CNJ afasta juiz que planejava recolher urnas na véspera da eleição

28.09.18 21:38

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou temporariamente das funções o juiz Eduardo Luís Rocha Cubas, do Juizado Especial Federal Cível de Formosa (GO). O afastamento atende a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). Segundo o órgão, o magistrado pretendia determinar que o Exército recolhesse urnas eletrônicas na véspera das eleições.

De acordo com a AGU, Cubas pretendia conceder, na sexta-feira, 5 de outubro, uma liminar em uma ação popular que questiona a segurança e a credibilidade das urnas.

A AGU pediu o afastamento do juiz após ser alertada da intenção do magistrado pela Consultoria Jurídica Adjunta ao Comando do Exército. Cubas se reuniu com militares e entregou uma cópia da decisão que pretendia conceder. Ele queria que o Exército estivesse preparado para cumprir a determinção.

Cubas já apareceu em vídeo falando sobre suposta fraude nas urnas ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, que também costuma questionar a segurança dos equipamentos.

O juiz foi afastado do cargo até 9 de outubro, quando será realizada a próxima sessão do CNJ. A decisão foi do corregedor nacional de justiça, Humberto Martins.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lógico que essas urnas não são confiáveis!!! STF disse que são confiáveis? STF STJ não são confiáveis também!! Portanto, essas urnas não são confiáveis!!! NÃO SÃO!!! Não somos otarios!!!

  2. O povo brasileiro do bem quer uma explicação do CNJ sobre a punição a um Juiz que deseja uma verificação, pela inteligência do Exército, da confiabilidade ou não das urnas eletrônicas usadas nas atuais votações. Medo do que nosso melhor e mais bem equipado Serviço de Inteligência possa encontrar??? Não há outro motivo que faça sentido para a furiosa punição ao Magistrado!!! Que o CNJ se pronuncie sem demora pois a Justiça deve servir ao País e ao seu povo embora nem sempre o faça!!!

  3. A "Urna Eletrônica",não é segura. É altamente vulnerável a um programador que faça parte do golpe.Por que, nenhum país "sério" as adota?...incapacidade tecnológica?...o STF/STE,não tem "credibilidade/confiança/isenção" cidadã suficiente,assim tem demonstrado,para garantir sua segurança e lisura das eleições.

  4. O legislativo aprovou a lei do voto impresso. A Raquel Dodge interviu dizendo que isso viola voto secreto. Bolsonaro negocia 5% das urnas e o STF com o FUX que rejeita e nega a implantação. Agora mais essa, alguém da Crusue pode explicar o motivo? As urnas não podem ser auditadas e nem o processamento das informações nos Data center do TSE. Como é possível acreditar cegamente no resultado. Difícil!!!

  5. Pensa bem. Olha a força que o PT fez para implementar essas urnas. Tudo que eles colocam foco é porque tem ligação com a ideologia. Ta muito claro que isso também faz parte do plano do foro de são paulo. Manipular tudo o que puder. Só não contavam com Moro. Mas não estão mortos. Cuidemos.

  6. O que é que é seguro em nosso mundo? Cédula de papel? Urna eletrônica? Evidentemente que ambos são passíveis de fraudes, mas é o que temos. O que não podemos é deixar de buscar o mais tecnológico, prático e que demanda menor tempo. Quanto a esse juiz, deveria ser demitido sumariamente a bem do serviço público. O que ele pensa que é? Deus?

    1. O Juiz tem consciência do que "está acontecendo"!...deve ter lembrado do país a ser deixado para os filhos e netos.

    2. Por que será que os EUA,França,Inglaterra,Alemanha,Espanha,etc, não adotam a urna eletrônica?...Incapacidade tecnológica.Como se confere ou reconta os votos,em caso de dúvida?

  7. Qual o processo? Qual o conteúdo (motivo) do recolhimento nos autos? Qual o motivo do afastamento do magistrado? A notícia carece de muitas informações, do jeito q foi noticiado, tendo a estar com o juiz. Tudo muito estranho. Nós leitores merecemos mais detalhes, afinal trata-se de tema relevantíssimo

  8. Qual o processo judicial? Qual a motivação exarada no processo para recolhimento das urnas? Qual o motivo do afastamento? Não há uma declaração do juiz? Onde estão as partes envolvidas? Notícia estranha com pouca informação, vi q saiu na folha, tendo a achar q o juiz deve estar certo. Como leitor gostaria de maiores informações sobre este caso q parece maior do q aparenta.

  9. A questão das urnas eletrônicas precisa de uma AUDITORIA definitiva, independente, se é que existe isso por parte de alguma instituição, já ouvi que não é possível recontagem dos votos, como assim?!? Por que assinamos aquele livro ao abrir a urna?!? É muito difícil, ver o número de votos gerados pelo programa da urna e confrontar com o número de assinaturas nos livros ?!? Absurdo total, subestimam a inteligência de todos! Quem ñ deve ñ teme, q se divulguem todos os números em site aberto ao povo

  10. Ministros garantem que não haverá fraude, porém as fraudes já estão aí. O Lula é uma fraude. O Haddad é uma fraude. Cédulas com Lula 13 são fraudes. Haddad: "Eu sou Lula" então ele é ficha suja e inelegível e deveria estar preso. As entrevistas de Lula e do Adélio são fraudes patrocinadas pelo judiciário, a maioria da imprensa nacional é uma fraude, o acesso a um processo da vara de família que corre sob sigilo é uma fraude, o Itamaraty é uma fraude. Não haverá fraude. Ela já está aí há tempos.

  11. Cada vez que se quer encostar nessas urnas, o TSE se desespera e toma atitudes drásticas como afastar um juiz, ou desobedecer uma lei. Não deixa de criar mais suspeitas ainda sobre o processo de contagem dos votos.

  12. Essas urnas são blindadas. Ninguém tem acesso à elas com a finalidade de submetê-las a testes e simulações. Nem antes nem após às eleições. Mas o voto impresso vem aí!

  13. Ej tsmbém questiono a segurança. Ninguém provou até hoje que as urnas são seguras. Ao contrário, sobram suspeitas com base em testes de violação das urnas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO