Adriano Machado/CrusoéRenan no plenário do Senado: quase duas dezenas de investigações e nenhuma condenação

CEO do Ibope diz que Renan acertou pagamento de pesquisa via J&F

01.12.19 08:15

Em depoimento à Polícia Federal no dia 5 de novembro, a CEO do Ibope, Márcia Cavallari Nunes, afirmou que o instituto foi procurado pelo senador Renan Calheiros (foto), do MDB, para fazer uma pesquisa, ao custo de 600 mil reais, para a campanha de seu filho ao governo de Alagoas em 2014. O próprio senador teria avisado que parte do pagamento viria da J&F, holding que controla as empresas do Grupo JBS, segundo depoimento da executiva.

Oficialmente, a campanha de Renan Filho, em 2014, declarou gasto de 300 mil reais com pesquisas do Ibope. Na prestação de contas do TSE, inclusive, não consta nenhuma empresa como doadora originária, isto é, que teria repassado o dinheiro para a campanha pagar pelo serviço. Naquele ano, ainda eram permitidas doações eleitorais de empresas, mas elas deviam ser declaradas à Justiça Eleitoral.

Em seu depoimento, Márcia afirmou que foi acertado entre Renan e o diretor do Ibope em Recife, Maurício Tadeu Garcia, que o pagamento dos 600 mil reais seria feito em duas parcelas, uma de 300 mil “pagos pela campanha de Renan Filho ou pelo partido PMDB” e outra paga pela J&F. Segundo a executiva, que negou conhecer qualquer negociação escusa entre Renan Calheiros e o ex-diretor da J&F Ricardo Saud, o pagamento “foi efetivamente realizado da forma negociada e o serviço também efetivamente prestado, conforme descrito na proposta”.

O depoimento de Márcia foi tomado na Operação Alaska, que apura a compra de apoio do MDB pelo PT nas eleições de 2014 por meio de pagamentos da JBS a caciques emedebistas. A executiva reforçou a tese da Polícia Federal de que o dinheiro da JBS foi disponibilizado aos caciques do partido, seja por forma de doações oficiais, seja por pagamentos “por fora”, para que eles pudessem financiar suas campanhas ou distribuir a seus aliados.

Na versão da CEO, como as doações de empresas eram permitidas na época, o Ibope entendeu que não haveria nenhum problema em aceitar os recursos. “Para o Ibope não havia nenhum indício de que haveria alguma coisa errada. O projeto foi apresentado e o serviço foi efetivamente prestado”, declarou a executiva, lembrando que a empresa entregou todos os relatórios das pesquisas ao Ministério Público Federal, depois que veio à tona a delação de Saud afirmando que o Ibope teria emitido notas frias para a J&F repassar dinheiro a políticos.

O advogado Luís Henrique Machado, que representa Renan e o filho, informou em nota a Crusoé que “todas as prestações de serviços contratadas nas eleições de 2014 foram pagas pelo MDB, inclusive do Ibope, constando as respectivas notas fiscais, contratos e aprovação das contas pelo tribunal”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Lavajato vem desde 2014, foram pelo menos 4 anos (considerando a eleição de 2018) para que se fizesse um exame de consciência e se tentasse uma estratégia de redução de danos. Quem, apesar do desespero, não foi capaz de parar ou pelo menos desacelerar, então é pq não há muita esperança. Tudo até agora indica que RENAN PEQUENO jamais teve qq intenção de parar.

  2. Mas em se tratando de RENAN PEQUENO, mesmo que se possa ter pena de possíveis familiares e parentes que ele envolveu, não se pode dar chance alguma. Há indivíduos que ao atingirem um determinado limite tentam consertar ou reduzir os danos, por outro lado, tb há indivíduos que são incapazes de parar, eles são incapazes de atingir um limite específico, pq sempre que ele é atingido, eles DOBRAM A APOSTA e estabelecem um novo patamar de corrupção.

  3. São só conjecturas, mas como bom bagre, RENAN PEQUENO é liso, ele certamente adora quando o dinheiro "voa" de um lado para o outro sem passar pelas mãos dele, como se fosse um passe de mágica, de um lado nascem umas verdinhas que são "teletransportadas" sem nenhuma relação com RENAN PEQUENO. É triste que este padrão de comportamento acaba por envolver todos aqueles em torno de RENAN PEQUENO, mesmo até aqueles que agiram de forma relativamente inocente.

  4. Quem será que paga as contas de RENAN PEQUENO e seus familiares? Será que se os extratos de contas-corrente dos familiares e empregados próximos de RENAN PEQUENO não revelariam uma profusão de depósitos fracionados sem identificação e pagamentos de RENAN PEQUENO e familiares? Pelo padrão de comportamento de RENAN PEQUENO, em determinados períodos do ano haveria uma intensificação destas atividades, assim como elas teriam seus picos nos meses próximos à eleições.

  5. Como bom ladrão de galinhas, Renan deve adorar valores pequenos e em dinheiro, este deve ser o grande truque dele, não que não seja um bom método, mas RENAN PEQUENO é voraz, de grão em grão ele deve ter enrolado um monte de parentes e funcionários em suas falcatruas. Afinal, como se fraciona os valores sem se distribuí-lo entre um conjunto de indivíduos? Além do mais, ele não deve abrir mão de um esquema Rachid, imagina tendo um filho governador do estado de AL.

  6. Pq RENAN PEQUENO não aproveitou a legalidade do serviço, falou para o IBOPE que parte do valor seria pago pela J&F, aí foi na J&F e falou que o IBOPE emitiria uma NF pelo serviço, enquanto na verdade ele pagou o IBOPE via diretório regional e usou a NF para justificar perante a J&F a "lisura" do serviço e embolsar o valor? RENAN PEQUENO é um bagre em pele de TUBARÃO, ele é um ESTELIONATÁRIO SERIAL que vive de dar pequenos golpes em um país de OTÁRIOS.

  7. E como se tratava de despesa legal, então não era algo que teoricamente não precisaria envolver uma engenharia financeira mais complexa. Portanto, qual é a grande chance? Renan embolsou o dinheiro. Ele certamente fez isto com outros valores de campanha, um sujeito que desvia valor de contratos de valor ridículo não aproveitaria a época de campanha eleitoral para enfiar um monte de dinheiro no bolso? Imagina se ele fez a mesma coisa para cada fornecedor.

  8. Para que Renan pediria à J&F para pagar uma despesa legal de campanha POR FORA, se ele podia pedir que fosse realizada doação eleitoral? Supondo que fosse pq o limite de doações foi atingido, mas segundo a Wikipédia, em 2014 a J&F faturou 135 bilhões de reais. 2% do faturamento bruto daria 2.7 bilhões. O faturamento válido seria o de 2013, mas certamente daria mais de 2 bilhões, ou seja, suficiente para que não precisasse ser via CAIXA 2.

  9. Ibope...Ibope. Data folha. Nunca vi realizar uma pesquisa de opinião publica, sobre os demais Poderes, Legislativo e Judiciario, igual as que realizam periodicamente com o Poder no Executivo. Facam isso. Pucam as opiniões da sociedade sobre a importancia, desempenho, finalidade e credibilidade ...deixem o povo se expressar..vao la. Por favor. Vao!!!!!!!

    1. Evandro você disse e eu concordo. O Renan ainda é o presidente do senado. Ele sabe os podres de todas as sujeiras de Brasília. O cara é poderoso no mau sentido.

  10. Ê sempre assim. Político corrupto faz de tudo para deixar os rebentos em uma boa situação. ACM fazia isso; O Renan fez isso; o Barbalho faz isso; o Bozo, com três pimpolhos desmiolados, é o líder dos patriarcas corruptos do Brasil.

    1. RENAN CALHEIROS, UM DOS CACIQUES MAIS SUJO DO CONGRESSO - VAMOS "CHUTAR" ESSE CORONEL CORRUPTO, COMUNISTA, QUE SE ACHA O DONO DO BRASIL...CARA SEM ÉTICA, CANALHA, LESA-PÁTRIA...FÓRA RENAN...CADEIA PRA VC...😡🤮🤮😤😤😤💩💩💩💩💩

    2. Cretino Fake. Deixa de ser idiota. O Bozo sempre estará onde haver corrupção. Ou você pensa que o teu dono é honesto? Passa para lá vira-lata. Passa, passa!

    3. José jerico, o crítico de plantão da Crusoé. A notícia é sobre o Renan corrupto, mas ele sempre coloca Bolsonaro na história.

  11. Quanto pior a educação e saúde, quanto maior a fome e a pobreza, tanto mais esses filhos da puta se mantém no poder. Quanto mais famílias desestruturadas, vivendo nessa desgraça toda, mais dependentes químicos, alcoólatras, agressões, fazendo filhos em pencas, mais votos recebem esses políticos que na época das eleições distribuem os tão conhecidos 10 centavos, cartões famílias, cartões x, y e z. Nordeste vence longe no páreo. É pena!!

  12. Gostaria de saber quando o Presidente do STF Dias Toffoli colocará em pauta para JULGAMENTO, todos os POLÍTICOS "suspeitos" de CORRUPÇÃO? Mais: por que ficar julgando os miseráveis que roubaram um pacote de manteiga e um saco de bolacha enquanto centenas de políticos roubaram pra comprar casas e apartamentos em Miami, Lisboa e Paris? O STF tem medo dos "adevogados" "famosos"? E ainda: a OAB manda alguma coisa nesse Brasil velho de guerra? Eu estou começando a perder a paciência e a esperança!

    1. Minha opinião... Sim, OAB manda muito. Os chamados ministros, todos senão a maioria, tem esposas e/ou filhos e/ou filhas advogados(as), sócios(as) de grandes escritórios ou funcionários(as) públicos(as) na área jurídica com salários astronômicos, mordomias e garantias totais até... que a morte os separe, sem divórcio é claro!! Simples assim...

  13. povo de Alagoas parem de imitar os jegues, por não saberem votar estão indo de atrás deles ? Aprenda tirarem a imunidade destes corruptos , Cahleiros , calheiras, e cacalhadas!!!

  14. Difícil, senão impossível compreender porque esse monte de estrume chamado Renan Calheiros, e agora família no rolo, depois de tanta falcatrua documentada ainda continua impune, imune@! O sujeito só pode ter "SANTOS" também de rabos presos muito fortes!!

    1. Esse cara é a única pessoa que tem culhao nessa república. Quando presidente descumpriu assintosamente o STF e assim ficou. Apois , ele tem todo mundo no bolso. É ainda enfeitiçou os alagoanos. Credo!

    2. O sistema deixa a elite impune. Rui Brandao. Nada mais verdadeiro, esse brazil nao tem jeito na democracia, so no pau mesmo.

  15. Quem vai pegar esse bandidasso, se nao for a Lava-Jato, e e o dono do senado, o dono do KU lumbre. Talvez seja mais poderoso ainda que borsonaro com os tres rachids juntos.

  16. Quando será que o povo alagoano vai acordar e ficar livre dessas figuras sempre envolvidos em maracutaias, que mantém o estado entre os mais precários do país , Calheiros , Collor , e os usineiros que são quase donos do estado .

  17. O STF vai julgar o Renan ? Deixa ele perder o foro privilegiado. É preciso o povo de Alagoas entender o quão esse sujeito é mau e não votarem mais nele.

  18. Desde a eleição de Collor que o senador Renan Calheiros é acusado de desvios e outras vantagens. Parece que são 13 processos que o político tem que responder. Nossas leis precisam mudar. Temos que votar melhor e acompanhar e cobrar nossos representantes durante seu mandato.

    1. Coitado o país que tem entre seus expoentes políticos os maiores salafrários de sua sociedade. Estou envergonhado É perdendo a esperança!

    2. Só que o STF só tem tempo para analisar os recursos do luladrão. Esses, sim, são decididos na mesma semana da apresentação.

  19. Esse problema de triangulação já foi resolvido pelo grande Hipócrates que demostrou a generalização do teorema de Pitágoras, tudo isso na Antiguidade. Mas o Renan Canalheiros ainda desafia os grandes mestres, insistindo nessas operações de triangulação. Vá estudar, canalha!

Mais notícias
Assine agora
TOPO