Bolsonaro sancionou ‘jabutis’ da MP da Eletrobras em gesto a Lira e ao Centrão
O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a medida provisória que permite a privatização da Eletrobras. O governo vai realizar na tarde desta terça-feira, 13, uma solenidade no Palácio do Planalto, em alusão à sanção da MP. O chefe do Planalto manteve na lei trechos controversos inseridos por parlamentares do Centrão. Segundo especialistas, os “jabutis”...
O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a medida provisória que permite a privatização da Eletrobras. O governo vai realizar na tarde desta terça-feira, 13, uma solenidade no Palácio do Planalto, em alusão à sanção da MP. O chefe do Planalto manteve na lei trechos controversos inseridos por parlamentares do Centrão. Segundo especialistas, os “jabutis” incluídos no texto podem elevar a conta de luz em até 20%.
Entre os pontos inseridos pelo relator da proposta, o deputado Elmar Nascimento, do DEM da Bahia, está a obrigatoriedade de contratação de termelétricas movidas a gás natural. O alto custo de implantação dessas usinas deverá ser pago pelos consumidores.
O texto também prorroga subsídios que são questionados por especialistas do setor. Durante a votação da MP na Câmara, deputados de oposição denunciaram em plenário que a intenção do jabuti seria beneficiar o megaempresário baiano Carlos Suarez, fundador da OAS e dono de um império no setor de distribuição e transporte de energia no país. O relator nega.
Dois meses antes da votação da medida provisória, durante a tramitação da nova Lei do Gás, ministros e líderes do governo no Legislativo rejeitaram de forma enfática a proposta de Elmar – o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, afirmou que a iniciativa elevaria em até 24% a conta de luz dos brasileiros. Mas Jair Bolsonaro teve que ceder à pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira, padrinho político do relatório de Elmar Nascimento, e orientou a base aliada a aprovar os jabutis da MP da Eletrobras.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Mathilda
2021-07-14 07:14:32Como governar o país com um congresso de ladrões a começar pelo presidente da câmara Artur Lira o ladrão mor!!!! Ficar nas mãos de ladrões é ferrar o Brasil!!!
Fernao
2021-07-14 01:53:54por óbvio precisamos de usinas a gás natural. todos sabemos que não podemos depender somente das hidroelétricas que precisam de chuva
Sergio
2021-07-14 00:35:01Braga Neto. General lambe BOTAS.
Maria
2021-07-13 16:16:10governo fraco é assim mesmo
Astor
2021-07-13 14:57:44Tá aí! para se manter no poder, vale ferrar os Brasileiros
Odete6
2021-07-13 14:16:06Ponha esse crápula na rua, Cãmara!!!!! Antes que ele destrua de vez o PAÍS!!!!!!
Olivia
2021-07-13 14:05:23O Pinocchio genocida pagando o preço cobrado, que vai ficar cada vez mais alto.