIDÊNCIA pode ser UTILIZADO COMO DIFERENCIAL, pois PERMITE que ela se VENDA como ALGUÉM com o CONHECIMENTO e as COMPETÊNCIAS para PRESIDIR O PAÍS, mas que devido ao POUCO TEMPO, não está CONTAMINADA pela CORRUPÇÃO. Ou seja, ela é CAPAZ DE OFERECER O MÍNIMO, mas por estar a POUCO TEMPO NA MÁQUINA, não se tornou RADIOATIVA em decorrência de ACUSAÇÕES POR CORRUPÇÃO. Considerando que ela estava no ESPECTRO OPOSTO ao de Evo, a ASSOCIAÇÃO dela com CORRUPÇÃO é improvável.


    Uira

    2020-02-10 20:36:46

    Ou seja, SOMANDO A VANTAGEM DE ESTAR SENTADA NA MÁQUINA com o PODER DAS REDES SOCIAIS, ela pode ATRAIR tanto o ELEITORADO MAIS FISIOLÓGICO quanto o ELEITOR MAIS "REFINADO", que deseja MAIS DO QUE O BÁSICO e o MÍNIMO, que não quer ser DEPENDENTE DO ESTADO, mas ter neste o SUPORTE e o COLCHÃO para ter CONDIÇÕES DE CORRER RISCOS, mas sem que isto IMPLIQUE que ele está SUJEITO A PERDER TUDO e cair na MISÉRIA e na POBREZA.


    Uira

    2020-02-10 20:30:21

    Isto é, por já estar SENTADA NA MÁQUINA, Añez tem CONDIÇÕES de se VENDER COMO ALGUÉM CAPAZ DE OFERECER O MÍNIMO, mas neste CAMPO a CONCORRÊNCIA é PESADA, sobretudo pq Morales ainda LEVA VANTAGEM nele. Para se DIFERENCIAR, ela tem que ser CAPAZ de DEMONSTRAR a AQUELES ELEITORES que desejam mais do que o BÁSICO e o MÍNIMO que ela é CAPAZ disto. Este é o CAMPO onde Morales e outros POLÍTICOS POPULISTAS teriam MAIS DIFICULDADES e ela poderia NAVEGAR DE BRAÇADA.


    Uira

    2020-02-10 20:22:18

    Portanto, só OFERECER O MÍNIMO é o SUFICIENTE para um CANDIDATO hj? A COMUNICAÇÃO DE MASSA é CAPAZ de ENDEREÇAR os ELEMENTOS DISTINTIVOS de cada ELEITOR? Além disto, a COMUNICAÇÃO DE MASSA não deixa o CANDIDATO mai DISTANTE do ELEITOR, colocando todos eles no MESMO SACO? Isto não significa que a COMUNICAÇÃO DE MASSA não tenha IMPORTÂNCIA, como dito, é NECESSÁRIO oferecer MAIS do que o BÁSICO. Isto significa que o BÁSICO ainda deve ser OFERECIDO, mas não só ele.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Uira

    2020-02-10 21:16:37

    Quanto mais INCHADO O ESTADO, menor a EFICIÊNCIA DELE. Qq CIDADÃO MINIMAMENTE ATENTO sabe perceber um ESTADO GULOSO, que COBRA CARO e OFERECE POUCO. Haja vista o ESTADO VENEZUELANO. O que deveria VALER na AVALIAÇÃO DO ESTADO é a RELAÇÃO CUSTO/RETORNO ([CARGA TRIBUTÁRIA]/[NÍVEL DE SERVIÇOS]). Portanto, Añez tem condições de MONTAR UMA PLATAFORMA HÍBRIDA que não coloque o ESTADO como AGENTE DA BONDADE INFINITA, mas que tb não o TRANSFORME NO VILÃO SUPREMO.


    Uira

    2020-02-10 21:11:19

    Este ELEITOR não que MAIS ESTADO, ele quer MENOS ESTADO e MAIS SERVIÇO, pq a PRESENÇA OSTENSIVA DO ESTADO na VIDA DO CIDADÃO não IMPLICA LOGICAMENTE MELHORES SERVIÇOS. Se um ESTADO gasta 500 BILHÕES DE DÓLARES e oferece o MESMO NÍVEL DE SERVIÇOS para o MESMO CONTINGENTE POPULACIONAL que um ESTADO que gasta 250 BILHÕES DE DÓLARES, qual dos dois é MELHOR: o ESTADO MAIOR ou o MENOR. Tamanho do ESTADO é INVERSAMENTE PROPORCIONAL ao NÍVEL DE SERVIÇOS OFERECIDO.


    Uira

    2020-02-10 21:07:44

    A BASE que Evo ainda SUSTENTA é TEORICAMENTE ALTAMENTE FIEL a ele e o CUSTO de COOPTÁ-LA seria MAIOR, mas ela é MINORITÁRIA e todo o RESTANTE DO ELEITORADO está em busca de uma ALTERNATIVA a Evo. Ou seja, o ELEITORADO-ALVO de Añez estaria situado justamente FORA DO ELEITORADO MAIS FISIOLÓGICO, ou seja, que não vê nas POLÍTICAS SOCIAIS e PÚBLICAS um DIFERENCIAL, mas o MÍNIMO que qq CANDIDATO deveria oferecer, sendo que a TRANSPARÊNCIA é um DIFERENCIAL.


    Uira

    2020-02-10 21:00:32

    Qual é a BASE POPULAR de Maduro? Ele se SEGURA MAIS devido à MÃO DE FERRO com que ele e seus ASSECLAS COMANDAM o país, do que devido a uma BASE POPULAR SÓLIDA. Se os POBRES e MISERÁVEIS tivessem qq CONDIÇÃO de tirar Maduro do PODER, ele não estaria no COMANDO DA VENEZUELA. Nisto Evo Morales apresenta um DIFERENCIAL em relação a Maduro, ele não ALIENOU inteiramente sua BASE POPULAR, mas seu APEGO AO CARGO cobrou o PREÇO na forma de DESGASTE e REDUÇÃO DO CAPITAL POLÍTICO.


    Uira

    2020-02-10 20:52:10

    Mas uma das QUESTÕES de quem está na MÁQUINA ter que TRAPACEAR para GANHAR AS ELEIÇÕES é pq RETORNOS DECRESCENTES explicariam a NECESSIDADE de se GASTAR MAIS para se COOPTAR os SEGMENTOS DE RENDA SUPERIORES. Que é BASICAMENTE a ESTRATÉGIA de MADURO na VENEZUELA, só ter a MÁQUINA não era mais o SUFICIENTE para ele GANHAR AS ELEIÇÕES, ele tinha que TRAPACEAR enquanto usava o GROSSO DO DINHEIRO DO ESTADO para COOPTAR as ELITES DO PAÍS.


    Uira

    2020-02-10 20:43:28

    CORRUPÇÃO depende de se ter a CHAVE DO COFRE, se ela era OPOSIÇÃO, isto já se torna MAIS DISTANTE. Portanto, a POSIÇÃO ESTRATÉGICA dela é EXCELENTE, se ela conseguir trabalhar nos DIFERENCIAIS e nas ESPECIFICIDADES DE CADA ELEITOR, ela COMBINARÁ o PODER DA MÁQUINA com os ANSEIOS dos ELEITORES MAIS EXIGENTES, tendo uma BASE MAIS DIVERSIFICADA. A BASE de Evo é COESA, mas o que a UNE é a PRECARIEDADE e a DEPENDÊNCIA.


    Uira

    2020-02-10 20:40:07

    Ela estar a POUCO TEMPO NA PRESIDÊNCIA pode ser UTILIZADO COMO DIFERENCIAL, pois PERMITE que ela se VENDA como ALGUÉM com o CONHECIMENTO e as COMPETÊNCIAS para PRESIDIR O PAÍS, mas que devido ao POUCO TEMPO, não está CONTAMINADA pela CORRUPÇÃO. Ou seja, ela é CAPAZ DE OFERECER O MÍNIMO, mas por estar a POUCO TEMPO NA MÁQUINA, não se tornou RADIOATIVA em decorrência de ACUSAÇÕES POR CORRUPÇÃO. Considerando que ela estava no ESPECTRO OPOSTO ao de Evo, a ASSOCIAÇÃO dela com CORRUPÇÃO é improvável.


    Uira

    2020-02-10 20:36:46

    Ou seja, SOMANDO A VANTAGEM DE ESTAR SENTADA NA MÁQUINA com o PODER DAS REDES SOCIAIS, ela pode ATRAIR tanto o ELEITORADO MAIS FISIOLÓGICO quanto o ELEITOR MAIS "REFINADO", que deseja MAIS DO QUE O BÁSICO e o MÍNIMO, que não quer ser DEPENDENTE DO ESTADO, mas ter neste o SUPORTE e o COLCHÃO para ter CONDIÇÕES DE CORRER RISCOS, mas sem que isto IMPLIQUE que ele está SUJEITO A PERDER TUDO e cair na MISÉRIA e na POBREZA.


    Uira

    2020-02-10 20:30:21

    Isto é, por já estar SENTADA NA MÁQUINA, Añez tem CONDIÇÕES de se VENDER COMO ALGUÉM CAPAZ DE OFERECER O MÍNIMO, mas neste CAMPO a CONCORRÊNCIA é PESADA, sobretudo pq Morales ainda LEVA VANTAGEM nele. Para se DIFERENCIAR, ela tem que ser CAPAZ de DEMONSTRAR a AQUELES ELEITORES que desejam mais do que o BÁSICO e o MÍNIMO que ela é CAPAZ disto. Este é o CAMPO onde Morales e outros POLÍTICOS POPULISTAS teriam MAIS DIFICULDADES e ela poderia NAVEGAR DE BRAÇADA.


    Uira

    2020-02-10 20:22:18

    Portanto, só OFERECER O MÍNIMO é o SUFICIENTE para um CANDIDATO hj? A COMUNICAÇÃO DE MASSA é CAPAZ de ENDEREÇAR os ELEMENTOS DISTINTIVOS de cada ELEITOR? Além disto, a COMUNICAÇÃO DE MASSA não deixa o CANDIDATO mai DISTANTE do ELEITOR, colocando todos eles no MESMO SACO? Isto não significa que a COMUNICAÇÃO DE MASSA não tenha IMPORTÂNCIA, como dito, é NECESSÁRIO oferecer MAIS do que o BÁSICO. Isto significa que o BÁSICO ainda deve ser OFERECIDO, mas não só ele.



    Notícias relacionadas

    Governo Trump firma acordo de segurança com o Paraguai

    Governo Trump firma acordo de segurança com o Paraguai

    Redação Crusoé
    15.12.2025 21:30 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Governo Boric protesta após Petro chamar Kast de "nazista"

    Governo Boric protesta após Petro chamar Kast de "nazista"

    Redação Crusoé
    15.12.2025 18:02 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    O xadrez 4D da renúncia de Carla Zambelli

    O xadrez 4D da renúncia de Carla Zambelli

    Duda Teixeira
    15.12.2025 17:36 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Governadores celebram Kast no Chile: "Que o Brasil siga seu exemplo"

    Governadores celebram Kast no Chile: "Que o Brasil siga seu exemplo"

    Redação Crusoé
    15.12.2025 16:13 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso