Jefferson Rudy/Agência Senado

Com oitiva do empresário Danilo Trento, CPI retoma apurações sobre caso Precisa

23.09.21 10:09

A CPI da Covid vai ouvir o empresário Danilo Trento nesta quinta-feira, 23. Ele é acusado de participação no esquema fraudulento para a venda de 20 milhões de doses da vacina Covaxin ao Ministério da Saúde. A conexão empresarial entre Trento e o dono da Precisa Medicamentos, Francisco Maximiano, chamou a atenção dos senadores e o colocou no foco da comissão parlamentar de inquérito.

“Danilo é sócio da empresa Primarcial Holding e Participações, com sede em São Paulo no mesmo endereço da empresa Primares Holding e Participações, cujo sócio é o senhor Francisco Emerson Maximiano”, justificou o senador Randolfe Rodrigues, da Rede, vice-presidente da CPI da Covid. O parlamentar é autor do requerimento de convocação de Danilo Trento.

O empresário integrou uma comitiva de Maximiano que viajou à Índia para participar de tratativas com o laboratório Bharat Biotech. Parlamentares que integram a comissão parlamentar de inquérito acreditam que Trento também tem relações comerciais com Marcos Tolentino, apontado como dono da FIB Bank, empresa que deu as garantias contratuais para a compra da Covaxin.

A CPI da Covid já havia quebrado o sigilo de Danilo Trento. Entre as informações identificadas pelos técnicos que atuam no colegiado está um repasse de 630 mil da empresa 6M Participações, que é de Francisco Maximiano, ao empresário. Trento também recebeu 92 mil reais do dono da Precisa.

Nesta quarta-feira, 22, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, garantiu a Danilo Trento o direito de ser tratado como investigado e de não se autoincriminar no depoimento que prestará à CPI.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO