Casa Branca usa Covid para atacar China
Mudança de narrativa sobre a origem do vírus ocorre em meio à guerra tarifária travada com o país asiático

Em meio à guerra tarifária entre Estados Unidos e China, a Casa Branca publicou em seu site nesta sexta-feira, 18, uma nova versão para a origem da Covid, acusando a gestão do ex-presidente Joe Biden de favorecer a narrativa "preferida" dos democratas de que o vírus surgiu naturalmente.
Chamada de "Lab leak --a verdade sobre as origens da Covid", a narrativa do governo Trump para o surgimento do vírus foi construída da seguinte forma:
"1. O vírus possui uma característica biológica que não é encontrada na natureza.
2. Os dados mostram que todos os casos de COVID decorrem de uma única introdução em humanos. Isso contrasta com pandemias anteriores, nas quais houve múltiplos eventos de contágio.
3. Wuhan abriga o principal laboratório de pesquisa sobre SARS da China, que tem um histórico de condução de pesquisas de ganho de função (alteração genética e sobrecarga de organismos) em níveis de biossegurança inadequados.
4. Pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan (WIV) adoeceram com sintomas semelhantes aos da COVID no outono de 2019, meses antes da COVID ser descoberta no mercado de alimentos.
5. Por quase todos os critérios científicos, se houvesse evidências de uma origem natural, elas já teriam surgido. Mas não surgiram."
"Incidente laboratorial"
Segundo a Casa Branca, um "incidente laboratorial" envolvendo pesquisa de ganho de função é "provavelmente" a origem da Covid.
"Os mecanismos governamentais atuais para supervisionar essa perigosa pesquisa de ganho de função são incompletos, extremamente complexos e carecem de aplicabilidade global", acrescentou.
Na publicação, o governo americano também classificou a resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) à pandemia como um "fracasso completo".
"A resposta da OMS à pandemia de COVID foi um fracasso completo, pois cedeu à pressão do Partido Comunista Chinês e colocou os interesses políticos da China acima de seus deveres internacionais. Além disso, o mais recente esforço da OMS para resolver os problemas agravados pela pandemia de COVID — por meio de um 'Tratado Pandêmico' — pode prejudicar os Estados Unidos."
A Casa Branca também traçou um mapa para mostrar a distância entre o laboratório e o mercado municipal de Wuham --cerca de 7,5 milhas ou 12 quilômetros.
A publicação ainda acusou o infectologista Antony Fauci, assessor médico de Biden, de se basear em um único estudo para "ocultar" outras versões.
'Tarifaço'
Trump provoca caos global com uma guerra tarifária, na qual a China é o principal alvo americano.
As tarifas sobre produtos chineses podem chegar a 245%, conforme documento publicado pela Casa Branca nesta semana.
Todavia, o 'tarifaço' de Trump ainda não foi capaz de fazer o governo chinês recuar e retirar as tarifas de importação que colocam, segundo o presidente americano, os EUA em desvantagem comercial em relação ao país asiático.
Leia também: Ele sabe o que faz?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)