Cerimônia com vítimas da Covid e envio de relatório para Haia: como será o desfecho da CPI
O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros, vai entregar a conclusão das investigações no final da semana que vem, provavelmente na próxima quinta-feira, 23. Para marcar o encerramento das apurações sobre as omissões do governo federal na pandemia e sobre casos de corrupção na compra de vacinas, os integrantes do G7 da comissão...
O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros, vai entregar a conclusão das investigações no final da semana que vem, provavelmente na próxima quinta-feira, 23. Para marcar o encerramento das apurações sobre as omissões do governo federal na pandemia e sobre casos de corrupção na compra de vacinas, os integrantes do G7 da comissão parlamentar de inquérito farão uma sessão especial com a presença de familiares de vítimas da Covid-19 e com pacientes que ainda sofrem com sequelas da doença.
Outro ato midiático em gestação pelo relator Renan Calheiros é a entrega do relatório final a representantes do Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda. O documento deve indicar que o presidente Jair Bolsonaro cometeu crimes contra humanidade, por conta de suas omissões e equívocos no combate à pandemia. Para Renan, há indícios de que o atraso na compra de vacinas, como as da Pfizer, causou centenas de milhares de mortes.
Além do envio ao Tribunal de Haia, o relatório final da CPI da Covid será entregue à Procuradoria-Geral da República, a quem cabe tomar providências contra autoridades e parlamentares com foro privilegiado, como Jair Bolsonaro e os deputados federais Ricardo Barros e Osmar Terra.
Renan também vai enviar o documento a ministérios públicos estaduais e ao Tribunal de Contas da União. Como Crusoé antecipou na edição 175, Jair Bolsonaro deve ser indiciado por crime contra a saúde pública e denunciado por crime de responsabilidade.
O relator pretende propor mudanças na lei do Impeachment, para estabelecer prazo para a análise dos processos pelo presidente da Câmara. A mudança na legislação dependeria de aprovação no Congresso Nacional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
GIANCARLO
2021-09-14 19:57:52Bolsonaro é um ser nefasto, delinquente ao extremo ! Seu negacionismo ativo e doloso, foi determinante para o trágico genocídio da Covid no Brasil !
Júlio
2021-09-14 19:01:38GENOCIDA???? Genocida são os prefeitos e governadores que pegaram o dinheiro da pandemia e roubaram e que a CPI não quis investigar. Genocida foram os médicos que não fizeram o tratamento precoce e depois não deu tempo mais de salvar as vidas. Genocida foi o Mandeta que mandou as pessoas infectadas ficarem em casa. GENOCIDA SÃO VCS DA ESQUERDA QUE DEFENDEM ABORTO. MILHOES DE CRIANÇAS MORTAS POR ANO. Genocida são esses Senadores da CPI que estão há 30 anos roubando dinheiro público e matando.
Claudio
2021-09-14 17:53:22Lá em Haia vão limpar o rabicó com a papelada, face sua flagrância parcialidade. Deveriam enviar tb. o vídeo da colheita dos depoimentos para verificarem a estupidez e antijuridicidade daquelas colheita de "provas" São uns desavergonhados que não se envergonham de atitudes tão vis e chocantes.
João
2021-09-14 17:41:28Renan comparecerá fantasiado de vacina,
Odete6
2021-09-14 12:47:34Pegarão o genocida. Embora, agora, pra variar, nós saibamos que pagaremos com o roubo ao erário, a propina que será distribuída geral pra livrar o genocida, suas crias e asseclas que o chantagearão e vice-versa. Mas torçamos, com o maior e mais profundo empenho, por todas as máximas e urgentes condenações possíveis para esses vermes assassinos e corruptos generalizados!!!!!
Alexandre
2021-09-14 11:51:15CPI COMANDADA POR LADRÕES PIADA ESSE PAÍS
José
2021-09-14 11:31:51Certíssimo!! Tem que pagar pelos seus crimes!!
Jose
2021-09-14 10:57:29Maravilha. Isso mesmo! Quero ver o genocida condenado em Haia para cumprir prisão perpétua em qualquer masmorra junto com outros genocidas da história da humanidade. Há mais de 600 mil evidências para prender o genocida e todos os seus seguidores muarinos.