Combate à inflação deve ser cumprido 'rapidamente', diz Bolsonaro ao Mercosul
Jair Bolsonaro (foto) afirmou ao Mercosul nesta sexta-feira, 17, que o combate à inflação deve ser cumprido "rapidamente" e frisou que a tarefa "tem envolvido várias ferramentas de política econômica". O presidente da República discursou durante um encontro virtual que marcou a conclusão do comando temporário do bloco pelo Brasil. No breve pronunciamento, ao pregar...
Jair Bolsonaro (foto) afirmou ao Mercosul nesta sexta-feira, 17, que o combate à inflação deve ser cumprido "rapidamente" e frisou que a tarefa "tem envolvido várias ferramentas de política econômica". O presidente da República discursou durante um encontro virtual que marcou a conclusão do comando temporário do bloco pelo Brasil.
No breve pronunciamento, ao pregar uma ação célere, Bolsonaro disse que as pressões inflacionárias "ressurgiram" devido às restrições internacionais, ao isolamento social imposto no Brasil em decorrência da pandemia e à escassez de oferta mundial. "Precisamos proteger a capacidade de consumo, especialmente dos setores de mais baixa renda, o mais afetado pela pandemia", completou.
O presidente ainda lamentou a falta de consenso para a redução da Tarifa Externa Comum, tabela que serve para padronizar as alíquotas de importação entre os países membros do Mercosul. A mudança é pauta prioritária para o Brasil, que pretende abrir mais sua economia e, com isso, ajudar a controlar a inflação.
"Lamentamos que não tenhamos podido lograr acordo sobre esse tema neste semestre, a despeito dos esforços realizados pelo Brasil e de nossa disposição em aceitar redução inferior àquela que planejávamos inicialmente. Seguimos acreditando que essa redução beneficiará nossos setores privados e nossos cidadãos, e por essa razão o tema seguirá sendo prioritário em nossa agenda", prosseguiu.
Em outubro, o Brasil chegou a firmar acordo com a Argentina para a redução em 10% da tarifa, mas as negociações com Paraguai e Uruguai não prosperaram.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Otavio
2021-12-17 21:29:47É um piadista mesmo esse bolsonaro!
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-12-17 16:20:06não será tão simples pois temos uma inflação estrutural universal e bo nosso sextesomverua melhor com um grande projeto de reestruturação nacional impossível na nação dividida e que cometerá suicídio nas urnas qualquer seja o eleito de tão ruins e medíocres . os cães ladram se protegem e os idiotas engolirão as insanidades de sempre . não tem mais jeito o país começa a derreter e virar pó e nada mais nos salva só um milagre e Zeus é argentino.
Edvaldo
2021-12-17 14:47:58O jeito mais rápido de dominar a inflamação é o sociopata sair de cena.