China é a maior ameaça dos EUA, diz futuro secretário de Estado
Senador Marco Rubio manda recado aos chineses caso invadam o território de Taiwan, durante audiência de confirmação
O senador Marco Rubio, indicado pelo presidente eleito Donald Trump ao cargo de secretário de Estado, afirmou que a China é a grande ameaça dos Estados Unidos durante audiência de confirmação nesta quarta-feira, 15.
"Nós aceitamos o Partido Comunista Chinês na ordem global, e eles tiram vantagem de tudo. E eles ignoram todas as obrigações e responsabilidades."
Ao defender o "America First", lema de campanha de Trump, Rubio disse que a "globalização é uma arma usada" contra o país.
Além disso, o republicano mandou um recado aos chineses de que os Estados Unidos irão retaliar caso a China invada Taiwan.
Rubio também brincou com os novos colegas de Senado ao dizer que espera uma aprovação de seu nome:
"Espero ganhar o apoio deles, seja porque acham que eu faria um bom trabalho, seja porque querem livrar-se de mim", afirmou.
A visão anti-China de Rubio não é nova.
Em outros momentos, o senador atacou a influência dos chineses na geopolítica.
Caso seja confirmado, Rubio se tornará o primeiro descendente de latinos a ocupar o cargo de secretário de Estado dos Estados Unidos.
Ele é filho de imigrantes cubanos, que fugiram para Miami, na Flórida.
Venezuela
Para Rubio, o regime de Nicolás Maduro é sustentado pela presença russa e iraniana em território venezuelano.
"Venezuela não é governada por um governo, sim por uma organização de narcotráfico. As eleições foram completamente falsas", disse.
Além disso, o senador afirmou que a ditadura cria passaportes "reais e ilegítimos" a terroristas do Hezbollah.
Batalhas contra Trump
Antes de unir-se ao presidente eleito, Rubio foi rival de Trump nas acirradas primárias republicanas de 2016.
Na ocasião, Trump o apelidou de "Little Marco".
A partir disso, os dois alinharam-se nos discursos contra a China, sobre a OTAN e guerra contra a Rússia.
"É uma grande honra anunciar que o senador Marco Rubio, da Flórida, está aqui nomeado para ser o Secretário de Estado dos Estados Unidos. Marco é um líder altamente respeitado e uma voz muito poderosa pela liberdade“, escreveu o presidente eleito.
Rubio já criticou Moraes
Quando o X (antigo Twitter) foi suspenso no país pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Rubio posicionou-se contrariamente:
"A proibição nacional de X no Brasil, durante o governo Lula, levanta sérias preocupações sobre liberdade de expressão e excesso de poder judicial", afirmou.
Além disso, o senador tem como uma de suas principais pautas as críticas aos regimes ditadoriais, entre eles o de Cuba, de onde saíram seus familiares:
“Biden deve adotar uma linha firme com o novo presidente do Brasil, responsabilizando Lula por sua simpatia pelo Partido Comunista Chinês, bem como por outras ditaduras sangrentas como as de Cuba, Nicarágua e Venezuela", escreveu em uma ocasião.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)