'Capitã cloroquina' pede que STF impeça CPI da Covid de ameaçá-la de prisão
A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro (foto), pediu que o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, proíba a CPI da Covid de a submeter a "constrangimentos físicos e morais", como ameaças de processo e de prisão. A audiência da "Capitã Cloroquina", como é conhecida nos corredores do Ministério da Saúde,...
A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro (foto), pediu que o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, proíba a CPI da Covid de a submeter a "constrangimentos físicos e morais", como ameaças de processo e de prisão. A audiência da "Capitã Cloroquina", como é conhecida nos corredores do Ministério da Saúde, está marcada para a próxima terça-feira, 25.
Na semana passada, Lewandowski rejeitou o pedido da secretária para ficar em silêncio na CPI da Covid a fim de não se autoincriminar. Na ocasião, o ministro anotou que Mayra não relatou responder a qualquer sindicância, inquérito ou processo, seja na esfera criminal ou administrativa. Para Lewandowski, não há, portanto, "qualquer credibilidade ao receio por ela manifestado de que possa sofrer consequências adversas ao responder a determinadas perguntas dos parlamentares".
Na nova petição, protocolada nesta sexta-feira, 21, porém, a defesa argumenta que, embora não tenha mencionado previamente, a secretária é alvo de uma ação de improbidade administrativa em razão do colapso no sistema de saúde de Manaus, no Amazonas. "Ocorre que o processo corre em segredo de justiça e a requerente, até a presente data, não foi sequer notificada".
A defesa de Mayra diz, portanto, que ela está em situação idêntica a do ex-ministro da Saúde, beneficiado pela concessão de um habeas corpus preventivo e, portanto, deve fazer jus ao mesmo direito. "Observe-se que a circunstância de tal paralelismo de situações ter sido somente agora ventilada, de forma expressa, neste pedido de reconsideração, não seria impeditiva à sua apreciação", sustenta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Sônia
2021-05-23 14:48:06QUEM NÃO DEVE NÃO TEME ,agora genocidas sem caráter precisam se blindar como o Gal cá GAO sem honra
Maria
2021-05-22 16:45:46Quem não deve não teme. Ou será que está pensando mentir.
Nyco
2021-05-21 22:27:24A Dra. Mayra é uma guerreira e não vai se intimidar perante essa quadrilha de oposição da CPI. O HC é direito do cidadão e deve ser usado, mas podem ter certeza, ele vai detonar o Ruinan "vagabundo".
PAULO
2021-05-21 20:15:11Manaus está a beira de um colapso na saúde. Uma equipe do MS vai até a cidade analisar a situação. Mediante isso tomam as seguintes providências: - Enviar medicamentos COMPROVADAMENTE INEFICAZES, - implementar o aplicativo TrateCov para diagnóstico e sugestão de medicamentos. Aplicativo esse que prescrevia cloroquina para grávidas e crianças, e foi amplamente divulgado (não acredito que o aplicativo foi hackeado). Depois falta oxigênio nos hospitais, pessoas morrem e doentes são transferidos.
Voto Salva
2021-05-21 16:19:57Entendi, corre em segredo de justiça e ela nem sabe, então como e que voce sabe? o sistema judicial Brasileiro esta todo podre, realmente o mecanismo tomou conta da justiça Brasileira aonde o próprio STF rasga a constituição para proteger os amiguinhos poderosos desta casta politico social existente que tomou conta do pais e que tem leis próprias e tratamentos monárquicos como se fossem nobres e a população um bando de pebleus com direito a miséria, migalhas e prisão se roubar 1 kilo de feijão.
Odete6
2021-05-21 14:02:30Ah, mas que gracinha que ela é, a cloroquilda-genocida!!!
Palhaço Bozo
2021-05-21 13:50:24A CPI peca exatamente nesse detalhe, ameaçar de cartão vermelho em um jogo que mal chegou nos 5 minutos do primeiro tempo. Se houver justiça ela será presa por seus atos criminosos, mas antes é necessário a coleta de provas, a acareação e o julgamento. Mas todos sabemos que, quando se trata de políticos, o que falta ao Brasil é exatamente isso, justiça. Ainda seremos agraciados com a absolvição dessa turba de genocidas por excesso de provas igual ocorreu com Lula, Dilma e Temer.