Capitólio: fundador de grupo de extrema direita é condenado a 18 anos de prisão
O fundador do grupo de extrema direita Oath Keepers, Stewart Rhodes (foto), foi condenado pela Justiça americana a 18 anos de prisão nesta quinta-feira (25) por conspiração e outros crimes relacionados à invasão do Capitólio. A pena foi menor do que a sugerida por promotores (25 anos). No episódio, que ocorreu em 6 janeiro de...
O fundador do grupo de extrema direita Oath Keepers, Stewart Rhodes (foto), foi condenado pela Justiça americana a 18 anos de prisão nesta quinta-feira (25) por conspiração e outros crimes relacionados à invasão do Capitólio. A pena foi menor do que a sugerida por promotores (25 anos).
No episódio, que ocorreu em 6 janeiro de 2021, apoiadores de Donald Trump tentaram impedir a diplomação de Joe Biden no Colégio Eleitoral.
Ao se apresentar à Justiça, Rhodes afirmou ser um prisioneiro político. O juiz do processo, Amit Mehta, reagiu e disse que ele é uma ameaça ao país e à democracia. Rhodes serviu no exército dos Estados Unidos e depois se formou em direito.
Mais de mil pessoas foram presas por envolvimento no ataque. A maioria enfrenta acusações por entrar ilegalmente ou causar danos à propriedade. Além disso, cerca de 350 foram acusadas de agressão a agentes da ordem ou resistência à prisão e mais de 50 por crimes graves de conspiração.
A pena de prisão de Rhodes é a mais longa de todos os condenados pelo ataque ao Capitólio. Até agora, a sentença mais longa era de 14 anos de prisão dada a um homem da Pensilvânia que atacou a polícia durante a invasão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Maria
2023-05-26 06:57:18Os Estados Unidos não são o Brasil. Aqui você paga pelos crimes que comete.MS
ATÍLIO DE SOUZA BORGES
2023-05-25 17:25:44Exemplos desses devem ser seguidos pela justiça brasileira e, muito mais!