Adriano Machado/Crusoé

Centrão estranha ‘obsessão’ de Guedes com a capitalização

22.06.19 17:34

Deputados do Centrão dizem, nos bastidores, estranhar o que classificam como “obsessão” do ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), em aprovar um regime de capitalização na reforma da Previdência.

Líderes do grupo, que inclui DEM, PP, PL, PRB, PSD e SD, lembram que Guedes é voz isolada na equipe econômica na defesa da capitalização sem contribuição patronal.

Em seu parecer, o relator da reforma, Samuel Moreira, retirou a nova forma de financiamento das aposentadorias. Se mantida a exclusão, o ministro quer que o governo envie um novo projeto propondo novamente o regime.

Hoje, o sistema previdenciário no Brasil é solidário: quem está na ativa banca o salários dos aposentados. Pela capitalização, cada trabalhador faria uma espécie de poupança, que poderia sacá-la quando se aposentasse.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acredito que a capitalização seja um caminho correto, fui educado desde cedo a poupar para o futuro, quando comecei a trabalhar aos 18 fiz uma previdencia privada com pouco capital inicial e contribuições mensais para quando atingir a idade de aposentaria, manter um padrão mais digno e não depender somente da aposentaria do Inss, pra mim é matemática pura, juros sobre juros, algo óbvio. Agora se tem interesse em direcionar essa arrecadação do Inss pra algum banco X ou Y tem que se averiguar.

    1. Sim mas é possível repensar essa questão posteriormente. Agora tem que aprovar a Reforma logo, pois nada mais vai acontecer até a Reforma ser aprovada. E se começar a discutir a capitalização, outros entrarão com outros pontos, e outros vão fazer de tudo para minar qualquer reforma, E aí vamos continuar paralisados por mais um ano.. dois.. quatro.. esperando a esperada a Reforma. Vamos todos por água abaixo..Governo e Brasil.. principalmente os muito pobres

  2. E as generalizações e maniqueísmos continuam. Maravilha: já que os bolsonaristas radicais não podem se livrar do "maldito" Centrão, já que a oposição não pode se livrar do "maldito" Governo, vamos parar o Brasil, deixar de lado a Reforma que o relator (que não é do Centrão) ajustou dialogando com todos e continuar Ruas ora contra o Centrão, ora contra o Governo até virarmos Venezuela. Não dá para ceder (estrategicamente) para evitar o caos? Direita e esquerda igualmente inconsequentes

    1. Centrão = grupo político que pagou a eleição do atual presidente. Entenderam? Ou precisa desenhar?

  3. Obsessão por fechar contas. Obsessão que a despesa não exceda a receita. Obsessão pelo equilíbrio fiscal. Obsessão por uma ordem nas finanças. Já os “nobres” parlamentares têm obsessão em gastac, detonar, esbanjar e surrupiar como se o dinheiro não fosse deles (e não é mesmo deles) e enriquecer. Explicado agora??

  4. Sao semi analfabetos que nao juntam le com cre! O sistema de capitaluzacao e' perfeito desde que conte com contribuicoes iguais das partes e o fundo seja bem gerido. Sao ignorantes...

  5. Obsessão são vocês canalhas, bandidos e cafajestes da quadrilha apelidado de Centrão que querem destruir o Governo porque não está dando propina para vocês.

    1. Mas o Centrão já esta avisado, novas manifestações podem não ser pacificas, pois do lado de cá estamos em guerra para sobreviver e se estes da velha politica continuarem a insistir em não aprovar o que tem que ser feito pelo país, vamos a batalha e eles não sobreviverão

  6. O centrão ñ tem o direito de estranhar uma boa orientação gratuita do nosso nobre MINISTRO. Não quer poupar? Confie nessa "engrenagem" política FALIDA Meus empregados procuram o mínimo do oficial. Qualificados pedreiros, bombeiros, eletricistas, oficiais, têm 2 e + casas ou comerciais de aluguel , e trabalham 60 horas ou mais por semana. Adoram um churrasco.

  7. Se estranharam é porque não interessa aos covís dominantes no Congresso, mas sim ao Brasil, mas... com certeza interessa aos: Centrão, Fora do Centro, MDB ( pra mim o mais corrupto de todos os tempos... 200 numa escala de zero a 100), DEM no páreo cabeça com cabeça. PT não incluso na lista porque seria sacanagem né?! Estão tantos anos luz a frente em esquemas corruptos que os dígitos da classificação não caberiam no texto!!

  8. PARA FINALIZAR: NÃO PRECISO DIZER A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS QUE ELEGERAM O PRESIDENTE É CONTRÁRIA A DEMONIZAÇÃO DA ATIVIDADE POLITICA. VEJAM A JOVEM PAN, SOBRETUDO O PESSOAL DO 3 EM 1.. QUANTOS ALERTAS ESTÃO DANDO AO PRESIDENTE. ELES NÃO ESTÃO JOGANDO CONTRA E SIM A FAVOR, QUEREM QUE O GOVERNO DÊ CERTO PARA O PAÍS DAR CERTO. E POR ISSO SÃO CRÍTICOS COM ESSA INFANTILIZAÇÃO DA DIREITA.. DA ACHAR QUE DÁ PARA FAZER ALGO SEM NEGOCIAÇÃO POLITICA

    1. QUER0 ME CORRIGIR: INFANTILIZAÇÃO DE PARTE DA DIREITA E NÃO DA DIREITA COMO UM TODO. JUSTAMENTE A PARTE PURISTA, QUE NÃO QUER NEGOCIAÇÃO COM POLITICO ALGUM, PORQUE TODOS SERIAM CORRUPTOS É COMO A INFANTILIZAÇÃO DA PARTE DA ESQUERDA QUE NÃO QUER REFORMA PORQUE VAI AGRAVAR AS DESIGUALDADES ESQUECENDO QUE SE A CRISE VIER COMO ESTÁ PARA VIR, AÍ SIM QUE AS DESIGUALDADES VÃO SER MESMO AGRAVADAS TEM UMA PARTE DA ESQUERDA QUE QUER REFORMAR, TANTO QUE VEM TENTANDO DIALOGAR COMO O RELATOR SAMUEL

  9. CENTRÃO... o que é isso? pelo nome é um grupo de marginais muito organizados? Alguma nova frente criminosa onde somos campeões nessas formações, pois temos PCC e muitas outras... Sinceramente não sei o que é isso!

    1. então.. e o pior e que essas generalizações vão levando a demonização de toda atividade politica, de negociação.. Desse jeito não vamos chegar a nada. Vamos viver de ato em ato.. até entrarmos em recessão profunda, que será a ruína do governo e também do país. Depois de tanta luta para ganhar.. será que a isso que o presidente quer chegar? Espero que os conselheiros radiciais deem um respiro para presidente.. ou que ele volte a lucidez do inicio governo: A MELHOR REFORMA É A QUE PASSA

  10. Entenda-se estranhamento por não entendimento de como vão lucrar com isto. Estão procurando financiamento dos votos e não encontraram ainda.

  11. Não concordo com essa generalização "Centrão" É muito pouco elucidativa. Parece que os malvados do Centrão estão contra os mocinho do Guedes. Há muito mais complexidade nessa situação do que parece nessas análises simplistas. Se a reforma for adiada agora que pode passar.. será adiada infinitamente.. E ruiremos muito antes da reeleição pela qual todos já estão tão alvoroçados. O presidente estava sendo sensato antes,mas com os bons conselheiros e ajuda da mídia, poderá se embananar novamente.

    1. e nada impede, como disse joice, Onix e outros governistas, de que esta questão da capitalização seja analisada posteriormente. Porém agora além da demonização de todos os políticos chamados de Centrão, se está demonizando também os governistas que são mais moderados ou realistas. Claro que isso tudo não pode estar saindo da cabeça do presidente, que sempre fala de democracia e em governar para todos. Porém, independente de onde saiam, essas demonizações só vão nos levar a ruína total.

  12. Se o governo devolvesse todo o dinheiro que eu depositei ao longo desses 33 anos e eu aceitaria fazer uma mudança do atual sistema de aposentadoria por uma capitalização nos moldes que o Guedes quer aprovar

  13. Curioso, por que não aproveitam nos convites formulados para descobrirem, nê? nas oportunidades aproveitam apenas para denegrir a imagem; esse é o nosso parlamento...

  14. Então não se regulamenta. Já no pré escolar ensina-se ao indivíduo a fazer poupança, que é aconselhável utilizar os dispositivos de segurança quando um veículo em movimento, como por exemplo cadeirinhas para as crianças!!! Chega de regulamentações, chega de vale gás, chega de proibições. Chega de direitos e direitos. VSMOS AOS DEVERES. Chega dessa ideologia implantada p corporações e políticos à serviço da criminalidade. Paguemos os impostos e educação se dá em casa. DIA 30 todos às ruas.

  15. Diz aí, Igor, quem são esses deputados. Não podemos aceitar que O Antagonista seja porta-voz dos achaques desses criminosos que se escondem atrás de jornalistas "amigos". Já basta uma Cristiana Lobo, que está na Globonews.

  16. Gente manipuladora e primária é assim: atribui ao outro um “defeito emocional” que sugere uma intenção espúria oculta.

  17. Se estamos sob os auspícios de um sistema solidário temos que pensar muito no que futuras mudanças ajudarão ou prejudicarão a nação.

  18. O estranho é alguém contribuir a vida toda para um fundo de aposentadoria estatal e, no final da vida, perceber que foi um otário...

  19. A sociedade estranha tanta obsessão que o Centrão, representante da face podre dos partidos políticos brasileiros, portanto uma ORCRIM, tem pelo poder.

    1. Muito estranho é o centrão ser a única base de um presidente eleito dizendo que combateria a corrupção. Sobre capitalização: não precisa de lei para fazer isso. Basta qualquer um juntar o que resta do salário e depositar em uma previdência privada. O problema no Brasil é sobrar dinheiro. Nos Estados Unidos há a previdência pública, que paga pouco. Para ajudar, algumas empresas pagam dois terços da previdência privada se o funcionário pagar o outro terço. Mesmo assim, há muito idoso pobre.

    2. falou tudo!!! capitalização é o mais adequado. quem dera estivesse já vigorando quando iniciei minha vida profissional

  20. Me esclareçam, por favor: no regime de capitalização quem pagará os períodos de afastamento do empregado, como auxílio doença e acidente de trabalho ¿

  21. Alguém pode dar um exemplo concreto de onde o regime de capitalização funcionou? Sabemos que no Chile este sistema levou a população mais pobre à miséria. Há algum outro?

    1. Infelizmente não sei. Só ouvi um jornalista dizendo que de 30 países, 18 já desistiram.

  22. Guedes quer apenas acabar com o regime de pirâmide da aposentadoria, antes que chegue o momento em que não haja mais como manter os pagamentos das aposentadorias. Bancos podem ganhar com o regime de capitalização, óbvio. Mas é melhor, mais razoável e justo do que o regime atual, que é baseado na contribuição solidária até o dia em que o número de contribuintes não for suficiente, que é o que já está acontecendo e que agrava o endividamento público. Por que não querem desarmar a bomba?

  23. Se o Centrão estranha é porque é sério. Ora, é uma importante ferramenta para incrementar a poupança é financiar investimentos.

  24. Paulo Guedes tem "obsessão" pela capitalização....como é que esses fdp do centrão (uma corja que se amamenta nas tetas da sociedade há séculos) tem a petulância de falar uma mxxxx dessas de um economista genial como o Paulo...esses infelizes entendem tanto de finanças públicas quanto eu de usinas nucleares, isto é, nada. Valha-nos Deus!

  25. A falta de uma contabilidade social e gestão das contas públicas detalhadas torna o Estado um ambiente propício para que caroneiros e parasitas sociais se instalem nele e possam viver às custas da sociedade e do cidadão. Quanto mais as rúbricas e respectivas dotações forem separadas, mais fácil é mensurar e analisar os impactos de cada política pública adotada, facilitando a quantificação e definição de critérios de eficiência social, inclusive com benchmarking entre entes públicos e até países.

  26. Dia 30! Brasileiros vamos as ruas por Sérgio Moro, Paulo Guedes e Jair Bolsonaro! Pela aprovação da reforma da previdência e pelo pacote anti-crime! Prisão dos corruptos do Legislativo e Judiciário !

    1. O Ernesto nos convidou...!!! E estaremos no próximo domingo dia 30 ocupando RUAS e praças, reafirmando nossas pautas prioritárias, com destaque para o fim do FORO PRIVILEGIADO, confirmação da prisão em segunda instância, aceleração da LAVAJATO e questões de ordem para que as casas legislativas entendam que as pautas são do POVO BRASILEIRO. As forças armadas não vão intervir, mas estão a postos escutando o clamor da sociedade. Desde 2.013 planejamos o fim da corrupção. UNIDOS c n familias

  27. Assim, separando previdência de benefício social, é possível se entender e planejar o sistema previdenciário para que ele seja sustentável, enquanto os benefícios sociais ficam à parte. Isto inclusive serve para que se possa analisar mais detalhadamente e com maior acurácia os efeitos dos programas sociais, quando previdência e assistência se misturam, medir a efetividade das políticas públicas se torna uma tarefa mais árdua devido à influência de fatores exógenos.

  28. Com isto, nem os políticos se utilizam dos pobres para poder ficar "vendendo" bondades com o dinheiro alheio, nem o funcionalismo público se vale da disperão dos custos por toda a sociedade para poder viver às custas do cidadão. A previdência deveria ter um modelo que se adaptasse aos cálculos atuariais para sempre harmonizar vida laboral com aposentadoria, pessoas empregadas em atividades insalubres e perigosas devem ser cada vez um número menor, inclusive para os salários serem maiores.

  29. O modelo mais justo de aposentadoria é aquele no qual o sujeito contribui até aposentar e morre só no dia em que gastou o último centavo da reserva que acumulou. Só que a realidade é mais complexa do que a teoria pode comportar, então o ideal seria um sistema compartimentado onde cada um recebe de acordo com o contribuiu, sendo que quem viver mais e consumir todas as suas reservas depois irá ser mantido pelo Estado, e quem morrer antes, parte da reserva vai pros beneficiários e parte pro Estado.

  30. O free rider é uma figura conhecida da teoria econômica e se refere ao indivíduo que se vale da difusão dos custos de um determinado bem por toda a sociedade para poder usufruir dele sem arcar com o valor cheio ou não pagar nada. O modelo atual favorece ao parasita, que arca com menos do que irá receber de aposentadoria, custo que é repassado ao restante da sociedade, que é aquela que sofre com a falta de educação, saúde, serviços de qualidade, emprego e ainda recebe aposentadorias minguadas.

  31. Claro que eles não querem pois, se for criando um tipo de fundo de pensão fora do governo, eles não vão poder meter a mão.

  32. É interessante todos dizem que “os que estão na ativa pagam para os que já se aposentaram”. Pergunto: para onde foram os valores que eu recolhi e meu patrão complementou durante todos os anos em que estive na ativa??? Esses valores deveriam garantir meus ganhos na aposentadoria!!

  33. A questão não é se capitalização é ou não o melhor.. a questão é construir um consenso mínimo entre partes que são muito divergentes. Finalmente se conseguiu um consenso que mesmo que não agrade muito o governo, poderá ajudar a sair dessa patinação em que nos encontramos por conta da esperada reforma. Outras reformas virão, se sobrevivermos. Quando parece que vamos sair da patinação.. percebemos que é só o recomeço

  34. O grande salto que o sistema de capitalização permitirá ao Brasil é gerar poupança interna, o que pode ser convertido em investimento sem endividamento do país. Isso coloca as finanças do governo em um outro patamar, permite investimento não inflacionário. Evidentemente equaciona esse bizarro rombo nas contas da previdência, afinal cada pessoa recebe o que poupar.

  35. Compõem o Centão políticos, que não tem capacidade de defender uma ideia e ficam em cima do muro. Típico Brasileiro mal caráter.

  36. quem irá administrar? a taxa será a mesma dos realizadas hoje? o trabalhador poderá escolher o administrador do fundo??????

  37. E o melhor sistema o da capitalização ! E criado um fundo de pensão administrado indepentente de governos !!! Não contamina o orçamento geral do governo !! Mas muito difícil de ser aprovado por políticos cuja prioridade é a próxima eleição !!! No Chile foi aprovado pela ditadura Pinochet !! O Chile hoje tem a renda per capita 3 vezes a do Brasil !!! Ditadura competente e muito bom !!!

  38. A desconfiança do Centrão tem uma causa óbvia , pelo menos para mim: quem vai administrar o fundo será o Estado ou os Bancos, logico que os Bancos. Aí vem o interesse destes senhores. Já imaginou o que dará de dinheiro para quem administrá-lo? E se for uma Petros , Postalis, etc? Vai haver de novo uma farra. O Centrão deve estar com a musica na cabeça, cantada por Tim Maia : quando o inverno chegar eu quero estar junto a ti! Querem apostar que é isso?

  39. A imprensa não toca no cerne da questão, e pior, querem inverter o fato mantido na penumbra. Governadores e políticos não querem o regime de capitalização pois perderiam o poder de manipular os fundos de aposentadoria do funcionalismo - simples assim! Se implantar o regime de capitalização o dinheiro será depositado em conta nominal do servidor público, e aí, babau pois os políticos não mais poderão por as maos. Vide as negociatas com Petros, Funcef, transferências para LRF,e outras.

  40. Os políticos são contra a capitalização porque ela impede aposentadorias especiais de Presidente, governadores, deputados, senadores porque cada um terá que contribuir para si. Paulo Guedes já disse que pode incluir a contribuição do empregador na capitalização. O que ele quer é transparência na Previdência, o que hoje não tem.

  41. Independente de Guedes, o que causa mais estranheza e depois de mensalão e petrolão tanta gente ter votado no PT e no centrão, integrantes do quadrilhão.

  42. A maneira mais correta de preparar a aposentadoria se cada um Este sistema que temos hoje não é justo Para qualquer um que hoje tem algum tipo de previdência privada sabe a diferença de rentabilidade Tranquilamente para alguém que contribua sobre um salário mínimo ao final de 30 anos com certeza ele se aposentará com 2 salários no mínimo No dia 30 se eu fosse essa legião de jovens alguns desses que estivam naquelas manifestação do PT iria gritar pela capitalização

Mais notícias
Assine agora
TOPO