Com Bezerra no jogo, auditores cobram ‘reputação ilibada’ para novo ministro do TCU
Auditores do Tribunal de Contas da União decidiram entrar na polêmica em torno da escolha do próximo ministro da corte. Esta semana, o Senado Federal vai sabatinar e eleger o parlamentar que será indicado para o TCU – os senadores Fernando Bezerra, do MDB, Kátia Abreu, do Progressistas, e Antônio Anastasia, do PSD, disputam a...
Auditores do Tribunal de Contas da União decidiram entrar na polêmica em torno da escolha do próximo ministro da corte. Esta semana, o Senado Federal vai sabatinar e eleger o parlamentar que será indicado para o TCU – os senadores Fernando Bezerra, do MDB, Kátia Abreu, do Progressistas, e Antônio Anastasia, do PSD, disputam a vaga. O histórico de escândalos de Bezerra gerou incômodo entre servidores da área técnica do tribunal, que se articulam para barrar o nome do líder do governo. O emedebista já foi investigado e indiciado pela Polícia Federal por receber propina de empreiteiras.
Em carta aberta aos senadores divulgada na tarde desta segunda-feira, três entidades que reúnem auditores de controle externo e servidores públicos defenderam a observância do critério de “reputação ilibada”. O documento não cita o nome de Bezerra, mas o documento tem destinatário certo.
Em 2014, auditores fizeram uma grande manifestação na rampa do TCU para barrar a indicação do então senador Gim Argello, do Distrito Federal. A mobilização teve sucesso, Gim não levou a vaga no TCU e, dois anos depois, acabou condenado e preso na Lava Jato. Auditores do TCU não descartam uma mobilização semelhante agora para barrar Fernando Bezerra, mas consideram a carta aberta um primeiro passo – se for necessário, eles prometem expandir a iniciativa com um pedido de boicote mais explícito.
No documento divulgado nesta segunda, os auditores da corte lembram que candidatos à magistratura devem declarar que nunca foram indiciados em inquérito policial ou processados criminalmente. “Não se pode exigir requisito menor para ingresso no cargo vitalício de ministro do TCU, sob risco de, além de comprometer a credibilidade da instituição de controle externo, criar precedente perigoso para ingresso nos demais cargos constitucionais mencionados, cujos atos de indicação, nomeação e posse devem ser guarnecidos pelos mesmos cuidados de verificação da reputação ilibada”, dizem as associações de auditores na carta aberta.
“Para desfrutar das prerrogativas de magistrado do STJ, é necessário que o candidato ao cargo de Ministro do TCU cumpra os mesmos requisitos e impedimentos impostos a toda magistratura nacional, os quais vão muito além da Lei da Ficha Limpa”, argumentam os servidores da corte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Fernando
2021-12-14 14:33:50Bezerra!? Reputação ilibada????? Kkkkkkkkkk Este é o Brasil!
LUIZ
2021-12-14 12:33:30Reputação ilibada no meu político? Vcs estão de brincadeira.
HO LI PHUC
2021-12-14 07:11:28katia abreu nao deveria ser nem aspone de vereador de kixeramobim.
PAULO
2021-12-14 05:31:19A máquina de moer gente bolsolulista, agora está apontada para a Lava Jato. E os brasileiros, "BRASILEIRO É TÃO BONZINHO", q trabalham 6 meses por ano p/ levar o Estado nas costas, assiste uma figura como Fernando Bezerra, implicado com corrupção no governo petista, agora líder do governo bolsonarista, concorrer a uma vaga p/ ministro do TCU. Bolsonaro, Lula e Gilmar Mendes, estão colocando o Brasil de joelhos. E os sensatos são dominados como GADOS pelo gado estúpido. Moro Presidente 🇧🇷
ADRIANA JACQUES AFFONSO
2021-12-14 00:22:17Politicos deveriam ser proibidos de integrar essa côrte.
Sillvia2
2021-12-13 23:45:02Os brasileiros decentes ficam muito felizes e orgulhosos pela exigência de reputação ilibada para a escolha de novo ministro à corte do TCU! Que os briosos membros sejam INTRANSIGENTES quanto à observação desse requisito.
Roberto Farias M Da Silva
2021-12-13 23:02:26essa boquinha de vitalício em qualquer coisa que seja esmalte imoralidade descomunal.
Nyco
2021-12-13 21:01:28Abordemos coisas boas __ Com recursos da Itaipu Binacional, antiga cabide de empregos da facção criminosa PTralha, a ponte da Integração, 2ª ponte a ligar o Brasil ao Paraguai, será o principal empreendimento desse corredor logístico que integrará Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, desde o Porto de Santos à região portuária de Antofagasta, interligando os oceanos Pacífico e Atlântico. Uma 3ª ponte já foi iniciada entre Porto Murtinho - Carmelo Peralta, Paraguay. Isso a Crusoé não mostra.
DULCE
2021-12-13 20:59:31Ah é? Pensei que "reputação ilibada" era uma das condições "sine qua non" para indicação ao cargo!
MARCOS
2021-12-13 19:47:34REPUTAÇÃO ILIBADA? AÍ O BICHO PEGOU.