Bolsonaro sanciona sem vetos MP que transfere Coaf para o BC
O presidente Jair Bolsonaro (foto) sancionou nesta terça-feira, 7, sem vetos, a medida provisória que transfere o Coaf, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, do Ministério da Economia para o Banco Central. A sanção deve ser publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 8. A proposta, aprovada pelo Congresso na véspera de perder a...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) sancionou nesta terça-feira, 7, sem vetos, a medida provisória que transfere o Coaf, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, do Ministério da Economia para o Banco Central. A sanção deve ser publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 8.
A proposta, aprovada pelo Congresso na véspera de perder a validade, retomou o nome do órgão para Coaf -- na MP original, o governo havia modificado o nome para Unidade de Inteligência Financeira -- e prevê punições para integrantes do conselho que vazarem dados sigilosos.
A lei sancionada estipula pena de até quatro anos para aqueles que repassarem informações para pessoas e instituições que não tenham autorização legal ou judicial para acessá-las, como a imprensa. A punição também vale também para integrantes do Coaf que manifestarem nos meios de comunicação opinião sobre processos em julgamento.
A proposta ainda determina que o conselho deliberativo do Coaf, órgão máximo de decisões, seja composto pelo presidente e por servidores públicos escolhidos entre órgãos como Banco Central, Agência Brasileira de Inteligência, Ministério da Justiça e Polícia Federal.
A versão original da MP previa que o conselho deliberativo poderia ser ocupado por pessoas que não fossem servidores públicos, desde que tivessem "reputação ilibada e reconhecidos conhecimentos" em matérias relacionadas à atuação do órgão, como prevenção e combate à lavagem de dinheiro.
O Coaf é o órgão responsável pelo monitoramento de atividades financeiras e pela produção de informações para prevenir e combater a lavagem de dinheiro e a ocultação de bens. Em 2019, o órgão diminuiu em 14,6% a produção dos chamados Relatórios de Inteligência Financeira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Roberto
2020-01-08 11:42:34Se eu for pra COAF, não vou comentar nada nem com minha esposa, linguaruda como ela é...
Benedicto
2020-01-07 22:41:47Será que quem votou no Mito ainda nem desconfiou onde ele quer chegar???
Leticia
2020-01-07 21:43:26Fica cada vez mais evidente o quanto Bolsonaro está alinhado à corrupção que assola o país. Lamentável
VERA
2020-01-07 21:17:19O presidente tem tido atitudes lamentáveis e contrárias ao proposto na campanha.
Jose
2020-01-07 20:25:35Claro, claro, tudo para proteger os filhotes e associados.
Oliver
2020-01-07 20:03:37#Traidor#Moro2022
Cassiano
2020-01-07 19:58:21Tanto faz o nome desse que quem rouba seja culpado e pague na mesma moeda.