Cinco meses após veto, Bolsonaro autoriza distribuição gratuita de absorventes
Cinco meses após vetar trechos de um projeto de lei que previa a distribuição gratuita de absorventes, o presidente Jair Bolsonaro (foto) editou nesta terça-feira, 7, um decreto que permite a entrega do item a mulheres em situação de vulnerabilidade social. O anúncio da medida ocorreu no Palácio do Planalto, em uma cerimônia de comemoração...

Cinco meses após vetar trechos de um projeto de lei que previa a distribuição gratuita de absorventes, o presidente Jair Bolsonaro (foto) editou nesta terça-feira, 7, um decreto que permite a entrega do item a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O anúncio da medida ocorreu no Palácio do Planalto, em uma cerimônia de comemoração do Dia Internacional da Mulher. Bolsonaro assinou a norma dois dias antes de uma sessão em que o Congresso previa derrubar o veto presidencial ao auxílio.
O novo decreto ainda não foi publicado. Contudo, de acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, o texto vai regulamentar o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, que foi criado por lei pelo Congresso, com o objetivo de "combater a falta de acesso a produtos de higiene e a outros itens necessários ao período da menstruação".
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a norma editada por Bolsonaro torna o projeto mais amplo e avaliou que o Congresso não deve "invadir a competência" do Executivo. "Nós ampliamos (o programa). O que devemos alertar é para que o Congresso Nacional nas suas politicas, suas leis não invada competência da administração pública e não crie despesa sem dizer de onde vem a dotação orçamentária."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Márcia
2022-03-10 07:09:35Em qual Bolsonaro vc acredita , no que vetou o projeto e ainda debochou ou no que no dia das mulheres liberou ?
Jandira
2022-03-09 07:39:52Bateu o desespero!! Tudo pela reeleição!!
Waldemar
2022-03-09 07:38:33Minha avó, espanhola, usava panos dobrados ( paquete é pacote em espanhol), que depois eram lavados e postos ao sol para quarar.Hoje sabemos que este método pode produzir infecções genitais, além da questão estética.É uma assistência às mulheres pobres.A solução definitiva é erradicar a pobreza, dando condições das pessoas viverem pelo trabalho digno.Fazer isso é que é difícil para o Estado Edi tem servido de panfletagem eleitoral, por décadas.Mudemos isso. Votemos certo.
Divina da Silva Ribeiro
2022-03-09 06:16:52Esse asqueroso não me enganou em 2018, que dirá em 2022. Se no segundo turno não der Moro, Tebet, Alessandro Vieira ou Doria. Repeteco de novo: NULO.
Zelandia
2022-03-08 16:14:04Que cara repugnante!
Nyco
2022-03-08 14:12:40Muito certo o PR., e o Ministro Marcelo Queiroga qto a esse programa de proteção as mulheres em vulnerabilidade social. ____ Hoje é o Dia Internacional da Mulher, parabéns guerreiras.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2022-03-08 14:11:50vai ganhar a eleição com o voto vermelho kkkkkk.