'Candidatíssimo a ser derrubado', diz Pacheco sobre veto à distribuição de absorventes
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (foto), uniu-se aos críticos do veto de Jair Bolsonaro à distribuição gratuita de absorventes higiênicos a mulheres em situação de vulnerabilidade social e disse acreditar na derrubada da decisão do Planalto pelo plenário do Congresso. Nas redes sociais, Pacheco fez menção aos relatos de adolescentes e mulheres que precisam...
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (foto), uniu-se aos críticos do veto de Jair Bolsonaro à distribuição gratuita de absorventes higiênicos a mulheres em situação de vulnerabilidade social e disse acreditar na derrubada da decisão do Planalto pelo plenário do Congresso.
Nas redes sociais, Pacheco fez menção aos relatos de adolescentes e mulheres que precisam usar "papel de jornal" e "miolo de pão" em áreas íntimas para conter o fluxo menstrual por falta de dinheiro para comprar absorvente. O senador disse que o Congresso aprovou o projeto de lei justamente para transformar essa realidade.
Na terça-feira, 7, Bolsonaro disse ter sido "obrigado" a vetar a proposta porque o texto não estabelecia a fonte de custeio do programa.
Apesar da justificativa, o projeto, de autoria da deputada petista Marília Arraes, previa o uso de recursos do Fundo Penitenciário Nacional para o financiamento dos absorventes higiênicos para presidiárias e do Sistema Único de Saúde para o custeio dos itens para estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública e mulheres em situação de rua.
"O Congresso está pronto para contribuir com o governo nas soluções de cunho fiscal, mas considero desde já que esse veto é candidatíssimo a ser derrubado", escreveu Pacheco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2021-10-11 12:39:59Todas as mulheres precisam usar absorvente. O que me preocupa é que o governo compra sai, na nota fiscal, 3 vezes mais caro que você ir num mercado comprar. E esse material vai chegar a quem precisa? Vai ter uma qualidade mínima? A empresa que vender vai superfaturar? A licitação vai beneficiar o amigo do licitante? Esse material vai ser desviado para a loja ou hospital de alguém? E principalmente: esse projeto é baseado em um estudo? Pois muitas vezes, falta ciência nos projetos.
Vera
2021-10-10 20:22:54Parece que este é o assunto mais importante do Brasil no momento, apesar das mulheres menstruarem desde sempre. Por que só agora?
Odete6
2021-10-10 14:29:06É LLLLLÓÓÓÓÓÓÓGICO QUE - TEM - QUE SER DERRUBADO!!!! E ESSE BRONCOSSAURO GENOCIDA MISÓGINO DEVERIA ESTAR NA CADEIA COM MAIS ESSE MOTIVO MAS COSTAS!!!!!!!
Odete6
2021-10-10 14:29:05É LLLLLÓÓÓÓÓÓÓGICO QUE - TEM - QUE SER DERRUBADO!!!! E ESSE BRONCOSSAURO GENOCIDA MISÓGINO DEVERIA ESTAR NA CADEIA COM MAIS ESSE MOTIVO MAS COSTAS!!!!!!!
Marcello
2021-10-10 13:57:59Tem tanta coisa errada: fundão de 2 bi para político, funcionários públicos com salários astronômicos e privilégios abundantes (alguns, os das castas mais altas), JB em campanha eleitoral permanentemente (com nosso $), ....
Jaime
2021-10-09 23:03:58Vai entender? O Governo Federal paga Auxílio Emergencial para a população carente. Essa grana pode ou NÃO pode ser usadabpra comprar absorventes, camisinhas, o diabo que for? Alguém faz idéia do porquê dos materiais da construção civil ter aumentado tanto? passou de 400 reais o mulherio para 1000 reais. Motivo? Compra de alimentos com o Auxílio? Compra da cesta básica? Cabrunco! Querem falir o país para eleger um ladrão! Inflação fazendo tudo subi e esses pilantras querendo ver o mar pegar fogo!
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-10-09 11:06:27frouxo omisso covarde .. Pacheco tinha tudo para ser o homem da terceira via mas sua covardia fez ressurgir o ridículo Temer . e lugar de político covarde é o lixo.
PAULO
2021-10-09 10:52:00É mais fácil nascer dente numa galinha, do q Bolsonaro fazer algo pelas mulheres mais pobres do Nosso Brasil. O sociopata é misógino e misantropo. Espero que este absurdo seja corrigido. Eu pago imposto para isso. Para q o governo atenda às necessidades dos mais pobres. Eu não pago imposto para o 01 e o 04 morarem em mansões, por conta de maracutaias. Eu não pago imposto p/ vagabundo gastar no cartão corporativo. Eu não pago imposto para um fundo eleitoral bilionário. Moro Presidente 🇧🇷
Humberto
2021-10-09 08:02:26Para aumentar fundo partidário tem grana ?????As prioridades neste Brasil, é de fazer os brasileiros de bem,chorar de vergonha!!!Só a Gadolandia para arrumar desculpas para este genocida incopetente vetar este projeto!!!
Max
2021-10-09 06:23:11Se absorventes são tão indispensáveis à higiene sanitária de mulheres brasileiras a ponto de impedi-las de sair de casa para ir para a escola ou para outros afazeres da vida cidadã, está aí um item sanitário que o SUS deve suprir àquelas mais pobres para que tenham o que necessitam. Aprovar recurso orçamentário é obrigação das autoridades que sabem muito bem como fazê-lo quando lhes interessa. O fundo partidário, o fundo eleitoral provam essa competência. A questão é de política pública.