Cabral detalha corrupção em eleição para prefeito e da caixinha do transporte
No novo depoimento que presta ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, o ex-governador Sérgio Cabral Filho (foto) detalhou bastidores de atos de corrupção relacionados à eleição municipal do Rio em 2008 e no relacionamento do governo do estado e do legislativo estadual com as empresas de transporte coletivo....
No novo depoimento que presta ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, o ex-governador Sérgio Cabral Filho (foto) detalhou bastidores de atos de corrupção relacionados à eleição municipal do Rio em 2008 e no relacionamento do governo do estado e do legislativo estadual com as empresas de transporte coletivo.
Cabral disse que o atual prefeito Marcelo Crivella, ameaçado de impeachment, recebeu 1,5 milhão de reais em 2008 para apoiar a candidatura do antecessor Eduardo Paes, no segundo turno da eleição.
Segundo o ex-governador, foi Crivella quem o procurou, porque teria recebido a oferta de 1 milhão para apoiar o adversário de Paes, Fernando Gabeira. O dinheiro teria sido oferecido pelo ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, mas Crivella não queria apoiar Gabeira por convicções religiosas. Cabral contou que conseguiu um valor maior com o empresário Eike Batista.
Cabral pediu para ser interrogado novamente sobre a Operação Ponto Final, que investiga irregularidades no setor de transportes. Ele contou que a caixinha de propinas de empresas de ônibus era uma prática no governo do estado iniciada na gestão de Moreira Franco, e foi mantida nas gestões de Leonel Brizola, Anthony e Rosinha Garotinho. Nesta semana, Moreira Franco virou réu com Michel Temer em uma ação da Lava Jato do Rio, em denúncia aceitada por Bretas.
Cabral admitiu que ficou encarregado da administração da caixinha em fevereiro de 1995, quando assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. A caixinha também funcionava na Câmara dos Vereadores do Rio, de acordo com o ex-governador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
José S.
2019-04-06 12:13:06Tem que fechar essa merda toda. Câmara de vereadores, Assembléias Estaduais e Federais. Senado Federal. Supremo Federal. Para que servem? O que produzem?
Bruno
2019-04-06 09:53:33Ou Cabral abre a boca logo, ou alguém vai dar um jeito nele. A MÁFIA é poderosa.
Durval
2019-04-05 19:08:31Moreira Franco sucedeu a Brizola. Este inclusive encampou as empresas de ônibus. Assim, foi Moreira que reverteu a encampação e devolveu as linhas de ônibus aos empresários. Daí deve ter iniciada o sistema corrupto que existe até hoje.
Francisco
2019-04-05 17:26:29é estarrecedor a podridão dos poderes no brasil