Crusoé
22.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Bolsonaro quer 'novo Villas Bôas' para o comando do Exército

Após a saída de Fernando Azevedo e Silva da chefia do Ministério da Defesa e com as consequentes portas abertas para a substituição de Edson Pujol no comando do Exército, como desejava há tempos o Planalto, o presidente Jair Bolsonaro pretende colocar no posto um nome ao estilo Eduardo Villas Bôas. Comandante do Exército entre...

avatar
Redação Crusoé
2 minutos de leitura 30.03.2021 11:30 comentários 10
Bolsonaro quer 'novo Villas Bôas' para o comando do Exército
Militares, Exército Brasileiro
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Após a saída de Fernando Azevedo e Silva da chefia do Ministério da Defesa e com as consequentes portas abertas para a substituição de Edson Pujol no comando do Exército, como desejava há tempos o Planalto, o presidente Jair Bolsonaro pretende colocar no posto um nome ao estilo Eduardo Villas Bôas.

Comandante do Exército entre 2015 e 2019, Villas Bôas não se acanhava em palpitar no cenário político. Em 2018, às vésperas do julgamento de um recurso da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva contra a prisão do petista, o general foi além: sinalizou uma ruptura institucional caso a corte decidisse em favor do ex-presidente.

É isto que Bolsonaro procura. Alguém que não tenha medo de, à frente do Exército, defender os interesses da Presidência, ainda que isso custe a independência da Força.

Hoje, o mais cotado para o cargo é o comandante militar do Nordeste Marco Antônio Freire Gomes. O general já atuou como secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional no governo Michel Temer.

Entre os nomes aventados, está também o do chefe do Estado-Maior, José Luiz Freitas, que ascenderia ao cargo se somente o critério de antiguidade fosse seguido, uma vez que se formou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1979.

O páreo conta ainda com Marcos Antonio Amaro. Na avaliação de militares contudo, há um empecilho para a nomeação dele ao comando da Força. O general foi secretário de segurança pessoal e chefe da Casa Militar na gestão Dilma Rousseff.

Responsável pelo setor de recursos humanos do Exército, o general Paulo Sérgio é um nome com musculatura para o cargo. Em recente entrevista ao Correio Braziliense, no entanto, "perdeu pontos" com Bolsonaro. Isso porque, ao detalhar como a Força conseguiu manter baixos índices de infecção pelo novo coronavírus, listou medidas restritivas e o respeito a protocolos rígidos seguidos internamente.

Diários

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Redação Crusoé Visualizar

A porta giratória de Downing Street

José Inácio Pilar Visualizar

Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Redação Crusoé Visualizar

Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Redação Crusoé Visualizar

Damares questiona governo após ataques nas redes a jovem morta em rope jump

Guilherme Resck Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
Cronicamente enlameados

Cronicamente enlameados

Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
De volta ao ventre do Atlântico

De volta ao ventre do Atlântico

Visualizar notícia
Falta um Dunga na seleção e na equipe econômica

Falta um Dunga na seleção e na equipe econômica

Visualizar notícia
Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
O Congresso quer gastar

O Congresso quer gastar

Visualizar notícia
O tempo inverso no cinema

O tempo inverso no cinema

Visualizar notícia
Reabilitação política e violência doméstica: o caso Tyrone

Reabilitação política e violência doméstica: o caso Tyrone

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Eduardo Villas Bôas

Exército

Jair Bolsonaro

< Notícia Anterior

Bolsonaro põe engenheiro no lugar de coronel como número 2 do Ministério da Saúde

30.03.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica entregam seus cargos

30.03.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Redação Crusoé

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Ricardo

2021-03-31 08:59:45

Manda ver bolso.22. AI 5 de imediato!


Sinvall

2021-03-30 18:57:42

O ex-capitão e agora presidente da república se esqueceu da função constitucional das Forças Armadas e agora quer seu apoio para fugir da trapalhada em que se meteu, com o número crescente de mortes dos brasileiros acometidos da gripesinha defendida por ele. Agora é tarde, é presa do Centrão e pode dar adeus a 2022.


Carlos Barros

2021-03-30 18:14:28

Villas Bôas prestou solidariedade ao PR em momento diverso e agora deve estar descobrindo a personalidade autoritária do presidente e sua intenção de envolver politicamente as Forças Armadas com o seu desgoverno. O Gal. Villas Bôas está acompanhando a derrocada do PR que a cada dia se deslegitima mais e mais no comando da nação.


MENEZES88

2021-03-30 15:00:25

É UM FROUXO COVARDE QUE VIU CAIR A FICHA E NÃO TERÁ OUTRO SENIL VILLAS BÔAS PARA ALIMENTAR O SONHO DE UM GOLPE, ALIÁS VAI SER APEADO DO CARGO A QUALQUER MOMENTO PELO CENTRÃO QUE JÁ ESTÁ COM O PLANO TRAÇADO. OS INVESTIDORES INTERNACIONAIS JÁ INTIMARAM O CONGRESSO SOBRE O CAOS E NÃO ESTARÃO DISPOSTO AMARGAR UM PREJUÍZO INCALCULÁVEL. O CENTRÃO ACOMPANHA O ENTERRO MAS NÃO ENTRA NO CAIXÃO COM O BOZO. É DESESPERO POR QUE JÁ SABE O RESULTADO DESSAS LAMBANÇAS. MORO 2022 É O PESADELO DESTA CAMBADA 🚔🗡☠


Remulo

2021-03-30 14:42:54

Hamilton Mourão é a solução!!!


Max

2021-03-30 13:22:22

O Jair pode ciscar e procurar quem quiser nas Forças Armadas. Não vai encontrar ninguém que se aventure a sustentar um ex deputado de anexo disfarçado de militar que não comanda ninguém, a não ser seus puxa-sacos bolsolavistas. O Centrão já tomou conta e o setor financeiro já está procurando um candidato para enfrentar o Jararaca em 2022. O Jair, se não cair com o impeatchment, cairá no primeiro turno. As FFAA servem o BR. Taoquei?


Alexandre

2021-03-30 13:05:40

Parabéns Bolsonaro o povo te elegeu pra isso!!! Tem que rir dessa imprensa podre. O povo elegeu um governo de direita e não de esquerda.


Generoso

2021-03-30 13:05:03

Não sei onde arrumaram a palavra negacionista....negacionista era o FDP do Mandetta com o fique em casa e volte quando estiver morrendo...o wip que tomou hidroxicloroquina, sarou e não queria dizer que tomou...não temos vacina, não fabricavamos, e não tinha segurança nas que haviam...a vítima vacina não alcançou 50%, deram um jeito... vão se fuder os que falam essa palavra.


Generoso

2021-03-30 12:59:51

.este o pé Bolsonaro, prende logo essa trupe de FDP que atrapalha o Brasil de caminhar e vc sabe bem por onde começar...


Jussara

2021-03-30 12:51:24

Nossa..... que Deus proteja esse país...!


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Ricardo

2021-03-31 08:59:45

Manda ver bolso.22. AI 5 de imediato!


Sinvall

2021-03-30 18:57:42

O ex-capitão e agora presidente da república se esqueceu da função constitucional das Forças Armadas e agora quer seu apoio para fugir da trapalhada em que se meteu, com o número crescente de mortes dos brasileiros acometidos da gripesinha defendida por ele. Agora é tarde, é presa do Centrão e pode dar adeus a 2022.


Carlos Barros

2021-03-30 18:14:28

Villas Bôas prestou solidariedade ao PR em momento diverso e agora deve estar descobrindo a personalidade autoritária do presidente e sua intenção de envolver politicamente as Forças Armadas com o seu desgoverno. O Gal. Villas Bôas está acompanhando a derrocada do PR que a cada dia se deslegitima mais e mais no comando da nação.


MENEZES88

2021-03-30 15:00:25

É UM FROUXO COVARDE QUE VIU CAIR A FICHA E NÃO TERÁ OUTRO SENIL VILLAS BÔAS PARA ALIMENTAR O SONHO DE UM GOLPE, ALIÁS VAI SER APEADO DO CARGO A QUALQUER MOMENTO PELO CENTRÃO QUE JÁ ESTÁ COM O PLANO TRAÇADO. OS INVESTIDORES INTERNACIONAIS JÁ INTIMARAM O CONGRESSO SOBRE O CAOS E NÃO ESTARÃO DISPOSTO AMARGAR UM PREJUÍZO INCALCULÁVEL. O CENTRÃO ACOMPANHA O ENTERRO MAS NÃO ENTRA NO CAIXÃO COM O BOZO. É DESESPERO POR QUE JÁ SABE O RESULTADO DESSAS LAMBANÇAS. MORO 2022 É O PESADELO DESTA CAMBADA 🚔🗡☠


Remulo

2021-03-30 14:42:54

Hamilton Mourão é a solução!!!


Max

2021-03-30 13:22:22

O Jair pode ciscar e procurar quem quiser nas Forças Armadas. Não vai encontrar ninguém que se aventure a sustentar um ex deputado de anexo disfarçado de militar que não comanda ninguém, a não ser seus puxa-sacos bolsolavistas. O Centrão já tomou conta e o setor financeiro já está procurando um candidato para enfrentar o Jararaca em 2022. O Jair, se não cair com o impeatchment, cairá no primeiro turno. As FFAA servem o BR. Taoquei?


Alexandre

2021-03-30 13:05:40

Parabéns Bolsonaro o povo te elegeu pra isso!!! Tem que rir dessa imprensa podre. O povo elegeu um governo de direita e não de esquerda.


Generoso

2021-03-30 13:05:03

Não sei onde arrumaram a palavra negacionista....negacionista era o FDP do Mandetta com o fique em casa e volte quando estiver morrendo...o wip que tomou hidroxicloroquina, sarou e não queria dizer que tomou...não temos vacina, não fabricavamos, e não tinha segurança nas que haviam...a vítima vacina não alcançou 50%, deram um jeito... vão se fuder os que falam essa palavra.


Generoso

2021-03-30 12:59:51

.este o pé Bolsonaro, prende logo essa trupe de FDP que atrapalha o Brasil de caminhar e vc sabe bem por onde começar...


Jussara

2021-03-30 12:51:24

Nossa..... que Deus proteja esse país...!



Notícias relacionadas

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Redação Crusoé
22.06.2026 10:51 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
A porta giratória de Downing Street

A porta giratória de Downing Street

José Inácio Pilar
22.06.2026 10:46 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Redação Crusoé
22.06.2026 09:42 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Redação Crusoé
20.06.2026 08:01 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso