Começa mal a inteligência artificial de Lula
Segundo a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, o petista deseja evitar “vieses” com uma inteligência artificial de linguagem própria

A ministra Luciana Santos (foto), da Ciência e Tecnologia, voltou a falar nesta quarta-feira, 2, sobre a encomenda do presidente Lula (PT) para o desenvolvimento de uma inteligência artificial (IA) brasileira.
Durante a posse de Lisandro Zambenedetti Granville como diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, ela disse que o petista deseja uma IA com uma "linguagem própria" para evitar "vieses".
"Temos de ter nossa linguagem própria para evitar o que a gente vê no mundo, os vieses. E para poder adequar a nossa cultura, o nosso jeito de ser. Não dá para a inteligência artificial dizer que quem desenvolveu o avião foram os irmãos Wright e não o Santos Dumont, que é um brasileiro."
Ainda segundo a ministra, o avanço da inteligência artificial nacional é um "tema central" no governo.
Leia mais: Lula se ‘cansou’ da inteligência artificial
Começo ruim
A declaração de Luciana Santos indica que a inteligência artificial do governo Lula começa mal por querer aplicar um viés nacionalista a questões como o que foi o primeiro voo de avião da história.
Pioneiros na aviação dos Estados Unidos, os irmãos Wilbur e Orville Wright, os irmãos Wright, realizaram, em 17 de dezembro de 1903, o primeiro voo controlado, sustentado e motorizado de uma aeronave mais pesada que o ar, a Flyer I.
Santos Dumont, por sua vez, é celebrado por ter realizado o primeiro voo público e documentado de uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em 23 de outubro de 1906, três anos depois do voo realizado pelos irmãos Wright.
O voo de Santos Dumont foi homologado pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI) como o primeiro da história a cumprir critérios específicos, como decolar por meios próprios, sem assistência externa, além de ser amplamente testemunhado.
Realizado em segredo, com poucas testemunhas, o voo dos irmãos Wright utilizou uma espécie de trilho e vento favorável para decolar, o que alguns críticos argumentam não ser uma decolagem totalmente autônoma.
Um plano "ousado" do governo Lula
No segundo semestre de 2024, a pasta lançou um plano nacional, com diretrizes para o desenvolvimento dessa tecnologia.
O documento prevê investimentos de cerca de 23 bilhões de reais até 2028.
"Apresentamos um plano que é ousado, mas ao mesmo tempo factível. Estamos partindo da nossa capacidade instalada para dar passos", afirmou Luciana Santos nesta quarta.
Leia também: Preparem o bolso: vem aí a ‘AI-Bras’, Inteligência Artificial de Lula
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
MARCOS
2025-04-03 08:11:1623 bilhões de reais? Porra!! Vai ter grana pra todo o mundo petista.
F-35- Hellfire
2025-04-02 20:45:33Ter inteligência artificial (AI) é fácil, o difícil é ter inteligência natural e com ela governar e melhorar o país né Lula?