Adriano Machado/Crusoe

Clima no TSE desfavorável a novo partido de Bolsonaro

15.11.19 15:43

O anúncio do presidente Jair Bolsonaro de que pretende criar um novo partido depois de deixar o PSL, pelo qual foi eleito, não foi bem recebido pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral. Oficialmente, nenhum ministro da corte eleitoral se manifestou mas, nos corredores do tribunal, o anúncio de Bolsonaro não foi bem recebido.

Causou estranhamento aos ministros o fato de Bolsonaro, que sempre fez críticas à urna eletrônica, agora estar solicitando a utilização de assinaturas digitais para criar sua sigla, a Aliança pelo Brasil. Também pesou entre os ministros a percepção de que a iniciativa de Bolsonaro, em um primeiro momento, parece mais voltada a atender interesses pessoais do que os do país.

Diante disso, a expectativa é de que o presidente enfrente dificuldades na Justiça Eleitoral para avançar com sua proposta de criação de sigla a tempo das eleições do ano que vem.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Está difícil governar, ninguém pensa no país, vemos um governo cada vez mais isolado, é duro constatar que o presidente não aglutina, só não vai dar certo.

  2. O Brasil tem partidos demais - o que é totalmente desnecessário. Os gastos pagos pelos brasileiros, via impostos, com a multiplicicidade de siglas partidárias é absurda.

  3. Desculpem-me, mas corredores de um tribunal possuem opinião? Eu até entendo o que estão querendo dizer, mas não citar nomes está colocando esta matéria no mesmo nível da FdSP... fica parecendo fofoca... O Brasil não precisa disso... Se o repórter quer espressar sua opinião... OK... use a primeira pessoa e diga "na minha opinião..." do jeito que está é melhor não escrever nada, não acrescenta nada... fofoca pura e desnecessária...

  4. Insisto que vocês deveriam investigar a "coincidência" da mudança de opinião de Gilmar Mendes sobre a condenação em segunda instância com o surgimento de Sepúlveda Pertence como advogado de Lula.

  5. medíocres! comentários nos corredores do TSE são medíocres! No Brasil, será a primeira vez que esta para nascer um partido verdadeiramente de direita. "Aliança pelo Brasil" Até o momento, todos os partidos existente são de esquerda, seja enrustido ou declarados.

  6. Se os ministros não estão de acordo com a criação de partido devem falar claramente e não fornecer motivo para a imprensa preencher espaços.

  7. Já, a algum tempo, eu tenho estranhado as reportagens da Crusoé e dO Antagonista. Ficam garimpando só notícia negativa ao presidente.

  8. QUE MATÉRIA FRACA , ESPECULATIVA E TENDENCIOSA . NEM PARECE CRUSOÉ !!! PARTIDO POLÍTICO NO BRASIL PODE SER CRIADO POR QQ UM À QQ MOMENTO E O TSE NÃO FAZ JULGAMENTO PESSOAL OU SOCIAL . O TSE ESTÁ LÁ PRA GARANTIR Q AS CONDIÇÕES MÍNIMAS EXIGIDAS PELA CONSTITUIÇÃO SEJAM CUMPRIDAS . #ALIANÇAPELOBRASIL SERÁ LANÇADO SEMANA Q VEM GOSTEM OU NÃO .

  9. Não tem uma notícia nova. Essa é problemática. Eu passei a gostar do Bolsonaro faz pouco tempo. Agora virei fam. Torço para que tudo de CERTO com e ainda mais agora que Toffoli e o Gilmar estão se ferrando com a impopularidade de Lula no Nordeste isso é problemático.

  10. Sinceramente, criar mais um partido representa mais problemas e nenhuma solução para os ja existentes. Bora focar no governo.

  11. A matéria não faz nenhum sentido. Se a iniciativa de criar um partido político atender às exigências da lei, o partido será criado. Opinião pessoal de ministro do TSE não tem a menor importância.

    1. É mesmo estranha esta manifestação. Cumpri a lei, criar o partido e ponto final. Ministro não vontade tem que se curvar à lei como todo mundo

    1. Cretino tu tens cara de escravo, pinta de escravo, porque tu és ptista e sendo ptista já é escravo .

    2. Quer evitar de ser sofrer impeachment pelas cagadas do Bivar! Assista a entrevista com a advogada Karina nos pingos nos is !! E é lógico que ele precisa controlar o partido mesmo sem o financiamento eleitoral! Se vc não concorda: vota no PT ou PSDB e fica certo!!!

    3. O cara quer tudo. Ser PR, ser dono do Rachidão, ter a grana do PSL, ter os filhos salvos e no bem-bom, ser reeleito em 2022 e poder eleger o Eduardo em 2026 e 2030. E mais coisas ainda...

  12. O STE queria o que? que o presidente fosse as ruas pedir assinatura em papel ? Alguém precisa avisar que estamos no século XXI

  13. Ministros do TSE estão sim é com medo, muito medo. Pois não tem a clara noção da amplitude alcance e aplicação da assinatura digital, mas sabem que tudo iria mudar.. seriam um novo e completamente diferente mundo.

  14. O Presidente faz tudo às avessas, no estouro, e, sem tática. Desse jeito, como sempre, acabará ‘atolando a égua ou dando com os burros n’água’. Com efeito, ele deveria ouvir alguém com estratégia e inteligência, como por exemplo, o general Heleno; entretanto , nunca só seus filhos. Contudo, ele é patriota e honesto, sendo que não temos outro substituto. Quem-há-de? Ruim com ele, pior com o ladrão condenado, Lula ‘et caterva’.

    1. Kkkkkkkkkkkkkkkk. Patriota? Kkkkkkkkkkkkkk. Honesto? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Substituto? Mourão.

  15. "Nos corredores ouvi dizer que os ministros não estão contentes..." pergunto: que diferença tem esse tipo de matéria de bastidor para outros veículos de imprensa? Peço que façam análises políticas. Se "errarem", tranquilo, pois é análise. A matéria seria outra se não colocassem termos, como: bastidor, corredor, dizem que, etc. Deixem isso pra nós, nas rodas de bar. Iam vender melhor as notícias só excluindo essas palavras.

    1. Perfeita sua colocação sobre os achismos da matéria

    1. Todos pensando no seu próprio umbigo. JB, STF e o congresso. Ninguém olhando por nós,o povo.

  16. A resolução 23571 do TSE fala em lista ou fichas individuais. Não fala em assinatura digital. Só falta agora passar por cima da legislação para agradar ao presidente.

  17. Eles não tem que ter opinião nenhuma, tem que seguir a lei, e o problema da urna eletrônica é ser um lixo inauditável que não atoa não é usado em lugar quase nenhum do mundo, não ser eletrônica.

  18. UÉ O QUE TEM A VER URNAS ELETRONICAS COM ASSINATURA DIGITAL. UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA.Bolsonaro está certo.

  19. O TSE hoje ainda está aparelhado, depois de tantas eleições com urnas eletrônicas, só aceitas AQUI. De acordo com a lei e a constituição, o partido pode existir? Ou quem quer cria-lo sequer leu as instruções? Ou pra criar um partido primeiro tem q provar q é bandido, lesa pátria, ladrão?

  20. TSE é outro tribunal inútil que deveria ser extinto. A justiça comum assume as funções e os servidores. Assim os servidores vão trabalhar o ano inteiro em vez de 6 meses antes da eleição.

  21. Por que será que na maior democracia do mundo, os Estados Unidos, não tem algo nem levemente parecido com esse mastodonte, cabidão de empregos, chamado TSE?

  22. Não pode TSE. Vocês precisam deixar o Bozo registrar o Rachidão. Entretanto, ele precisa coletar assinaturas de gente e não de bozistas (que são procariotas) e nem de robots, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  23. Quero estar enganado, mas a reação do TSE aqui no Brasil pelo que parece nesta reportagem está muito parecida com o que aconteceu com nossa vizinha Bolívia, Isto é muito perigoso!!!!! Nosso sistema Judiciário ( também o eleitoral ) pode está colocando gasolina em uma pequena fogueira, vamos ver no que vai dar.

  24. Guerra total e declarada contra o Presidente. Só temos duas opções. Ou vamos aos milhões pra ruas ou o exercito acorda e faz como o exército boliviano.

    1. Faz como o exército boliviano, coloca o Bozo para correr do país.

  25. Não estou entendendo porque estão levantando ideia de aplicativo, é perda de tempo. Tem que preencher fichinha de papel, como está na Resolução 23571 do TSE. Deveriam começar logo!

  26. JB está usando sua condição de PR e um ex ministro do TSE, como advogado, para pressionar aquela corte a atender seus desejos, ignorando a lei com a listagem digital. O recesso do judiciário vem aí, depois o carnaval, assim, os idos de março de 2020 para JB, muito provavelmente, evaporaram-se. A lei é para todos, e os maiorais têm que dar o maior exemplo. Por outro lado, creio que a adesão de parlamentares será pouca, já que a personalidade de JB não ajuda "as amizades". Ele quer mandar sozinho.

    1. Continuamos em um País de fanáticos politicamente falando. Qq cidadão seja kal lado for, tem o direito em se expressar e criar partido político,pois já foram criados tantos e até o presente ninguém dos stf’s e ste’s efetivamente se coçaram contra. Pq isso agora ??? Eles q defendem tanto a democracia, mudaram o entendimento de novo ??? Esses supremos tão iguais a “mocinhas debutantes” trocam de roupagem a cada interesse. Temos seriedades a tratar no País ou não ???

    2. Perfeito, Rachid! Se JB quer criar um novo partido, é um direito que lhe assiste. Mas desde que o faça dentro da lei.

    3. Por outro lado, esse tal Aliança, vulgo Rachidão, será um partido de 4 donos, ou melhor, 1 dono e 3 esbirros, sendo o restante servos dos senhores feudais. Que "democracia" interna partidária haverá... boa pergunta...

  27. E precisa ter "clima" dos Ministros pra fundar um novo partido? É preciso cumprir requisitos legais e pronto. Quanto a comparação das urnas que são fraudáveis, com um aplicativo que identifica assinaturas, é uma comparação tão imbecil quanto o Gilmar Mendes dizer que são "robôs" quem critica ele na internet. Agora todo mundo que é xingado é culpa de robôs..

  28. Claro q N sou entendido na lei, mas depois d ver tantos contorcionismo no STF...A auditoria pode ser feita com digital nos smartphones, assim como já ocorre pra votar ou mesmo pra acessar banknet. A diferença agora é q havendo suspeita d fraude, a justiça eleitoral tem endereço,, seção e até o CPF do suposto fraudador, coisa q a urna SE FRAUDADA, mal comprovaria a quantidade total d votantes naquela seção. Independente da forma d coleta, estou dentro.

    1. Ninguém pode impedir a criação de outro partido. Muito menos o TSE.

  29. Esses ministros sao muito sensiveis. Mas, borsonaro, criou problemas que nao precisavam serem criados. Ainda, fez aliancas onde nao devia e deixou a patria amada nas maos do stf. Rachids, facam-me o favor, nossa direcao nao era essa.

Mais notícias
Assine agora
TOPO