CCJ pauta flexibilização da Ficha Limpa para multados por improbidade
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara pautou para quarta-feira, 26, a análise de um projeto de lei complementar que busca flexibilizar a lei da Ficha Limpa para políticos condenados por improbidade administrativa. De autoria do deputado Lucio Mosquini, do MDB de Rondônia, o texto isenta de inelegibilidade aqueles que forem punidos apenas com...
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara pautou para quarta-feira, 26, a análise de um projeto de lei complementar que busca flexibilizar a lei da Ficha Limpa para políticos condenados por improbidade administrativa. De autoria do deputado Lucio Mosquini, do MDB de Rondônia, o texto isenta de inelegibilidade aqueles que forem punidos apenas com a aplicação de multa.
O projeto conta com parecer favorável do relator, o deputado Enrico Misasi, do PV de São Paulo. "A rejeição de contas nas situações em que há apenas a imposição de multa, sem ressarcimento ao erário, não há gravidade suficiente para ensejar a limitação de direitos fundamentais, no caso os direitos políticos passivos", argumenta.
A matéria tem apoio da maioria dos membros da CCJ. Na última semana, apenas DEM e PSDB foram favoráveis a um requerimento de retirada de pauta apresentado por Kim Kataguiri. "Mesmo que a pena for apenas multa, mas se a improbidade for cometida com dolo, a lei da Ficha Limpa estaria afastada. Eu acho isso temerário, ainda que a pena seja apenas a de multa, o sujeito deve ficar ficha suja caso a conduta dele seja dolosa", criticou o parlamentar.
Deputados que defendem a aprovação argumentam que tribunais de contas aplicam a pena de multa – sem a necessidade de devolução de recursos desviados ao erário – nos casos de menor gravidade. "A pena de multa diz respeito a erro formal. Estamos tratando de inelegibilidade por vício formal, e que nem sempre tem dano ao erário", defende Margarete Coelho, do PP do Piauí, aliada de primeira hora de Arthur Lira.
Ela argumenta que a pena recai principalmente sobre prefeitos de pequenas cidades do interior em virtude da "ausência de profissionais melhor qualificados".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
William
2021-05-25 08:14:02O Bandidos venceram!
Odete6
2021-05-25 07:19:00Pois é, tudo sempre a favor e facilitado para o acesso dessa canalhada sangue-suga ao erário, aboletando-se nas 3 funções do Estado.
Paulo
2021-05-24 17:27:51Estão querendo acabar com a “ficha limpa”. Afinal, se a levarem a ferro e fogo não haverá candidato para nenhum cargo parlamentar. É pralamentar!!!
Roberto José Rodrigues
2021-05-24 17:27:46Que tristeza!
Jose
2021-05-24 17:15:40Kkkkkkkkkk. Cadê os bozistas honrados, honestos e acima de qualquer suspeita? Onde estão os patriotas? Kkkkkkk. Bozistas são criaturas pervertidas.