Bolsonaro quer 'novo Villas Bôas' para o comando do Exército
Após a saída de Fernando Azevedo e Silva da chefia do Ministério da Defesa e com as consequentes portas abertas para a substituição de Edson Pujol no comando do Exército, como desejava há tempos o Planalto, o presidente Jair Bolsonaro pretende colocar no posto um nome ao estilo Eduardo Villas Bôas. Comandante do Exército entre...
Após a saída de Fernando Azevedo e Silva da chefia do Ministério da Defesa e com as consequentes portas abertas para a substituição de Edson Pujol no comando do Exército, como desejava há tempos o Planalto, o presidente Jair Bolsonaro pretende colocar no posto um nome ao estilo Eduardo Villas Bôas.
Comandante do Exército entre 2015 e 2019, Villas Bôas não se acanhava em palpitar no cenário político. Em 2018, às vésperas do julgamento de um recurso da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva contra a prisão do petista, o general foi além: sinalizou uma ruptura institucional caso a corte decidisse em favor do ex-presidente.
É isto que Bolsonaro procura. Alguém que não tenha medo de, à frente do Exército, defender os interesses da Presidência, ainda que isso custe a independência da Força.
Hoje, o mais cotado para o cargo é o comandante militar do Nordeste Marco Antônio Freire Gomes. O general já atuou como secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional no governo Michel Temer.
Entre os nomes aventados, está também o do chefe do Estado-Maior, José Luiz Freitas, que ascenderia ao cargo se somente o critério de antiguidade fosse seguido, uma vez que se formou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1979.
O páreo conta ainda com Marcos Antonio Amaro. Na avaliação de militares contudo, há um empecilho para a nomeação dele ao comando da Força. O general foi secretário de segurança pessoal e chefe da Casa Militar na gestão Dilma Rousseff.
Responsável pelo setor de recursos humanos do Exército, o general Paulo Sérgio é um nome com musculatura para o cargo. Em recente entrevista ao Correio Braziliense, no entanto, "perdeu pontos" com Bolsonaro. Isso porque, ao detalhar como a Força conseguiu manter baixos índices de infecção pelo novo coronavírus, listou medidas restritivas e o respeito a protocolos rígidos seguidos internamente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ricardo
2021-03-31 08:59:45Manda ver bolso.22. AI 5 de imediato!
Sinvall
2021-03-30 18:57:42O ex-capitão e agora presidente da república se esqueceu da função constitucional das Forças Armadas e agora quer seu apoio para fugir da trapalhada em que se meteu, com o número crescente de mortes dos brasileiros acometidos da gripesinha defendida por ele. Agora é tarde, é presa do Centrão e pode dar adeus a 2022.
Carlos Barros
2021-03-30 18:14:28Villas Bôas prestou solidariedade ao PR em momento diverso e agora deve estar descobrindo a personalidade autoritária do presidente e sua intenção de envolver politicamente as Forças Armadas com o seu desgoverno. O Gal. Villas Bôas está acompanhando a derrocada do PR que a cada dia se deslegitima mais e mais no comando da nação.
MENEZES88
2021-03-30 15:00:25É UM FROUXO COVARDE QUE VIU CAIR A FICHA E NÃO TERÁ OUTRO SENIL VILLAS BÔAS PARA ALIMENTAR O SONHO DE UM GOLPE, ALIÁS VAI SER APEADO DO CARGO A QUALQUER MOMENTO PELO CENTRÃO QUE JÁ ESTÁ COM O PLANO TRAÇADO. OS INVESTIDORES INTERNACIONAIS JÁ INTIMARAM O CONGRESSO SOBRE O CAOS E NÃO ESTARÃO DISPOSTO AMARGAR UM PREJUÍZO INCALCULÁVEL. O CENTRÃO ACOMPANHA O ENTERRO MAS NÃO ENTRA NO CAIXÃO COM O BOZO. É DESESPERO POR QUE JÁ SABE O RESULTADO DESSAS LAMBANÇAS. MORO 2022 É O PESADELO DESTA CAMBADA 🚔🗡☠
Remulo
2021-03-30 14:42:54Hamilton Mourão é a solução!!!
Max
2021-03-30 13:22:22O Jair pode ciscar e procurar quem quiser nas Forças Armadas. Não vai encontrar ninguém que se aventure a sustentar um ex deputado de anexo disfarçado de militar que não comanda ninguém, a não ser seus puxa-sacos bolsolavistas. O Centrão já tomou conta e o setor financeiro já está procurando um candidato para enfrentar o Jararaca em 2022. O Jair, se não cair com o impeatchment, cairá no primeiro turno. As FFAA servem o BR. Taoquei?
Alexandre
2021-03-30 13:05:40Parabéns Bolsonaro o povo te elegeu pra isso!!! Tem que rir dessa imprensa podre. O povo elegeu um governo de direita e não de esquerda.
Generoso
2021-03-30 13:05:03Não sei onde arrumaram a palavra negacionista....negacionista era o FDP do Mandetta com o fique em casa e volte quando estiver morrendo...o wip que tomou hidroxicloroquina, sarou e não queria dizer que tomou...não temos vacina, não fabricavamos, e não tinha segurança nas que haviam...a vítima vacina não alcançou 50%, deram um jeito... vão se fuder os que falam essa palavra.
Generoso
2021-03-30 12:59:51.este o pé Bolsonaro, prende logo essa trupe de FDP que atrapalha o Brasil de caminhar e vc sabe bem por onde começar...
Jussara
2021-03-30 12:51:24Nossa..... que Deus proteja esse país...!