Adriano Machado/Crusoé

Campos Neto não está desanimado

16.05.19 11:27

O desemprego continua alto, as estimativas do PIB para este ano vêm piorando, os últimos indicadores de produção industrial e de vendas do comércio não entusiasmam. Mas o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), mostrou otimismo com a economia na audiência pública no Congresso Nacional, na manhã desta quinta-feira, 16.

“O processo de recuperação gradual da atividade econômica sofreu interrupção no período recente, mas o cenário básico do BC contempla sua retomada adiante”, afirmou Campos Neto aos parlamentares. “Essa hipótese se sustenta, entre outros fatores, no crescimento da confiança empresarial, medida pela Fundação Getúlio Vargas, na tendência gradual de recuperação do investimento, conforme indicam dados do IBGE, no patamar estimulativo da política monetária e na recuperação observada no mercado de crédito”, enumerou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Num país em que até o passado está sujeito a alteração...ele enxerga tudo muito róseo. Mas está fazendo o papel dele...

  2. Se o Congresso estive saudável ativo trabalhando em sintonia com o desejo dos brasileiros votariamos as MPs e as Reformas do JB e de Moro é Guedes e os investidores viriam de monte porque estamos baratos só temos que ser honestos e.integros na economia para receber dinheiro externo investir e crescer assim melhora o desemprego e a fome e diminui a.violencia e não precisa de bloqueio na Educação. Simples.

    1. Tania; você escreveu a receita do bolo. O difícil é a realidade, isto é, fazer o bolo.

  3. Esse cara é sensato. Tem que baixar a selic só depois de ter uma situação fiscal positiva com a aprovação da reforma. Baixar juros por decreto é tão ingênuo e irresponsável quanto baixar preços por tabelamento/congelamento.

  4. Informações de parentes e amigos. Tudo parado. Guedes deve estar criando medidas de curto prazo, para sobreviver até sair a demorada Previdência. Alguma liberação de renda poderá ser feita para a classe trabalhadora e os mais pobres. Algum aumento de receita pública (imposto) poderá vir. Provável seja na gasolina (diesel não), na energia e no IOF, mais outras "mágicas". Quero ver o que JB irá dizer no ato. Mesmo assim a Economia não irá reagir a contento. Perda de confiança.

    1. É, tudo nos bastidores me parece cortina de fumaça a realidade é que Rodrigo Maia é um irresponsável e aproveitador e trama contra o país para se dar bem.

    2. A Economia é o fator chave. Se estivesse bem hoje, JB estaria bem (mesmo não sendo bom). Vejam a DilmANTA, se ela não tivesse afundado a Economia, e o país tivesse seguido um ritmo de crescimento, LuLadrão estaria na presidência, e Jair no Congresso brigando com a Maria do Rosário. A Economia irá manter ou derrubar o Jair. A segunda hipótese é a mais provável. A panela de pressão já está no fogão aceso.

    3. Não é por causa da previdência? É por falta da Nova Previdência! Sem investimentos, não há emprego; sem emprego, não há renda; sem renda, não há consumo... e sem a Nova Previdência, ponto-chave, o Brasil não atrai investimentos. Enquanto isso, o Carluxo e o Olavo, que não têm votos no Congresso, é que são os responsáveis pela crise. É o que dizem...

    4. Joshua --- kkkkkkkkkkkkkkk. Você está certo. Enquanto isso o país derrete e como derrete. Conseguiremos reverter esta trajetória?

    5. Jose; é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que Olavo fechar a bocarra. Ele é doente mental, um sociopata; se não vociferar, ele entra em parafuso. A imundice que ele evacua pela boca é a auto terapia para o vazio de sua existência. Ele está em curto. É psicopatológica a coisa. Veja similaridade no Carluxo.

    6. Joshua -- O Olavo disse que não vaiu mais comentar sobre política e que o Brasil se exploda. O que você acha disso?

    7. Joshua -- O que você descreveu é o mesmo tipo de informação que tenho de vários setores econômicos. Os únicos que não estão em crise são aqueles ligados a commodities e que possuem contratos de longa duração. O resto está parado e não é por causa da previdência, mas sim pela falta de consumo. A população nào tem dinheiro. A maior parte está endividada. Sem consumo, não há economia.

  5. Continuando com os meus comentários anteriores, esse Ministro realmente age como Ministro. Não vai às redes sociais criticar ninguém. Procura, na surdina, resolver os problemas que os governos anteriores deixaram. E quem age assim só pode ter confiança no seu trabalho e no desenvolvimento do país. É totalmente diferente do Ministro da Educação que, em vez de chamar os reitores das Universidade Federais para conversar a nova forma de atuar, insultou-os, juntamente com os alunos, inclusive os bons

    1. Ele não é Ministro de nada e sim Presidente do Banco Central. Seria de estranhar se estivesse publicando algo nas mídias sociais, já que o cargo dele não é político.

  6. A esquerda no Brasil e atrasada, corrupta e criminosa. A ideologia nas escolas, o projeto de poder, e o funcionalismo público corporativista, são marcas desse bando de oportunistas. Abaixo a esquerda corrupta e criminosa.

  7. Ainda com relação ao comentário anterior, a Reforma Trabalhista terá o mesmo resultado da Lei da Recuperação Judicial, antiga Lei das Falências, que, diziam, ia resolver o problema das empresas no Brasil. Não resolveu coisa nenhuma. Apenas reduziu o valor a ser pago ao empregado que nela trabalhou a um caraminguás e liberou a empresa que eventualmente a comprasse de responsabilidade solidária com relação à divida com o empregado. Certamente resolveu o problema de empresas de muitos parlamentares

  8. A propósito do meu comentário anterior, seria interessante os arautos da Reforma Trabalhista verificarem como funcionam os Sindicatos dos Trabalhadores em outros países. O esquema de proteção ao empregado é maior do que no Brasil. No Brasil trataram as exceções, que realmente existem nas relações de trabalho - que podem prejudicar a ambas as partes -, como regra. É como dizer que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário são compostos integralmente de corruptos, o que não é verdade. Há exceções

  9. E vocês do O Antagonista que se vangloriam em cima da Reforma Trabalhista, que muitos diziam que iria criar empregos. O resultado está aí. Os empregos formais estão virando empregos temporários e até informais. Foram na onda de que tudo que acontece em outros países tem que ser aplicado no Brasil. O problema é que, no exterior, os Sindicatos são mais fortes e agressivos em defesa do empregado, o que não ocorre no Brasil, com Sindicatos formados por apadrinhados e até em conluios com patrões.

  10. O psicopata da Virgínia foi varrido pelo fake WhatsApp, se retirou defecando pela boca e tomara fique mesmo na sua pocilga. Ficam seus representantes como porta voz mas não será a mesma coisa. Agora resta o Bolsonaro calar a boca e deixar os ministros trabalharem, já que não ajuda mesmo, então que não atrapalhe. Quem sabe...

    1. Jose. E como escrevi para o JOSHUA em outro post: o Bolsonaro está cada vez mais se envolvendo, alopradamente, na defesa do Flávio. E perguntei e pergunto: estará com receio de ser arrastado ladeira abaixo? O processo de impeachment é principalmente político, e tem muita gente querendo comer o fígado do Bolsonaro...

    2. Segundo o charlatão, ele desistiu do Brasil. Isso é uma boa notícia. A má notícia é que os soldadinhos dele conseguiram enfraquecer o governo de tal forma que uma recuperação nos próximos anos é improvavél. Continuo vendo o Mourão como o único que pode, de fato, unificar o pais. É isso que o Brasil precisa: ser unificado!

    3. Márcia. Pela virulência e recursos espúrios (a se confirmar a autoria das mensagens incriminando o general Santos Cruz) já é um sinal de que este pessoal está percebendo que perde o controle da situação. Como disse vc, vamos ouvir "muitos impropérios vindos da latrina di Rasputin".

    4. Catilinário, eu já escrevi em algum canto da Crusoé antes do "Rasputin"(boa esta) dar o aviso prévio que ele é o tipo do cretino que só joga se está vencendo, com o governo indo aos trancos e barrancos sairia dizendo que JB era um fraco nas mãos do exército. Bem, acertei em quase tudo...mas ainda aposto que se o governo vier de fato a continuar um desastre, JB lerá muitos impropérios vindos da latrina do Rasputin.

    5. Márcia. Mandou bem! rsss. Só que é cedo para dizer que o Rasputin da Virgínia vai permanecer quieto. Este tipo de gente, para causar cizânia, movimenta-se como morto-vivo. São a imagem da putrefação ambulante. Olavo me parece como o próprio Rasputin na hora de morrer: sempre surpreende com um sofre fétido de vida. O Rasputin russo deu trabalho ao príncipe Felix Yusupov. E a neutralização do guru e sua "turma do manicômio" não será tarefa fácil. Nem para amadores.

  11. O governo trapalhão passou a fase de lua de mel com o eleitorado, congresso e demais agentes da sociedade, criando crises desnecessárias. Agora já está criado o cenário de desilusão e a esquerda volta a ocupar espaço. Tudo ruirá de vez, quando Guedes e/ou Moro jogarem a toalha.

    1. JOSHUA. Sobre o "Mito" Bolsonaro. Os bolsokids ainda não entenderam que somente o circulozinho restrito deles enxerga o Bozo como um "grande líder". Vai ser difícil cair a ficha desta gente. Se cair! Nas manifestações de ontem havia um cartaz com a frase: "o conhecimento elimina os mitos". Olavetes e bolsokids endeusam as redes sociais, e não conseguem entender que Bolsonaro não tem carisma para arrastar as multidões que eles imaginam ao lado deles. Cegueira voluntária... Estupidez.

    2. O cara aí abaixo quis dizer que, uma vez que LuLadrão está na cadeia, isso já é o suficiente para o país estar uma maravilha. Os Fanáticos não pensam. O país está uma merda, e muito por culpa do Trapalhão Bolsonaro, uma espécie de Dilma II com sinal trocado. "É a Economia, Estúpido". Seu "Mito" a está destruindo.

    3. Ou "Zé ruela", trapalhão é o luladrão que está na cadeia, babaca!

  12. O erro crasso de gastar capital eleitoral pra emplacar reforma impopular é típico da "velha política" que usava a força do governo pra dobrar o Congresso. A banda agora toca outra música. Guedes fez Bolsonaro colocar o carro na frente dos bois. Emperrou a máquina, parou o legislativo, perdeu o embalo da retomada do crescimento. Deve o presidente reorientar as estratégias e reordenar as agendas.

    1. Por favor, não culpe o Guedes. Nós temos Ministro da Economia, nós NÃO temos é Presidente.

    1. JOSHUA. Inteiramente de acordo com a capacidade intelectual de bolsokids e olavetes. Perdem de 7 X 0 e ainda atiram foguetes. Patético!

    2. Belíssima contribuição do EDSON para o debate. Alguém acha que o Presidente do Bacen iria dizer em público, ainda mais no Congresso, que está pessimista com a economia brasileira, pergunto... O dólar saltaria imediatamente acima de R$ 4,00 e a Bolsa despencaria ainda mais. O fato é que a Economia está falida. Não se sabe até onde irá afundar. Não há solução a curto prazo. Medidas preventivas não foram tomadas. Tudo à espera da Previdência. E JB está em Dallas passeando. Guedes não é mágico

Mais notícias
Assine
TOPO