Cliente de chefe da Secom vira número 1 em verbas publicitárias da secretaria
A agência de publicidade Artplan, cliente de uma empresa privada do chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social do Planalto, Fabio Wajngarten (foto), passou na gestão dele a ser a número um em verbas distribuídas pela pasta, informa a Folha de S. Paulo. De acordo com reportagem do jornal, sob o comando de Wajngarten, a...
A agência de publicidade Artplan, cliente de uma empresa privada do chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social do Planalto, Fabio Wajngarten (foto), passou na gestão dele a ser a número um em verbas distribuídas pela pasta, informa a Folha de S. Paulo.
De acordo com reportagem do jornal, sob o comando de Wajngarten, a Artplan recebeu da secretaria 70 milhões de reais entre 12 de abril, quando ele foi nomeado para o cargo, e 31 de dezembro de 2019. O montante é 36% a mais do que o pago no mesmo período do ano anterior, de 51,5 milhões de reais.
O levantamento realizado pela Folha de S. Paulo nas planilhas de pagamento da Secom também mostra uma inversão de tendência. Até a chegada de Wajngarten ao cargo de secretário, a agência mais contemplada com a verba de propaganda era a Calia Y2.
Mesmo em 2019, antes da nomeação de Wajngarten, a Calia Y2 ainda era a que mais recebia da secretaria. Até 11 de abril, véspera de ele assumir, a agência obteve R$ 43,8 milhões, ante R$ 15,4 milhões da Artplan. Depois disso, a dinâmica dos pagamentos mudou, segundo o jornal.
Procurada pela Folha de S. Paulo, a Secom afirmou que a Artplan foi uma das três agências selecionadas em licitação do governo anterior e que, nos últimos 12 meses, venceu seleções internas para quatro campanhas; Calia e PPR, três cada.
De acordo com a secretaria, não há uma inversão de tendência e, sim, um equilíbrio na divisão dos trabalhos. Todas as três agências propuseram, por iniciativa própria, campanhas que o governo avaliou como adequadas e aceitou as sugestões.
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Comentários (10)
Orchidea
2020-01-23 15:35:22Se há algo estranho no front , deve-se aprofundar nas investigações. Se o presidente Bolsonaro aprecia o Secretario ,isso pouco importa . O que nós queremos são pessoas íntegras no governo .
Elke
2020-01-20 20:55:35Apesar que foi CB que colocou Fábio WT como secretário (contra a vontade d Gal. Santos Cruz, más, são os filhos q mandam em JB), Fábio não deve ter dançado bem pela musica do CB. Agora está c outro amiginho p colocar no lugar que deve ser mais arrochado nas suas (fake)comunicações. Como é intrigante, usa chumbo grosso contra o antigo amigo e não duvido q até capaz é de jogar infos contra este na FSP. Para a FSP, claro, é prato feito (similar ao prato q foi oferecido ao Glenn Greenwald)...
Eduardo
2020-01-20 15:22:37Tô começando a sentir cheiro de falcatrua nesse governo. Secom, Casa da Moeda, Ministro do Turismo... Será que é só questão de tempo?
Alberto
2020-01-20 10:03:31A Crusoé agora é a nova repetidora do que a Folha de São Paulo/UOL coloca em suas manchetes? Poderiam ao menos disfarçar, né? Mas a coisa tá escancarada agora. Acho que não vou conseguir esperar até dezembro para cancelar minha assinatura e exigir , pro-rate, o meu dinheiro de volta.
Cretino
2020-01-20 09:22:28Belo balcão de negócios. E o "Combate à Corrupção" do (des)governo Bolsonaro continua amplo e forte. E o General Santos Cruz, que queria evitar essa sangria, foi demitido a mando do Carluxo.
Edmundo
2020-01-20 09:13:57O nosso grande mal! Ser ou não ser honesto. Apadrinhamentos, amigo do amigo, esposo da cunhada, sobrinho do tio por afinidade! A capacidade individual e o interesse pelo bem público é realmente avaliado nas indicações? Mas enquanto o povão achar que pode dar uma grana do fiscal, para o guarda da esquina, para o flanelinha para ele não arranhar o carro. Que pode jogar o lixo em qualquer canto, que exige a cadeia para o oponente político mas quer a liberação do criminoso condenado. ESTAMOS.....
Paulo Renato
2020-01-20 09:12:09Mas o sujeito é dono de uma empresa que lida com a área gerida pelo seu ministério! É o mesmo que colocar uma raposa para cuidar do galinheiro. Esse Bolsonaro é um "gênio"! No mínimo é um escândalo isso daí.
Gilnei
2020-01-20 09:08:10Gastar o dinheiro que faz falta em áreas essenciais, com publicidade, é uma imoralidade. Mas os políticos não resistem a uma propaganda.
Marcelo
2020-01-20 09:03:56Fora as ilações no começo da matéria logo depois se contradizem no final dizendo que duas agências levaram TRÊS campanhas e apenas uma levou QUATRO, sim a diferença é "GRITANTE" Será que os jornaleiros sabem fazer divisão de 10 por 3? Será que é possível fazer um terço da campanha cada agência? Esse panfleto foi desonestidade intelectual ou uma desinteligência honesta?
Maria
2020-01-20 08:46:25O que seria "seleção interna"? O secretário selecionou? Não há licitação para a escolha das agências?