Foto: Adriano Machado/Crusoé

Carta de gestor confirma saída de Guedes da direção de offshore em 2018

08.10.21 16:10

Uma carta da Trident Trust, agente financeira responsável pela gestão da empresa mantida por Paulo Guedes nas Ilhas Virgens Britânicas, indica que o ministro da Economia deixou o posto de diretor da offshore em 21 de dezembro de 2018. As informações são de O Antagonista.

Na última terça-feira, 5, Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso, advogados de Guedes, haviam afirmado, em nota, que ele saiu do comando da empresa antes de assumir o cargo público e, desde então, não participou ou interferiu nas decisões de investimento da companhia.

Mais cedo, em evento do Itaú BBA, Guedes rompeu o silêncio sobre o caso, revelado no domingo pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). O ministro negou ter realizado transações entre fronteiras e disse que todas as suas operações são declaradas à Receita Federal.

“Sobre ‘offshore’, elas são legais. Ela foi declarada, não houve movimento cruzando as fronteiras, trazendo dinheiro do exterior ou mandando dinheiro ao exterior. Desde que eu coloquei dinheiro lá, em 2014/2015, eu declarei legalmente. Qualquer dinheiro que está lá, é gerenciado de forma independente. Minha ação não tem influência nenhuma. Eu sai da companhia dias antes de vir para o cargo de ministro.”

A offshore tem como sócias a mulher do ministro, Maria Cristina Bolivar Drumond Guedes, e a filha, Paula Drumond Guedes. A empresa tem patrimônio de US$ 9,55 milhões.

Manter valores no exterior não é algo ilegal, desde que isso seja declarado à Receita Federal. Uma possibilidade, porém, é a de que Guedes tenha violado o 5º Código de Conduta da Alta Administração Federal, de 2000. Segundo o texto, funcionários públicos de alto escalão não podem manter aplicações financeiras no exterior ou no Brasil que possam ser afetadas por políticas financeiras.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Saiu do comando da offshore mas sua família continua. É um baita problema ético, sinto muito. Ser legal é uma coisa, ética é outra

    1. 2-QQuer um Ministro pode cagar na cara do genocida, que ele perdeu a Moral , este desgoverno acabou!!!Leia a entrevista na Veja de uma Phd em Ética publica , ex banco central metendo o pau na Ofschore da “Família “do Paulo gogó Guedes!!!So a Gadolandia para Aceitar este Absurdo!!!Qual o Parâmetro??? O Meirelles tinha!!!sempre PT como Parâmetro !! Cambada de filhas da puta!!!

    2. Caro Paulo!!! Ele aparece no feriado em Peruibe, só par comer pastel, o Doria “Calça Apertada”, foi ao vale do ribeira e liberou 28 milhões para micros e pequenas empresas, até o calça apertada, que trabalha, diga-se para o bem da verdade , pois este genocida perde até para o cachaceiro do lulaladrao,, este jumento e seus filhos são muito vagabundo e ladrao!!!Olhem a foto nós jornas , sem máscara , abraçado a gados inúteis e pagos!!!

  2. A vantagem do vagabundo chamado Paulo Guedes, é q ele não precisa explicar nada para os CACs (comem-andam-cagam). O cara da CEF também não precisa dar explicações, sobre o banco ser usado para atender os amigos da rainha e do príncipe 01. Aliás, essa merda de governo não explica nada. Inflação é culpa da conjuntura internacional e dos governadores. Temos um governo, q é uma curva de rio, só parou lixo. PG inovou no laranjal. Esposa e filha como laranjas, salvo engano, é a 1a X q vejo. Moro 🇧🇷

    1. Desculpas esfarrapadas Mr. Guedes! Vc. deixou sua mulher e filha no comando, ......suas laranjas.

  3. Este calhorda merece um nariz de pinóquio e óleo de peroba pelo tamanho da sua cara de pau. A inflação explodiu e o dólar descambou foi por acaso??? Ganhou milhões sem produzir um prego.

  4. Vou repetir as palavras do Marco!! Esposa e Filha , quem fez toda esta “Fortuna”, foi elas ??? Cambada de metido a Esperto, nós somos tudo GADOS, Acéfalos, vamos todos votar no Genocida outra vez , ele vai Mudar!! Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    1. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  5. Depois que assumiu o governo nunca mais foi em casa para não ter contato com as filhas. A isenção no IR ocasionar vantagens, é uma coincidência. Os ganhos com a desvalorização do real, pura sorte Este é um País de gente pura: Lula e companheiros; Bolsonaro e apoiadores; Guedes; etc., etc. Pura sacanagem.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO