Caiado anuncia primeiro memorial fora de Israel a vítimas do Hamas
O governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil; foto) anunciou nesta terça-feira, 27, a criação de um parque em homenagem às vítimas israelenses do ataque terrorista do dia 7 de outubro de 2023, que deu início a guerra na Faixa de Gaza. A inauguração será nesta quarta-feira, 28, em Goiânia. Será, segundo o governo goiano,...
O governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil; foto) anunciou nesta terça-feira, 27, a criação de um parque em homenagem às vítimas israelenses do ataque terrorista do dia 7 de outubro de 2023, que deu início a guerra na Faixa de Gaza. A inauguração será nesta quarta-feira, 28, em Goiânia. Será, segundo o governo goiano, o primeiro memorial às vitimas israelenses fora de Israel.
Chamado de "Israel am Chai", o equipamento público será localizado na sede do Detran de Goiás, na capital do estado. Entre as 1.200 árvores plantadas no local (lembrando as cerca de 1.200 vítimas), estão diversas espécies de origem nacional e uma oliveira.
As mudas seriam uma doação da Embaixada de Israel no Brasil — não se sabe ainda se o embaixador de Tel-aviv no Brasil, Daniel Zonshine, estará presente. Ex-líder bolsonarista na Câmara dos Deputados, o ex-deputado Delegado Waldir é hoje o presidente do Detran, e disse que a sua autarquia acolheu a ideia do parque "não só porque conta com espaço físico, mas por suas iniciativas na área ambiental e na defesa da vida.”
A ideia de um parque para Israel no meio do cerrado goiano não deixa de ter um viés político— já que Caiado não esconde que quer se lançar como candidato em 2026 à presidência, no vácuo de nomes da direita que ainda não foi devidamente preenchido. Ele tem aumentado sua presença junto ao bolsonarismo, e inclusive esteve no ato junto a Jair Bolsonaro na avenida Paulista, neste último domingo, 25.
Ao mesmo tempo, o governador em segundo mandato e ex-senador usa da inauguração do parque para manter a chama acesa contra Lula, o principal nome já planejado para a eleição de daqui dois anos. Com as declarações do petista a respeito do conflito em Gaza — e sua comparação com o Holocausto, capa da Crusoé desta semana —, o contraponto de Caiado deve ecoar entre diversos setores da direita interessados em tomar uma posição sobre Israel e o conflto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Maria
2024-02-28 01:17:39Parabéns, governador Caiado!!!
Franco
2024-02-27 15:27:41Perfeito. Mulheres estrupradas por esses terroristas palestinos já é uma monstruosidade. Agora se sabe que as mulheres, algumas delas, foram estrupradas depois de mortas. Isso é luta politicapt, janja, cleise. INFAMES.