Câmara elege mesa diretora com partidos de oposição a Bolsonaro e governistas
Sob o comando de Arthur Lira, a Câmara elegeu nesta quarta-feira, 3, a mesa diretora responsável pela condução dos trabalhos da casa pelo próximo biênio. A composição conta com partidos governistas, independentes e de oposição ao presidente Jair Bolsonaro. A definição ocorre após um imbróglio. Eleito na segunda-feira, Lira anulou a decisão do antecessor, Rodrigo...
Sob o comando de Arthur Lira, a Câmara elegeu nesta quarta-feira, 3, a mesa diretora responsável pela condução dos trabalhos da casa pelo próximo biênio. A composição conta com partidos governistas, independentes e de oposição ao presidente Jair Bolsonaro.
A definição ocorre após um imbróglio. Eleito na segunda-feira, Lira anulou a decisão do antecessor, Rodrigo Maia, que autorizou a formação do bloco de Baleia Rossi. Com o ato, retirou a oposição da mesa e ampliou o espaço do Centrão. Diante da judicialização do caso e da ameaça de obstrução, no entanto, o deputado recuou e fechou acordo pela distribuição de cargos.
Integram a mesa diretora seis titulares, além de Lira. Os deputados escolheram o governista Marcelo Ramos, do PL de Amazonas, como primeiro vice-presidente. A ele, caberá a função de substituir Lira em caso de ausência e elaborar pareceres sobre requerimentos de informações a outros órgãos do poder público e projetos de resolução.
Outro deputado alinhado ao Planalto, André de Paula, do PSD de Pernambuco, assumiu como segundo vice-presidente, com a incumbência de examinar os pedidos de reembolso de despesas médico-hospitalares dos deputados e de estimular a interação institucional com órgãos do Poder Legislativo nos estados e no DF.
Presidente nacional do PSL, Luciano Bivar ficou com a primeira secretaria. O deputado pernambucano atuará como superintendente dos serviços administrativos e de pessoal da Câmara. Ele será quem ratifica as despesas da casa e credencia assessores, profissionais de imprensa e prestadores de serviços.
Conhecida pela oposição à gestão Jair Bolsonaro, Marília Arraes, do PT de Pernambuco, venceu a disputa pela segunda secretaria da mesa contra o correligionário João Daniel. No cargo, a parlamentar chefiará as relações internacionais da Câmara, cuidando principalmente da emissão de passaportes.
Filiada ao PSDB, que diz ser independente em relação ao Planalto, a sul-mato-grossense Rose Modesto ascendeu à terceira secretaria e deverá examinar os requerimentos de licença e justificativas de falta apresentadas por parlamentes e autorizar o reembolso de despesas com passagens aéreas internacionais.
A governista Rosângela Gomes, do Republicanos do Rio de Janeiro, foi eleita para a quarta secretaria, responsável pela supervisão do sistema habitacional da Câmara.
As quatro vagas de suplente de secretários foram preenchidas pelos deputados Alexandre Leite, do DEM de São Paulo; Eduardo Bismarck, do PDT do Ceará; Gilberto Nascimento, do PSC de São Paulo; e Cássio Andrade, do PSB do Pará.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
VALDERES
2021-02-03 16:00:34E a tal oposição fazendo estardalhaço e ameaçando atirar com o STF pra sentar na janela, com brisa. Fala sério.
QUEM É JOHN GALT ?
2021-02-03 15:36:15Venho por meio desta me oferecer para fazer um trabalho de reestruturação no Congresso. Diante da pandemia, que atingiu empresários e cidadãos das mais diversas funções, diminuindo as suas rendas, se faz necessária essa busca de equilíbrio entre receitas e despesas no Congresso. Se me deixassem fazer esse trabalho de reestruturação no Congresso, 80% seria demitido e garanto que os cidadãos não sentiriam a menor falta.
Nelson
2021-02-03 15:05:32Os coronéis da Orcrim nordestina soltando foguetório de impunidade.
Ana
2021-02-03 14:52:48Bia Kicis, pra mim, é ofensa pessoal! Estou decepcionada! Horrorizada!!!
ANTONIO
2021-02-03 14:35:35Tudo bandido! Muda nada . So o carrasco. A chibata é a mesma.
Flávia
2021-02-03 14:30:12A mesa diretora da Câmara não contemplou com cargos os representantes da região Sul do Brasil. mas o Nordeste e Norte estão super representados.