Com biometria e menos zonas eleitorais, Rio tem mais filas
Filas demoradas marcam a votação nas zonas eleitorais do Rio de Janeiro hoje. A diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Adriana Brandão, informou à Agência Estado que foram em consequência da diminuição do número de zonas eleitorais, por corte de custos. A diretora também descartou que o cadastro biométrico tenha relação com a demora....
Filas demoradas marcam a votação nas zonas eleitorais do Rio de Janeiro hoje. A diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Adriana Brandão, informou à Agência Estado que foram em consequência da diminuição do número de zonas eleitorais, por corte de custos.
A diretora também descartou que o cadastro biométrico tenha relação com a demora. Mas na prática, quem vai votar constata que a identificação pela impressão digital, antes de o eleitor seguir para a cabine, provoca sim um atraso.
No Rio, a Justiça Eleitoral recebeu dados das impressões digitais de eleitores que também tiraram algum documento de identificação no Detran-RJ, para realizar a identificação biométrica.
Só que algumas vezes é preciso pressionar o dedo mais de uma vez no aparelho que faz o cadastro, para se reconhecer os dados enviados pelo Detran. E nem sempre o aparelho identifica a digital.
Em alguns locais de votação na Zona Sul do Rio, a confirmação da identidade acaba sendo feita se perguntando ao eleitor o ano de nascimento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Anna
2018-10-07 17:40:10Sou idosa e votei no Clube Itanhanga na Barra. Entro com prioridade é as 5 pessoas na minha frente tentaram a biometria 5 vezes, não funcionou, votaram e depois assinaram. Meu sobrinho levou 3:22 horas na fila. Os eleitores estão de parabéns, pois ficaram na fila “na boa” sem confusão, com muita paciência.