Crusoé
07.06.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Câmara quer derrubar projeto que limitou concorrência no mercado de ônibus

    Deputados já se articulam para tentar derrubar na Câmara, logo após o recesso parlamentar, um projeto de lei aprovado pelo Senado que restringe a concorrência no mercado de ônibus intermunicipais e interestaduais, beneficiando grandes empresas do segmento. Em dezembro, a proposta foi aprovada pelo Senado graças ao lobby de parlamentares que são donos de empresas do...

    Crusoé
    2 minutos de leitura 09.01.2021 12:02 comentários 8
    img20200818132921115MED
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Deputados já se articulam para tentar derrubar na Câmara, logo após o recesso parlamentar, um projeto de lei aprovado pelo Senado que restringe a concorrência no mercado de ônibus intermunicipais e interestaduais, beneficiando grandes empresas do segmento.

    Em dezembro, a proposta foi aprovada pelo Senado graças ao lobby de parlamentares que são donos de empresas do setor, como Acir Gurgacz, do PDT, e Rodrigo Pacheco, do DEM, candidato à presidência da casa.

    A aprovação ocorreu no momento em que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, já tentava emplacar Pacheco como candidato à sua própria sucessão, e negociava o apoio do Planalto.

    Até então, por orientação de técnicos do Ministério da Infraestrutura, a base aliada do governo no Senado vinha atuando para impedir a votação do texto, considerado nocivo para os consumidores por restringir o mercado e encarecer as passagens.

    Às vésperas do recesso, entretanto, o projeto foi pautado e aprovado, mesmo diante das críticas em plenário de vários senadores, que se queixaram de a proposta ter sido incluída na pauta na última hora.

    Os lobistas das grandes viações querem que o projeto seja aprovado também na Câmara para evitar a entrada de novas empresas no setor, sobretudo as ligadas a recém-lançados aplicativos de transporte, também chamados de Uber dos ônibus.

    Em dezembro, representantes dos aplicativos, que trabalham com o fretamento de ônibus, fizeram uma manifestação em Brasília e pediram apoio ao presidente Jair Bolsonaro contra o fechamento do mercado. “Deve haver mais flexibilidade para que novas alternativas surjam. É preciso priorizar e preservar o consumidor com novas opções”, defende o líder do Partido Novo na Câmara, deputado Paulo Ganime. O Novo é um dos partidos que irão brigar na casa para derrubar o projeto aprovado pelo Senado. “Basta lembrar que o transporte por aplicativos sofreu a perseguição dos táxis e hoje está completamente consolidado”, acrescentou.

    No final de 2019, Bolsonaro assinou um decreto que facilitou a entrada de empresas no setor de transporte rodoviário. As normas preveem a livre prática de tarifas e a liberdade de fixação de itinerário, o que estimulou a concorrência e desapontou as empresas que já dominavam o segmento.

    Diários

    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    Wilson Lima Visualizar

    Netanyahu na berlinda pode mudar guerra em Gaza

    Duda Teixeira Visualizar

    Embaixada americana condena "condições desumanas" em fábrica da BYD

    Crusoé Visualizar

    Jornalista é alvo de inquérito policial após reportagem

    Redação Crusoé Visualizar

    O que Trump e Musk têm a perder com o atual confronto?

    Redação Crusoé Visualizar

    Bretas acusa presidente da OAB-RJ de perseguição

    Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    3 motivos para a família Bolsonaro se calar sobre Zambelli

    3 motivos para a família Bolsonaro se calar sobre Zambelli

    Visualizar notícia
    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    Visualizar notícia
    A treta entre Musk e Trump sobre a política fiscal americana

    A treta entre Musk e Trump sobre a política fiscal americana

    Visualizar notícia
    Embaixada americana condena "condições desumanas" em fábrica da BYD

    Embaixada americana condena "condições desumanas" em fábrica da BYD

    Visualizar notícia
    Estorvo ambulante

    Estorvo ambulante

    Visualizar notícia
    Motta vai querer comprar a briga da Zambelli?

    Motta vai querer comprar a briga da Zambelli?

    Visualizar notícia
    Naufrágio anunciado

    Naufrágio anunciado

    Visualizar notícia
    Netanyahu na berlinda pode mudar guerra em Gaza

    Netanyahu na berlinda pode mudar guerra em Gaza

    Visualizar notícia
    Os drones de Troia

    Os drones de Troia

    Visualizar notícia
    Steve Bannon quer deportar Elon Musk

    Steve Bannon quer deportar Elon Musk

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Acir Gurgacz

    Lobby

    mobilidade

    Rodrigo Pacheco

    Transporte

    Uber

    < Notícia Anterior

    Por que os democratas querem iniciar já o processo de impeachment de Trump

    09.01.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    'Nhonho': após se dizer vítima de hacker, Salles não mandou investigar 'invasão'

    09.01.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (8)

    Helio

    2021-01-10 23:45:42

    Como senador quer ser presidente do congresso e legisla em causa própria? Senadores não viso colocar a boca no trombone?


    Francisco

    2021-01-10 01:34:55

    O que não pode ocorrer é acabar a segurançab do transporte coletivo. Concorrência é bem vinda, desregulação também, tudo sem a perda da gestão do estado, com regulação mínima e objetiva.


    WALDYR

    2021-01-10 01:15:06

    Matéria leviana - missa encomendada - que gerou comentários apressados e passionais. O projeto que foi à Câmara não cerceia a concorrência e não impede a ANTT de conceder ou permitir prestações de serviços de transporte rodoviário de passageiros. O PL visa firmar que o transporte regular, aquele de trajetos, dias e horários estabelecidos pela agência reguladora sejam prestados por regimes de concessão ou permissão, não mais por autorização, que seria então apenas para o fretamento.


    Clovis

    2021-01-09 20:13:11

    Já é mais barato viajar de avião que de ônibus, imagina se restringir mais a concorrência. para Brasilia todas as companhias são uma só. E é assim em quase todo país. Nomes diferentes , mas sempre o mesmo dono, filho, irmão, cunhado...


    MARCOS

    2021-01-09 17:23:57

    Eu só sei que depois da entrada do Buzer no mercado, as passagens dos ônibus interestaduais caiu quase pela metade. Uma passagem rio x são paulo que era oferecida por 130,00 passou a ser oferecido por 79,00 pelos ônibus de carreira. Deputados, barrem esse projeto de lei por favor.


    Luiz

    2021-01-09 15:58:20

    Eeee, Botafogo. Sempre trabalhando contra o povo e a favor dos grandes empresários que, obviamente lhe pagam propina para manter o monopólio . E o consumidor que se dane, né? Livre concorrência Já.


    PAULO

    2021-01-09 15:11:48

    As grandes empresas defendem os seus interesses. Maior concorrência interessa aos consumidores que querem melhor serviço e menor preço. O Estado existe para organizar a nossa sociedade, visando o bem-estar dos cidadãos Agora imagina se os novos players tiverem o seu modelo de negócio baseado na tecnologia e Bolsonaro que é um ludista contra a urna eletrônica, tiver a palavra final. Alguém ter que explicar para ele que o uso da tecnologia melhora o serviço e abaixa o preço. Nem desenhando.


    Jorge

    2021-01-09 13:15:51

    Se Bolsonaro fez algo que preste, é quase ceeto que vai voltar atrás. Quem manda no Brasil é o Centrão do corrupto Gurgacz.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (8)

    Helio

    2021-01-10 23:45:42

    Como senador quer ser presidente do congresso e legisla em causa própria? Senadores não viso colocar a boca no trombone?


    Francisco

    2021-01-10 01:34:55

    O que não pode ocorrer é acabar a segurançab do transporte coletivo. Concorrência é bem vinda, desregulação também, tudo sem a perda da gestão do estado, com regulação mínima e objetiva.


    WALDYR

    2021-01-10 01:15:06

    Matéria leviana - missa encomendada - que gerou comentários apressados e passionais. O projeto que foi à Câmara não cerceia a concorrência e não impede a ANTT de conceder ou permitir prestações de serviços de transporte rodoviário de passageiros. O PL visa firmar que o transporte regular, aquele de trajetos, dias e horários estabelecidos pela agência reguladora sejam prestados por regimes de concessão ou permissão, não mais por autorização, que seria então apenas para o fretamento.


    Clovis

    2021-01-09 20:13:11

    Já é mais barato viajar de avião que de ônibus, imagina se restringir mais a concorrência. para Brasilia todas as companhias são uma só. E é assim em quase todo país. Nomes diferentes , mas sempre o mesmo dono, filho, irmão, cunhado...


    MARCOS

    2021-01-09 17:23:57

    Eu só sei que depois da entrada do Buzer no mercado, as passagens dos ônibus interestaduais caiu quase pela metade. Uma passagem rio x são paulo que era oferecida por 130,00 passou a ser oferecido por 79,00 pelos ônibus de carreira. Deputados, barrem esse projeto de lei por favor.


    Luiz

    2021-01-09 15:58:20

    Eeee, Botafogo. Sempre trabalhando contra o povo e a favor dos grandes empresários que, obviamente lhe pagam propina para manter o monopólio . E o consumidor que se dane, né? Livre concorrência Já.


    PAULO

    2021-01-09 15:11:48

    As grandes empresas defendem os seus interesses. Maior concorrência interessa aos consumidores que querem melhor serviço e menor preço. O Estado existe para organizar a nossa sociedade, visando o bem-estar dos cidadãos Agora imagina se os novos players tiverem o seu modelo de negócio baseado na tecnologia e Bolsonaro que é um ludista contra a urna eletrônica, tiver a palavra final. Alguém ter que explicar para ele que o uso da tecnologia melhora o serviço e abaixa o preço. Nem desenhando.


    Jorge

    2021-01-09 13:15:51

    Se Bolsonaro fez algo que preste, é quase ceeto que vai voltar atrás. Quem manda no Brasil é o Centrão do corrupto Gurgacz.



    Notícias relacionadas

    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    Wilson Lima
    06.06.2025 16:18 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Netanyahu na berlinda pode mudar guerra em Gaza

    Netanyahu na berlinda pode mudar guerra em Gaza

    Duda Teixeira
    06.06.2025 16:14 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Embaixada americana condena "condições desumanas" em fábrica da BYD

    Embaixada americana condena "condições desumanas" em fábrica da BYD

    Crusoé
    06.06.2025 15:52 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Jornalista é alvo de inquérito policial após reportagem

    Jornalista é alvo de inquérito policial após reportagem

    Redação Crusoé
    06.06.2025 15:11 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso