Com economia à beira do precipício, Bolívia quer censurar jornalistas
Filas de bolivianos enrolados em cobertores querendo comprar dólares começam a se formar ainda durante a noite, em La Paz. Mas quando os bancos abrem pela manhã, poucos têm algo a oferecer. O desespero dos bolivianos em comprar a moeda americana o é o resultado da política econômica que começou a ser implementada ainda durante...
Filas de bolivianos enrolados em cobertores querendo comprar dólares começam a se formar ainda durante a noite, em La Paz. Mas quando os bancos abrem pela manhã, poucos têm algo a oferecer.
O desespero dos bolivianos em comprar a moeda americana o é o resultado da política econômica que começou a ser implementada ainda durante o governo de Evo Morales.
Ao não investir no aumento da produção de gás natural, a Bolívia tornou-se, em abril do ano passado, um país que mais importa energia do que exporta. Essa situação fez com que as reservas internacionais de dólares minguassem.
O problema é que o governo do atual presidente Luis Arce Catacora (foto), do partido Movimento ao Socialismo, MAS, de Morales, precisa desses dólares para subsidiar a gasolina e manter uma taxa de câmbio fixo.
"Com as reservas internacionais se esgotando, o governo não terá como manter essas duas coisas, que são vistas pela população como as evidências de que a economia vai bem", diz o economista boliviano Hugo Marcelo Balderrama, da Universidade Privada do Vale, em Cochabamba.
A iminente crise financeira fez com que os governistas buscassem evitar críticas de jornalistas independentes. "O governo está preocupado com o efeito político que isso pode ter. Por isso, está buscando leis draconianas, incluindo tentativas de censurar a opinião de jornalistas", diz Balderrama.
Parlamentares do MAS enviaram um projeto de regulação das redes sociais e uma proposta que amplia de cinco anos para setes anos a prisão de jornalistas que difundam mensagens de "incitação ao racismo ou discriminação".
O temor é de que o governo do presidente Luis Arce Catacora use uma lei que pretensamente defende os direitos humanos para cercear a liberdade de expressão. Com a economia à beira do precipício, esse parecer ser o intento de Catacora, Morales e demais membros do MAS.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Maria
2023-04-13 17:41:21Qqr semelhança não é mera coincidência. Mais fácil calar a verdade do que resolver o problema.
Franco
2023-04-13 12:06:01É difícil fazer esse pedido . Nós temos milhares de analfabetos famintos. Por quê ajudar dilatados e dar amparo pros sofredores desles. Vamos ajudar só menos os nossos
Franco
2023-04-12 14:21:54Nos temos milhares de bolivianos analfabetos no Brasil. Mais recentemente milhares de venezuelanos perambulando pelas ruas de nossas cidades. Nossos pobres são menos pobres que esses irmãos humanos que esses vizinhos nos querem impor. NAO, NÃO, NAO. CUIDEM DELES VAGABUNDOS ESQUERDISTAS.
Franco
2023-04-12 14:09:21Chama o Lula, o Chico Buarque pra dar uma mãozinha. Desta vez, se roubar o Brasil, tomaremos essa terra de traficantes. Devolva a refinaria. Exército frouxo desta vez não vai ter.
Geovani Aliatti
2023-04-12 11:50:12O ciclo do socialismo/comunismo se repete: retórica anticapitalista, promessa de paraíso, quebra da economia, censura, ditadura... Agora só faltam os "intelectuais", "artistas", "influencers"... mugindo aos 4 ventos que este não é o verdadeiro socialismo/comunismo.